fbpx

O catequista é o sinal vivo da presença de Deus

por Redação

Ser catequista é ser presença de Deus na vida dos catequizandos

Todos os catequistas são chamados, pela essência de sua vocação, a olhar para Jesus e a inspirar-se na sua prática. Jesus é o modelo de catequista que nos confere uma identidade e nos molda o coração à sua semelhança. Olhando para Ele, para o seu jeito de ser e fazer não conseguimos ficar parados, pois o seu agir nos encanta e nos transmite princípios e valores capazes de nos provocar para o exercício do nosso ministério, impulsionando-nos para exercer bem a nossa missão e nela encontrar nossa realização e alegria.

 

 

Jesus, como modelo de um catequista missionário, percorria as casas, vilas e cidades acompanhado de um grupo de amigos. Seu agir e sua postura eram marcadas pelo entusiasmo e pelo vigor profético, trazendo consigo as ideias de transformação das pessoas e de mudanças das estruturas e da sociedade.

Seja atento aos chamados!

Assim também somos nós catequistas, envolvidos na catequese como ministério vital, pessoas que atendem ao chamado da comunidade para sermos instrumentos de instrução, de formação e de transformação.

Precisamos estar atentos a todos aqueles que nos procuram nas paróquias, mas também atentos a todos aqueles que não nos procuram, por sermos nós quem devemos ir ao seu encontro. Somos chamados a estar atentos à realidade de cada um, considerando que todos nós somos semeados pela graça quando partilhamos nossas experiências e que florescemos “como a flor do campo” que ao roçar-lhe um vento, desaparece, (Sl 103,15-16), para deixar o amor de Deus florescer no coração do outro. Nós, catequistas, mostramos nosso amor ao nos dispormos a nos doar, a fim de nutrir o crescimento espiritual de outras pessoas e de nós mesmos, contribuindo para a edificação do corpo de Cristo no nosso meio.

Essa é a nossa missão

A Palavra do Senhor não falha e nós, catequistas, pelo ensino e partilha, compartilhamos essa promessa. O Papa Francisco está sempre a nos dizer que devemos ter coragem, sermos ousados, comprometidos e caminhar com alegria. Na alegria de evangelizar, lembremos as palavras do profeta Isaias que diz:

“Pois, como desce a chuva ou a neve, do alto dos céus,
Não voltando para lá sem ter saturado a terra, sem tê-la feito dar à luz e deitar botões,
Sem ter dado semente ao semeador e alimento ao que come,
Assim se comporta a minha palavra
Desde que sai da minha boca:
Ela não volta para mim sem resultado,
Sem ter executado o que me agrada
E coroado de êxodo aquilo para que eu a enviara” (Is 55,10-11).

A Palavra do Senhor não falha e nós, catequistas, pelo ensino e partilha, compartilhamos essa promessa. Essa é a nossa missão.

 

Peregrinação Paulo Gil Home

 

Que continuemos na jornada que é realmente uma peregrinação. Aceitemos o convite do Papa Francisco que convoca todo o povo de Deus a continuar a missão de levar ao mundo a esperança e a salvação: ser sinal do amor de Deus que chama todos à amizade com Ele; a ser fermento que faz levedar toda a massa, sal que dá sabor e que preserva da corrupção, ser luz que ilumina.

Que todos juntos possamos ser Igreja “Povo de Deus”, que em nossas relações formemos todos um corpo vital,“Corpo de Cristo”. Como pedras vivas do edifício de Deus, profundamente unidas a Cristo, pedra fundamental, sejamos o “Templo do Espírito”. Partícipes do processo de Iniciação Cristã, somos configurados ao Senhor e nos tornamos sinal vivo da sua presença e do seu amor.

Texto escrito por Neuza Silveira de Souza – coordenadora da Comissão Arquidiocesana de Catequese de BH

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.