Catequese para adultos: o anúncio da fé e a missão da Igreja

 em Catequese, Catequistas Brasil
Compartilhe:

A Catequese para adultos nunca esteve ausente da missão da Igreja. Ela surge como uma necessidade para as pessoas encontrarem o sentido da mensagem cristã

A maturidade da fé, objetivo da catequese, concretiza-se com adultos-discípulos, que se põem no seguimento do Mestre. Contudo, eles se fazem aptos para viver os valores do Evangelho em um continuado exercício de discernir os sinais do Reino na turbulência das cidades, no bombardeio dos meios de comunicação.

Os bispos do Brasil afirmaram com clareza, há poucos anos: “os católicos não-praticantes constituem o maior desafio missionário que a Igreja no Brasil enfrenta, ao menos do ponto de vista quantitativo”. Basicamente, a catequese desses católicos pode ser encarada de duas formas: uma referente à iniciação cristã daqueles que não foram evangelizados e nem receberam os sacramentos da confirmação e da eucaristia; a outra diz respeito ao aprofundamento da fé por meio de uma catequese semelhante à escola da fé, aos círculos bíblicos, de casais.

 

Catequistas Brasil 2020 – mobile

 

Catequese a serviço da iniciação cristã

Como resultado, cabe aqui compreender a catequese a serviço da iniciação cristã, cujo paradigma continua sendo a metodologia catecumenal. Sendo assim, bem como provada nos primeiros séculos da Igreja, esta pedagogia integra elementos essenciais para a formação da fé cristã: progressiva interação do anúncio da fé, com a sua celebração e vivência.

É uma catequese que parte do kerigma, ou seja, do primeiro anúncio da fé. Assim, busca a adesão incondicional à pessoa de Jesus Cristo, proclama a novidade radical do Reino com suas bem-aventuranças, e apresenta a Igreja como continuadora da obra de Cristo porque abriga o Espírito do Ressuscitado. Portanto, tantos cristãos entorpecidos por tantas visões religiosas diferentes precisam reencontrar o núcleo da fé cristã, para aderir com consciência, já que tal anúncio fora suposto, sem ter de fato acontecido.

Veja também:
A missão dos catequistas na Igreja e no mundo hoje
10 mandamentos para ser um Catequista segundo o coração de Deus!

A catequese para adultos

Por outro lado, a catequese para adultos desafia a organização de nossas comunidades. Uma Igreja adulta, supõe ampla participação e comunhão dos leigos na tarefa evangelizadora. Fica para trás a centralização de poder. Melhor que isto, será a busca cada vez maior de competência evangelizadora por parte dos leigos. Sendo assim, isso se alcança com uma formação teológica sistemática, ecumênica e atenta às atuais correntes de pensamento.

Também estimula a Igreja a voltar-se para a missão do leigo no mundo. A retomar seu papel de fermento na massa, interessada em criar solidariedade, justiça, transformação social e cidadania. Portanto, esta é a condição própria daqueles que vivem a vida nova inaugurada pela Páscoa do Senhor.

Pe. Antonio Francisco Lelo é Presbítero do Exarcado Católico Armênio. Licenciado em Pedagogia e Filosofia, doutor em Liturgia pelo Instituto Superior de Liturgia da Catalunha (Espanha). Editor assistente na área de Liturgia e Catequese na Paulinas Editora, autor de muitos livros de catequese.
Artigo escrito por Pe. Antonio Lelo e adaptado por Redação Promocat
Compartilhe:
Postagens Recentes
Comentários
  • Gleides Oliveira Pacheco
    Responder

    Sou catequista com adultos ha tr^s anos e a cada ano vejo mais e mais o quanto eles querem encontrar jesus , todo ano tenho em media dez a quinze iniciandos amo a missão a qual me foi designada .

Deixe um Comentário

Contato

Nenhum operador está disponível no momento, deixe sua mensagem e entraremos em contato.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt
Vamos viver bem a Semana Santa na CatequeseComo usar o período de férias a favor da Catequese