fbpx
palavra na catequese

Celebrar a Palavra na catequese: Roteiro para viver o mês da Bíblia na catequese

Mês de setembro a Igreja no Brasil se debruça sobre a Palavra de Deus para estudar e se aprofunda nas leituras sagradas. Como de costume a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos norteia com a indicação de um livro bíblico e sua chave de leitura, para que sirvam como iluminação e base de todo estudo, unidos como Igreja, todos juntos sob a Luz da mesma Palavra, para vivenciarmos a catequese.

A Catequese por excelência é o ministério e o apostolado que está a serviço da Palavra. O documento da CNBB, Catequese Renovada (nº 26)[1], já vai nos dizer que a Bíblia é a primeira fonte da catequese.

 

Catequeses 2025

 

Livro de Josué

Esse ano, temos como plano de fundo para aprofundamento e estudo o livro de Josué, com o tema: “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9). O livro todo de Josué é um relato da conquista da terra prometida e o cumprimento das promessas da aliança de Deus, e sua renovação.

Por muitas vezes nós, na catequese, nos perguntamos como aplicar tais livros ou leituras com contextos, muitas vezes, históricos e complexos, como por exemplo Josué e suas muitas guerras, violência e disputas de territórios. O estudo das sagradas escrituras trazem em si uma carga de realidade e história, muitas vezes não cronológicas como imaginamos.

Leia mais:
Bispos aprovam texto dos critérios e itinerários para instituição do Ministério de Catequista
Uma catequese com palavras de amor

Com um olhar de esperança no anúncio da Palavra para dias melhores e pé no chão, devemos comunicar a mensagem da boa nova e da Verdade.  O Manual para o mês da Bíblia[2] nos apresenta que:

“Não temos dúvida que esse livro soa como uma catequese para impulsionar o povo na conquista da terra. O livro de Josué é um autêntico testemunho de que Deus realiza a promessa feita ao seu povo Israel. Da escravidão para a posse da terra prometida” (Texto Base CNBB – Mês da Bíblia 2022 – Livro de Josué).

O Livro de Josué pode ser visto por 3 etapas: a conquista de Canaã, a repartição da Terra prometida para as tribos, e o pacto de Siquém. Veremos a caminhada do povo de Deus, que há 40 anos peregrinava e conquistou sua terra. Observamos que Deus cumpre suas promessas e isso nos leva à observância da aliança com Ele estabelecida. Conquistar uma terra é ter identidade, segurança e moradia, é ter alento e proteção. E para celebrar a conquista, veremos as promessas de Deus para o povo juntamente com a celebração da Páscoa, em comunidade, como foi um dia feito no Egito.

Inspirados pelas palavras do Documento de Puebla: “A catequese deve iluminar com a Palavra de Deus as situações humanas e os acontecimentos da vida, para neles fazer descobrir a presença ou ausência de Deus” (Puebla, n.997)[3].

Hoje, olhando através livro de Jeremias e de sua leitura, nos surge uma pergunta: o que podemos fazer em nossa catequese para iluminar o mundo?

Deixo aqui uma sugestão de encontro prático como um roteiro para buscarmos compreender esse fato histórico, aplicando a Palavra na catequese.

Leia mais:
Catequista: vocacionado para uma catequese discipular
Série “A música na catequese”

SUGESTÃO DE CATEQUESE

O Catequista, juntamente com seu grupo, é chamado a mergulhar e rezar com o livro de Josué. O livro apresenta a caminhada do Povo de Deus até entrar na nova terra, a celebração da Páscoa, todas as graças e bênçãos recebidas nesse tempo, e a renovação da promessa de fidelidade a Deus.

A ideia desse roteiro é fazer uma caminhada bíblica, partilhando da Palavra na catequese, da oração e da experiência do povo.

ROTEIRO

Catequista reunido com seus catequizandos e responsáveis, se encontram em algum local, diferente ao dos encontros rotineiros, para que ali inicie a caminhada. Pedir para que cada catequizando prepare uma bolsa com um par de roupas, e um objeto que o represente, que goste muito. E algo para comer e beber.

CATEQUISTA: Queridos catequizandos, pais, responsáveis e amigos, estamos aqui unidos para juntos fazermos a experiência do povo de Deus, que caminhou pelo deserto e conquistou, com fé em Deus, a Terra Prometida.

DIRIGENTE: Vamos juntos ouvir a palavra no livro de Josué 3, 1-3.

Catequizando 1: O nome Josué significa o Senhor Salva, como vemos na leitura o Senhor confiou a Josué seu povo, e a conquista da terra prometida.

Catequizando 2: Deus confia a ele seu povo e pede para que guie e esteja à frente dessa porção de fiéis.

