DINÂMICAS PARA CATEQUESE

APRESENTAÇÃO

Dinâmicas da Cruz do Catequista e do Catequizando:

Preparamos essas duas sugestões de Dinâmicas para você fazer com seus colegas catequistas e com seus catequizandos, envolvendo também os familiares, se preferir. Essa proposta quer unir os catequistas em oração e comunhão, e introduzir os catequizandos e seus familiares na vida Cristã da comunidade, como nos pede a Igreja na caminhada de Iniciação à Vida Cristã. Nessa proposta você verá:

1. O Significado da Cruz do Catequista
2. A Oração do Catequista
3. A Proposta de oração e dinâmica entre os Catequistas
4. O Significado da Cruz do Catequizando
5. A Oração do Catequizando
6. A Proposta de dinâmica de entrega da Cruz aos catequizandos
7. As Sugestões para dinâmica da a entrega da cruz aos catequizandos

São duas cruzes principais e uma complementar. A Cruz maior é para o catequista e a menor para o catequizando. A pequenas cruz, sem o cordão se encaixa no centro das outras duas cruzes, simbolizando que Cristo ressuscitou para todos nós. Veja abaixo as dinâmicas proposta.

cruz do catequista
Catequistas Brasil 2020 – desktop

A CRUZ NO PROCESSO DA IVC

Dentro do processo de Iniciação à Vida Cristã (IVC), os catequizandos são inseridos em algumas celebrações, das quais recebe símbolos que marcam seu crescimento na caminhada e sua adesão ao projeto de Cristo.

“Esta Cruz que entregaremos a vocês é para que cresçam no amor, doação a Jesus Cristo que se entregou por nossa salvação.” (RICA, 2009, p.40)

Em uma das etapas no caminho da IVC o catequizando recebe a Cruz como sinal daquele que abraça a missão e carrega com amor a Cruz de Cristo junto com a sua, lembrando sempre da entrega oblativa de Jesus por nós. Abaixo você encontra o significado da Cruz, orações e dinâmicas para a distribuição entre os catequistas e os catequizandos.

catequista-institucional-1

1- SIGNIFICADO DA CRUZ DO CATEQUISTA

É da Cruz que emana o amor que sustenta a Igreja, pois JESUS é, e sempre será, o Centro da ação evangelizadora e catequética da Igreja. Por isso a Cruz é o símbolo maior do Catequistas Brasil. Ao redor da Cruz temos a representação dos CATEQUISTAS de mãos dadas, símbolo da comunidade, lugar de fraternidade e comunhão onde vivemos como irmãos que se esforçam para fortalecer essa comunidade. Na a composição da Cruz, marca registrada do Evento, foram utilizados dois tons de azul, cor que remete ao Divino, pois recorda a cor do Céu. Além de trazer a tranquilidade e a paz que só se encontram em Deus, traz consigo a confiança e a segurança dentro do processo de caminhada do discípulo. O azul também remete ao Manto de Nossa Senhora, a primeira catequista. Já a Cruz varia entre as cores querigmáticas da catequese, como o tom laranja que emana energia, aquilo que dá a vida à Igreja e faz a ação da catequese ser viva e eficaz. Em suas variações, as cores completam a simbologia do Catequistas Brasil remetendo aos Querigmas gerando excelentes oportunidades de Dinâmicas para a Catequese.

PARA ADQUIRIR A CRUZ DO CATEQUISTA: WhatsApp 12 99640-1989 com Luzia

2- ORAÇÃO DO CATEQUISTA

“Meu Mestre e Senhor, ajuda-me a ser um(a) fiel anunciado(a) da Tua Palavra. Tu me chamaste e enviaste, reconheço-me fraco(a) diante das exigências da missão, mas se Estás comigo sigo fortalecido(a) pela Tua graça. Ainda que eu passe por momentos difíceis e tristes, sei que Me tens nas mãos e Sua graça deve me bastar. Permita, Senhor, que eu mantenha o entusiasmo de levar Sua mensagem às crianças, adolescente, jovens, adultos e famílias para que todos possam provar a beleza que é ser amado por Ti. Somos catequistas a serviço do Reino, que não nos falte a coragem de crescer na Fé, na Esperança e no Amor, cada dia mais. Amém!”

3- PROPOSTA DE ORAÇÃO E DINÂMICA ENTRE OS CATEQUISTAS

Com o intuito de promover esse encontro de fé e amor entre os catequistas, seus catequizandos, familiares e o Senhor, propomos que essa oração do Catequista (acima) seja feita nos encontros e nas reuniões de catequese. Além de nos tornarmos mais orantes, nos tornaremos intercessores uns dos outros, formando uma grande corrente de fé, Brasil e mundo afora, de forma a transpormos todas as muralhas que se colocam em nosso caminho. A proposta de distribuição da Cruz está na dinâmica de transmissão da Cruz de Cristo, utilizando também a Cruz do catequizando (dinâmicas para a catequese), que pode ser consultada nos itens 6 e 7 desta página (abaixo).

