fbpx

A catequese testemunhal é o caminho para novos discípulos

por Redação

Busque no discipulado o caminho para uma catequese testemunhal

Todos nós queremos aquecer nossos corações, ouvindo a Palavra de Deus e reconhecendo a luz que vem do Cristo Ressuscitado e clareia a nossa vida porque Ele está no meio de nós.

 

 

Queremos uma catequese criativa e comprometida, para tornar a nossa missão de evangelizar um verdadeiro serviço eclesial e caminho para o discipulado. O novo impulso à Catequese como serviço eclesial vai acontecendo nas inúmeras iniciativas de nossas dioceses, paróquias e comunidades de todo o Brasil. Serão mais de 800 mil catequistas que vão, com os corações aquecidos, espalhar a todos a esperança de que, não somente em 2009, mas para sempre, toda a nossa ação eclesial seja sempre mais catequética e libertadora.

Alcançar esse objetivo não será uma tarefa fácil para a Catequese, mas também não será impossível. Atentos ao mandato de Jesus: “Ide e fazei com que todos os povos se tornem meus discípulos…” (Mt 28, 19), chegou a hora de se comprometer com Ele, acolher seus ensinamentos e anunciar a Boa Nova.

Leia mais:
Estão abertas as inscrições para o Catequistas Brasil 2020

A metodologia cristã

À luz da Pedagogia do Mestre, que fez de sua vida uma incansável atividade evangelizadora, o “Ano Catequético” é uma grande convocação a cada catequista, homem ou mulher, jovem ou adulto, da cidade ou do campo, do centro ou da periferia, de todos os cantos e recantos desse Brasil tão imenso para o anúncio explícito de Jesus por meio do testemunho da própria vida. Lembremo-nos das palavras do Papa Paulo VI na sua Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, quando diz: “Não haverá nunca evangelização verdadeira se o nome, a doutrina, a vida, as promessas, o reino, o mistério de Jesus de Nazaré, Filho de Deus, não forem anunciados” (EN 22).

E mais, “o anúncio, de fato, não adquire toda a sua dimensão, senão quando ele for ouvido, acolhido, assimilado e quando ele houver feito brotar naquele que assim o tiver recebido uma adesão do coração” (EM 23).

Aqui está, então, o eixo de toda a questão: como ser um (a) catequista fiel ao convite de Jesus para que o anúncio de sua Boa Nova seja ouvido, acolhido e assimilado?

Para que a Boa Nova seja ouvida precisa ser anunciada

Todo catequista é chamado para anunciar Jesus Cristo, sua vida e seus ensinamentos com entusiasmo e conhecimento. Ele deve propagar o evangelho com convicção e espalhar sementes de paz e alegria no coração das pessoas estimulando-as para o encontro com Ele. Ser cristão é ser o sal da terra e a luz do mundo!
Logo, a vida de Jesus é a grande mensagem que deve ser anunciada, seus ensinamentos e testemunho devem ser acolhidos. Mas para isso, toda a vida e palavras d’Ele, todo o seu testemunho de fé e obediência ao pai precisam ser entendidos. Ele mesmo anunciava a Boa Nova por meio de parábolas e acontecimentos bem concretos com a preocupação de que todos pudessem entender (Cf. Mc 4,33).

Para que a Boa Nova seja assimilada precisa ser vivida

Quando a Boa Nova chega aos ouvidos e ao coração da humanidade, ela tem o poder de transformar a vida, de iluminar os lugares mais escuros de nossa sociedade, de fazer germinar as sementes de esperança e paz. A força do Evangelho nos convoca a viver uma vida digna, comprometida e livre para Deus.

Somos chamados a servir Jesus Cristo, pois devemos ‘tatuar’ a Palavra de Deus na mente e no coração para que não percamos a força do Evangelho em nós. Devemos lutar para não perder a certeza de que a prática da caridade é a força necessária para a não destruição do amor dentro e fora de nossas comunidades. A palavra se faz vida na prática do mandamento novo: “Dou-vos um mandamento novo, que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisso conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros” (Jo 13, 34-35).

Podemos ainda nos perguntar: como testemunhar que o anúncio explícito de Jesus faz brotar no coração das pessoas uma adesão livre e sincera?

Leia mais:
Catequistas Brasil levará você para conhecer os passos de Jesus na Terra Santa e Itália

5 atitudes verdadeiras para o discipulado
  1. Anuncie Jesus Cristo;
  2. Leve a todos o bem maior que temos em nós;
  3. Comunique que o nosso segredo é a fé em um Deus bom e generoso;
  4. Reconheça que a nossa vida encontra sentido em Jesus;
  5. O anúncio da Boa Nova é um grande ato de amor.

Portanto, o caminho do discipulado se faz na experiência dos discípulos de Emaús, sentindo o coração arder “quando Ele fala, explica as escrituras e parte o pão” (Lc 24,13-35).

 

Peregrinação Paulo Gil Home

 

Pe. Paulo César Gil é Pedagogo e Especialista em Psicopedagogia, Coordenador da Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Sul I, Coordenador de Pastoral e Assessor da Escola de Catequistas da Região Episcopal Santana, Arquidiocese de São Paulo/SP.
Fonte: Revista Paróquias

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.