fbpx

Uma catequese com palavras de amor

por Redação
palavras de amor

Uma catequese com palavras de amor

É bom para o coração ser acolhido com gentileza e misericórdia quando erramos. O erro, seja por ignorância, fraqueza momentânea ou egoísmo, acaba por pesar a alma do pecador. Esse peso pode ser aliviado por palavras de compreensão da condição frágil do ser humano. O quão pequeno nos tornamos quando, na situação de pecador, encontramos a rigidez e o autoritarismo das acusações. Busque, pois, acolher o pecador com a mesma misericórdia que você gostaria de ser acolhido quando errar. Essa é a regra de ouro para uma catequese com palavras de amor: “fazei aos outros tudo aquilo que quereis que eles vos façam”[1].

É comum que o catequista se depare com comportamentos mundanos e supersticiosos de seus catequizandos. É a tendência ao pecado daqueles que não conhecem profundamente os ensinamentos de Jesus Cristo. Nesse papel de formador, o catequista precisa, antes de tudo, ser exemplo. Não atoa o livro dos Atos dos Apóstolos começa dizendo “tudo o que Jesus fez e ensinou”[2], ou seja, fez primeiro, foi exemplo, e depois ensinou. Aqueles que procuram a catequese devem ser recebidos com carinho e compreensão, sejam os jovens e adultos com convicções mundanas ou as crianças que nem sempre encontram em casa um aprendizado adequado.

 

Catequeses 2025

 

Além do pecado o catequista precisa transmitir uma posição cristã sobre temas polêmicos. Não raro o catequista se depara com um debate sobre temas muito sensíveis, como o aborto ou a orientação sexual. Às vezes, os temas são horóscopos e outras superstições que, embora menos sensíveis, não são menos importantes para uma boa formação cristã. Esses e outros temas, muitas vezes tratados com fervor e discursos exagerados, devem encontrar na catequese um lugar de esclarecimento, acolhimento e carinho. Ouvir, entender e acolher é sempre o primeiro passo. Depois, são as palavras de amor que devem conduzir a formação dos catequizandos, ainda que demore mais do que um encontro. Esse é um ponto essencial: em temas mais sensíveis ou próprios da convicção de um catequizando, não se apresse em esclarecer as dúvidas. Use palavras de amor e, acompanhado do Espírito Santo, cumpra com carinho a missão evangelizadora.

O catequista é sempre visto em uma posição de rigoroso cumprimento da doutrina. Daí é preciso cuidar para não ser tomado pela arrogância. A constante participação na Santa Missa, a cooperação com as atividades da paróquia, os grupos de oração e toda a atividade que possa identificar a atuação do catequista deve ser equilibrada com suas atitudes e com suas palavras em todos os ambientes que frequente além da igreja. Ao falar da tradição dos antigos, Jesus advertiu aquele que “honra com a boca, mas seu coração está longe de mim”[3]. Catequista, vigia teu coração. Se assim como os fariseus seu coração estiver longe de Jesus Cristo, cedo ou tarde suas ações e palavras irão denunciar a hipocrisia. Voltando aos exemplos de temas do parágrafo anterior, tenha certeza de não adotar uma posição fanática, o que você reconhecerá se suas palavras foram de julgamento e condenação, ao invés de acolhimento e amor.

Leia mais:
Dia Nacional do Catequista 2022 foi celebrado em todo Brasil, no último domingo
Quarta live: catequistas vivendo o caminho sinodal e missionário

Eu carrego comigo uma frase que me foge a autoria, mas uma rápida pesquisa revelou ser de uma escritora francesa chamada Madame de Sable, que diz: “nada é mais perigoso que um bom conselho acompanhado de um mau exemplo”. Eu acrescento: nada é mais perigoso do que um anunciador do Evangelho acompanhado do pecado e do fanatismo. A autenticidade cristã vem do coração e se revela em palavras de amor e ações. Como ensina o Papa Francisco: “As atitudes exteriores constituem a consequência daquilo que já decidimos no nosso coração, e não o contrário: com a atitude exterior, se o coração não muda, não somos cristãos autênticos”. Catequista, vigia teu coração e tuas obras.

Como os encontros de catequese são – em geral – conduzidos em palavras, vigia também essas palavras, para que soem gentis e misericordiosas. Ao deparar-se com conceitos e ações dos catequizandos que demandem correção, faça-o com o máximo de amor. Uma dica é deixar a condenação eterna para outra oportunidade. Evite corrigir um catequizando argumentando que ele irá para o inferno agindo daquela forma. Isso os afasta do perdão de Deus. Encontre o momento oportuno para falar do inferno, à salvo do constrangimento. Prefira a correção pelo amor, pela demonstração de um caminho de santidade que nos direciona para a salvação. Reflita sempre se teu discurso causa medo, tristeza ou insegurança. A mensagem cristã deve ser transmitida com amor, alegria e confiança.

Leia mais:
Catequista: vocacionado para uma catequese discipular
Bispos do Brasil podem validar subsídio sobre Ministério de Catequista

Note o diálogo de Jesus com Pedro após ele tê-Lo negado três vezes[4]. Pedro, que antes agia com teimosia, foi advertido de que negaria à Jesus, mas insistiu em uma atitude inflamada para, só depois, arrepender-se e chorar amargamente[5]. Ao refletir sobre essa passagem, o Papa Francisco nos ensina que esse diálogo entre o Senhor e Pedro é tranquilo, entre amigos, sereno, virtuoso, às margens do lago onde Pedro tinha sido chamado no início[6]. Animavam este diálogo, explicou o Papa, algumas palavras como “amor, apascentar, as minhas ovelhas, segue-me”, palavras serenas, daquela atmosfera da ressurreição. Assim, estamos diante de um diálogo de amigos e de serviço, porque é feito após a refeição que o próprio Jesus tinha preparado.

É com essa mesma intenção de reconciliação que devemos convidar nossos catequizandos a corrigir comportamentos mundanos, afastar-se do pecado e exercitar as virtudes cristãs. Cada encontro da catequese traz um diálogo entre amigos, pelo qual a missão evangelizadora é transmitida do catequista ao catequizando. Oremos, por intercessão da Virgem Maria, para que o Senhor nos conceda um coração puro, livre de toda a hipocrisia, de modo a sermos capazes de transmitir o Evangelho de forma coerente com a verdadeira mensagem cristã, que é o amor. Que assim seja!

 

Luís Gustavo Conde – Catequista na Catedral Metropolitana de São Sebastião, na Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), atuando na evangelização de jovens e adultos. Autor de artigos para o Portal de Formação da Canção Nova e articulista da Revista Paróquias. Advogado e professor de cursos técnicos profissionalizantes. Marido da Patrícia e pai do Oliver.

CITAÇÕES DO TEXTO BÍBLICO

[1] (Mt 7, 12); [2] (At 1, 1); [3] (Mt 15, 8); [4] (Jo 21, 15-19); [5] (Mt 26, 75); [6] (Mt 4, 18-22).

REFERÊNCIAS

BÍBLIA DE APARECIDA. Editora Santuário. Edição online.

FRANCISCO. Meditações matutinas na Santa Missa celebrada na Capela da Casa Santa Marta: Nós somos servos. Vaticano, 2 jun. 2017.

FRANCISCO. Angelus. Vaticano, 30 ago. 2015.

SAGRADA BIBLIA. Traducción y notas Facultad de Teología Universidad de Navarra. Edição Digital. Editora EUNSA. 2016.

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.