2-cruz-mobile

4- SIGNIFICADO DA CRUZ DO CATEQUIZANDO

Assim como mostrado na Cruz do Catequista, é da Cruz que emana o amor que sustenta a Igreja, pois Jesus sempre será o Centro da ação evangelizadora e catequética para todas as missões. Assim sendo, a Cruz é também o símbolo maior do Catequizando, pois é nela que nasce a caminha na vida cristã dentro da Igreja, por meio dos sacramentos e na vida do Cristão em sua comunidade. Desse modo, o catequista deve transmitir a Cruz de Cristo a todos os catequizandos, mostrando a eles que, pela Cruz, somos um, reunidos no Amor de Cristo. Se preferir, a Cruz poderá ser entregue também aos familiares do catequizando (Dinâmicas para a Catequese).

“Oh Cruz de Cristo, símbolo do Amor Divino e da injustiça humana, ícone do supremo sacrifício por amor e do extremo egoísmo por loucura, instrumento de morte e via de ressurreição, signo da obediência e emblema da traição, patíbulo da perseguição e estandarte da vitória.” (Papa Francisco, Roma, 2016)

PARA ADQUIRIR A CRUZ DO CATEQUIZANDO: WhatsApp 12 99640-1989 com Luzia

5- ORAÇÃO DO CATEQUIZANDO

“Senhor, dai-me forças para perseverar na Catequese. Que eu não desista diante do primeiro obstáculo. Quero ser fiel aos teus ensinamentos e assim aplicá-los na minha vida diária; Dai-me discernimento para compreender tua Palavra para que eu possa mais adiante também proclamá-la anunciando o teu tão sonhado projeto de vida, testemunhado com os meus atos o teu Santo Evangelho; Dai-me fé suficiente para crer além dos meus olhos percebendo em cada detalhe da vida tua presença santa agradecendo e louvando pelas maravilhosas obras de tuas mãos, sendo parte integrante na construção do teu Reino; Dai-me sabedoria e humildade para entender Tua Vontade transformando-me em um cristão autêntico e convicto da fé que minha Igreja professa. Amém!”

catequizando-cruz-3

6- PROPOSTA DE DINÂMICA DE ENTREGA DA CRUZ AOS CATEQUIZANDOS

A proposta é que ela alcance os catequizandos pelas mãos dos seus catequistas para que todos possam usar esse sinal visível que transmite o Amor de Cristo pela Igreja e por cada catequizando. A Cruz do Catequizando quer animar todos os fiéis que estão no caminho do discipulado, animados pela motivação da canção do querido padre Zezinho, scj:

“No peito eu levo uma Cruz, no meu coração o que disse Jesus”

A Cruz é composta por duas Cruzes, uma dentro da outra que se sobrepõem. A Cruz externa simboliza o catequizando que, através do processo da catequese, se encontra com o Cristo Ressuscitado representado pela Cruz interna que nos remete a Cristo que se torna o centro da vida do catequizando quando transmitida a ele em todo o processo de catequese e sua jornada cristã. Nesse momento de transmissão deve brotar em sua vida o enamoramento por Jesus e pela comunidade. Veja no final desse texto sugestões para preparar as suas dinâmicas para catequese.

cruzes-saindo-novo

PARA ADQUIRIR AS CRUZES DO CATEQUISTA E DO CATEQUIZANDO: WhatsApp 12 99640-1989 com Luzia

Catequistas Brasil 2020 – desktop
cruz-catequizando-mobile

7- SUGESTÕES PARA REALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE ENTREGA DA CRUZ AOS CATEQUIZANDOS

Celebração de Entrega

 

1) Preparação para as dinâmicas para a catequese:

a) Prepara o ambiente com flores, vela, a Bíblia e um local para as Cruzes com uma imagem de Jesus Crucificado;
b) Convide as famílias dos catequizandos para participarem;
c) Prepare cartazes sobre a Cruz, a entrega de Jesus e amor de Deus por nós.
d) Leve as Cruzes já abençoadas pelo Sacerdote;
e) Verifique se o ambiente está limpo e aconchegante.

2) Acolhida dos catequizando e familiares:

a) Receba-os na porta da sala de catequese e em pé;
b) Coloque uma bela canção para tocar. Como sugestão a música “Salvos pela Cruz” do Frei Gilson;
c) Se possível, ofereça café e água a todos.

