Home DinâmicasCrisma Saiba como utilizar filmes e moda a favor da Catequese

Saiba como utilizar filmes e moda a favor da Catequese

por Redação
Compartilhe:

Filmes e a moda podem ser fortes aliados na catequese

Periodicamente aparecerá algum empresário de Hollywood que, não concordando com a Igreja Católica ou simplesmente querendo ganhar dinheiro, investirá em alguma produção polêmica. Então, será que vale a pena comprar este tipo de briga e oferecer as nossas comunidades a serviço de um marketing baseado em burburinhos?!

Minha proposta é mudar o jogo… Não quer dizer agora juntar sua turma de catequese para ir ao cinema assistir ao Harry Potter ou dar os livros de lembrança de Primeira Eucaristia.

 

Catequistas Brasil Home

 

Aproveite da polêmica para evangelizar!

A formação de um bom cristão, que tenha real convicção de sua fé, se passa pelo questionamento. Faça um levantamento dos temas e traga às reuniões de catequese, sempre com o foco de começar com o assunto “da vez” e encerrar refletindo sobre algum tema de nossa fé. Assim, iremos esclarecer as dúvidas e evangelizar.

Reúna sua equipe de catequistas, assista com eles os filmes que andam pelas rodas de amizade da garotada. Não somente por assistir, mas para analisar, ver quais pontos podem ser utilizados para a formação de sua turma.

Com certeza, mesmo que falem tanto mal do menino bruxo, as crianças acabam assistindo ou tendo algum contato por meio de seus colegas. Faça uma excelente pesquisa sobre o tema e leve isso para a catequese. Um exemplo que podemos tirar dos filmes é a relação do protagonista com seus conflitos de adolescente, ele tem a mágica para resolvê-los, mas, na vida real, como os adolescentes enfrentam suas dificuldades? E, ao final, é mais do que válido aquele tradicional sermão sobre o problema das falsas doutrinas. Não confunda as coisas, estamos utilizando estes produtos da mídia ao nosso favor, não nos usando a favor deles!

Bússola de Ouro

Desde o lançamento do filme “A Bússola de Ouro”, qualquer obra sobre esoterismo e feitiçaria virou “café pequeno” perante a mensagem de ateísmo e anti-catolicismo promovidas nas obras de Philip Pullman. O que fazer? Aqui podemos usar a política do “quem não deve não teme” e, então, expor à turma de catequese elementos como os vilões do Magisterium e a representação sarcástica feita sobre Deus para ensinar sobre a verdadeira face de Deus, sua relação com a Humanidade e sobre a Igreja com a Hierarquia. As crianças ficarão entusiasmadas em se sentirem parte desta estrutura milenar e tão rica de informações.

Leia mais:
Estão abertas as inscrições para o Catequistas Brasil 2020

Mensagens Cristãs nos filmes

Agora, vamos ser mais astutos e tomar posse daquelas obras que se tornaram produtos de mercado e que são ricas de mensagens cristãs. Estou falando de “As Crônicas de Nárnia”, do escritor protestante C. S. Lewis, e de “O Senhor dos Anéis”, do escritor católico J. R. R. Tolkien. Grupos religiosos se confundiram pregando publicamente contra estas obras, considerando serem adicionais à difusão de bruxaria e esoterismo. Ao contrário, quem realmente conhece os autores, sabe claramente de seus objetivos e como criaram um enredo impregnado de mensagens positivas, enaltecendo valores do Cristianismo.

O filme “As Crônicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa”, se analisado com profundidade, pode se tornar um excelente roteiro de retiro para uma turma de Primeira Eucaristia. Pode-se assisti-lo no início, depois desenvolver partilhas sobre cada tema (como: pecado, arrependimento, redenção…) e, ao final, assisti-lo novamente, mas com os conceitos fortalecidos. Tenha a certeza de que ficará bem gravado na memória da turma a relação do sacrifício do Leão Aslan pelo erro de Edmundo com o sacrifício de Jesus na Cruz pelos nossos pecados.

Nos Estados Unidos, lançaram um site com subsídios a serem aplicados em escolas e igrejas sobre “As Crônicas de Nárnia”. O endereço do site (disponível em inglês e espanhol) é: www.narniaresources.com. No Brasil, o site com o conteúdo mais completo é o www.descubranarnia.com.

Fique atento às oportunidades!

Dessa forma, diante do desafio de evangelizar e catequizar uma sociedade cada vez mais secularizada, é preciso estar atentos às oportunidades, chamar a atenção das crianças por aquilo que faz parte de sua rotina. Não dando mais motivação ao espírito consumista, mas levando-as à verdadeira fonte de realização pessoal.

Os enredos de fantasia, com todas essas criaturas e símbolos, são importantes e têm um grande papel no processo pedagógico das crianças e adolescentes. Portanto, torne-os, então, ferramentas para enriquecer ainda mais a sua forma de falar de Deus e lhes ensinar sobre nossa fé.

 

Peregrinação Paulo Gil Home

 

Sérgio Fernandes Escritor – autor do livro “Comando da Verdade” (Palavra & Prece Editora, 2007) e outros 8 títulos publicados para o público infanto-juvenil.
Contato: sergiofernandessp@gmail.com

Fonte: Revista Paróquias

Você também pode gostar

1 comentário

Elabore um projeto Pós-Crisma para trabalhar a permanência dos jovens na paróquia 9 de dezembro de 2019 - 17:37

[…] Leia mais: Saiba como utilizar filmes e moda a favor da Catequese […]

Resposta

Deixe um comentário