CATEQUISTA: Assim como eles atravessaram o deserto, lutaram e conquistaram, vamos nós também nessa caminhada.

Caminhada

Se possível uma equipe de cântico pode ir animando a caminhada até o local onde se concluirá o encontro, de preferência que seja a capela ou Matriz da Paróquia, e que o padre esteja para recepcionar.  

Pode-se cantar músicas mais tradicionais como: o povo de Deus no deserto andava, Senhor eis aqui o teu povo, ou mais atuais como: Salvos pela Cruz, Eu seguirei, Terra Seca, ou outras que o grupo conheça para cantar.

Parada

DIRIGENTE: Ouçamos o que Deus tem a nos dizer. Leitura de Josué 1, 6-11.

CATEQUISTA: Os mandamentos são a Lei e a comunicação de Deus com seu povo, lembremos hoje deles:

Catequizando 1: 1°) Amar a Deus sobre todas as coisas; 2°) Não tomar seu santo nome em vão; 3°) Guardar domingos e festas de guarda; 4°) Honrar pai e mãe; 5°) Não matar; 6°) Não pecar contra a castidade; 7°) Não roubar; 8°) Não levantar falso testemunho; 9°) Não desejar a mulher do próximo; 10°) Não cobiçar as coisas alheias.

DIRIGENTE: Em um momento de silêncio lembremos de nossas falhas e de todas as vezes que quebramos a aliança com Deus (Silêncio). Peçamos perdão ao Senhor, cantando (Entoamos um cântico penitencial).

Sugestão de Música – Renova o mundo (Comunidade Shalom). Após essa canção, pode-se aspergir com água e continuar a caminhada.

Catequizando 2: Livres do peso, reatamos com Deus a aliança feita com seu povo. O perdão impulsiona a continuarmos firmes na caminhada!

Chegada

A caminhada termina na Igreja com a acolhida do padre, se possível, e a bênção do Santíssimo Sacramento. Use-se a música TERRA SECA (Fraternidade João Paulo II) para o breve momento de adoração.

CATEQUISTA: Chegamos ao fim da nossa caminhada, rumo à nossa Terra Prometida. Aqui, nessa Igreja, encontramos nosso lar e nos entendemos como filhos de Deus.

Catequizando 1: Aqui celebramos a Páscoa todos os dias e fazemos memória ao sacrifício de Cristo, o novo sacrifício, pois o antigo de nossos pais na fé, no Egito, foi renovado por seu sangue.

Catequizando 2: Deus nos ama de tal forma que nos dá o céu como recompensa, a nova Terra Prometida. Cabe a nós ouvir sua voz e seguir firmes na nossa caminhada.

CATEQUISTA: Somos convidados e convidadas a deixarmos o egoísmo, os individualismos, e buscar nova vida segundo o Evangelho, que é repleto de amor e diálogo. E que através de nós, muitas pessoas queiram caminhar conosco. Sejamos nós os comunicadores da nova Terra Prometida, o Céu!

DIRIGENTE: Assim como o Povo de Deus partilhou a vida e tudo que tinha, pois eram em Deus um único povo, nós hoje partilharemos aquilo que trouxemos para lanchar e junto faremos nossa festa, pois conquistamos para nós grandes momentos de fé.

Pedir ao padre que dê a bênção final sobre os participantes e também sobre os alimentos, após a partilha se despedir.

Esperamos que esse roteiro possibilite a você, seus catequizandos e familiares, momentos de encontro com o Senhor, que vem salvar, que nos guia e nos acolhe.

 

Douglas dos Santos Reis Rocha – Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhanguera de Taubaté (SP), em Filosofia pela Universidade Salesiana de Lorena (SP) e pós-graduado em Marketing e Negócios pela UNIFATEA. Catequista e leigo engajado em pastorais.

[1] CNBB. Catequese renovada: orientações e conteúdo. 21ª Assembleia geral. 5. ed. São Paulo: Paulinas. 1983.

[2] CNBB. Texto Base Mês da Bíblia 2022 LIvro de Josué: O Senhor, Teu Deus estará contigo por onde quer que vás (Js1,9). Edições CNBB. 2022

[3] CELAM. Evangelização no presente e no futuro da América Latina. Conclusões da Conferência de Puebla. 2 ed. São Paulo: Paulinas, 1979.

Você também pode gostar

2 comentários

María Celia Magalhães Paulo 18 de setembro de 2022 - 17:03

amei o roteiro ótimo sou catequista jovens e adulto 👏👏

Resposta
Paulo cesar caldeira goncalves 31 de julho de 2023 - 20:52

gostaria roteiro PDF dia catequista

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.