3) Sugestões de falas:

a) No encontro motivar que todos somos um só corpo, em que Cristo é a cabeça;
b) Porquanto, assim como o corpo é uma só unidade e possui muitos membros, e todos os membros do corpo, ainda que muitos, constituem um só organismo, assim também ocorre em relação a Cristo. (1Cor 12,12);
c) Receba a Cruz de Cristo, sinal do amor de Deus por nós;
d) Deus nos quer vivendo em comunidade, nos respeitando, nos acolhendo, tudo no amor;
e) O mesmo amor com que Cristo amou o mundo, devemos nos amar. Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros (Jo 13,34);
f) O amor mútuo gera a unidade. “Que todos sejam um – diz ainda Jesus – a fim de que o mundo creia…” (Jo 17,21);
g) Incentivar a amizade e que possam rezar durante a semana pela pessoa com quem trocaram a Cruz;
h) Mostrar que somos uma comunidade e o amor de Cristo nos une.

4) Ação de entrega da Cruz:

Iniciando as dinâmicas para a catequese

a) Coloque a Cruz do Catequista em todos os catequistas presentes na sala;
b) Entregar para cada um uma embalagem com a Cruz do Catequizando, e pedir para não abrirem até ser autorizado;
c) Motive seus catequizandos que somente Cristo, somente o Amor de Deus preenche nossas vidas, mata a nossa sede e nos enche de um Amor que não tem fim e nunca acaba;
d) Leia a passagem bíblica: Jesus afirmou-lhe: “Quem beber dessa água terá sede outra vez; aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna. ” (Jo 4,13-14);
e) Pedir para meditarem sobre Jesus, seu calvário na Paixão de Cristo e seu Amor por nós;
f) Use a música “Aos pés da Cruz” do cantor Flavinho;
g) Catequista retira o interior da sua Cruz e a entrega a um catequizando, mostrando que ele também faz parte desse corpo que é a Igreja, e que sem ele o corpo não estará completo. “Os membros do corpo de Cristo conheceram a verdade, e a verdade os libertou” (João 8,32);
h) Proclame as seguintes palavras para os Catequizandos, enquanto pede para retirarem a Cruzes da embalagem: “Esta Cruz que entrego a vocês é para que cresçam no amor e na doação a Jesus Cristo que se entregou por ti, para que vocês tenham a vida eterna”;
i) Peça para que todos os catequizandos coloquem uma das Cruzes em si e depois coloquem uma em cada um de seus parentes que os acompanham;
j) Explique o significado da Cruz, destacando que Cristo, representado pela Cruz menor solta, se encaixa perfeitamente em todas as Cruzes, as do catequista, de seus parentes e naquela que está em seu peito (faça o encaixe das Cruzes;
k) Informar que as Cruzes que sobraram na embalagem devem ser levadas para casa e distribuídas com os parentes que não puderam comparecer na cerimônia de transmissão da Cruz, e que todos devem rezar a oração do catequizando impressa no folheto que veio junto com as Cruzes;
l) Fazer a oração conclusiva:

“Deus todo-poderoso, que pela Cruz e ressurreição de vosso filho destes a vida ao vosso povo, concedei que esses vossos servos e servas, marcados com o sinal-da-Cruz, seguindo os passos de Cristo, conservem em sua vida a graça da vitória da Cruz e a manifestem por palavras e gestos. Por cristo, nosso Senhor.”

PARA ADQUIRIR AS CRUZES DO CATEQUISTA E DO CATEQUIZANDO: WhatsApp 12 99640-1989 com Luzia

Cruz do Catequista (A)

dinâmicas para a catequese

Cruz do Catequizando (B)

dinâmicas para a catequese

Como utilizar as Cruzes nas dinâmicas para catequese:

São duas cruzes principais e uma complementar. A Cruz maior (A), com todos os elementos, é para ser usada pelo catequista. Já a Cruz menor (B) é para ser entregue aos catequizandos. A pequenas Cruz que acompanha a embalagem da Cruz dos Catequizandos (sem o cordão), se encaixa no centro das outras duas Cruzes, simbolizando que Cristo ressuscitou para todos nós.

Incluindo a Família na Dinâmica: Se desejar, o catequista poderá envolver os familiares na dinâmica, principalmente os pais, irmãos e avós, entregando a Cruz do Catequizando (B) para cada um deles e mostrando que o Cristo Ressuscitado, representado pela Cruz pequena sem o cordão, é para todos nós e para toda nossa vida, dentro e fora das catequeses. Deve-se pedir ao catequizando que encaixe a pequena Cruz nas Cruzes de todos que receberam.

Catequistas Brasil 2020 – desktop
Contato

Nenhum operador está disponível no momento, deixe sua mensagem e entraremos em contato.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt