fbpx

Saiba quais são as condições necessárias para que os catequizandos recebam a Eucaristia

por Redação
Saiba quais são as condições necessárias para que os catequizandos recebam a Eucaristia

Os catequizandos que irão receber a Eucaristia são convidados a olharem para dentro de si e se perguntarem se, de fato, estão em condições espirituais para recebê-la 

Muitos, antes de receberem a Eucaristia, já se perguntaram: “Tenho eu as condições espirituais necessárias para receber a Eucaristia?”. Ao nos aproximarmos para receber a Santa Comunhão, é necessário que haja, em nossa alma, uma pré-disposição interior para tal graça a ser acolhida em nosso interior. O Concílio Ecumênico de Trento prescreve que a Eucaristia seja proposta aos fiéis “como antídoto, que nos liberta das culpas cotidianas e nos preserva dos pecados mortais”.

 

 

Todo antídoto tem por finalidade combater algum tipo de veneno mortal. Na vida cristã, o veneno que pode nos fazer morrer espiritualmente é o pecado. Portanto, cada um deve examinar a si mesmo, sua vida e consciência, acerca dos pecados cometidos e verificar se não há pecados graves que necessitem ser confessados. Caso não haja a oportunidade de confessar-se, desde que haja um motivo grave para tal, deve-se fazer um ato de contrição, que inclua o propósito de confessar-se o quanto antes.

Ao aproximar-se da sagrada mesa eucarística, é necessário que o catequizando tenha consciência e discernimento pleno do seu ato. Não é raro pessoas comungarem sem as devidas condições espirituais. Em todo caso, que cada um examine a si mesmo.

Leia mais:
A catequese e a cultura digital em tempos de pandemia

A comunhão é para os pecadores!

A comunhão eucarística é para os pecadores, já que os santos não precisam comungar por estarem na plenitude da graça. No entanto, mesmo a Eucaristia tendo como destinatário pessoas pecadoras, é preciso que haja o discernimento necessário para recebê-la ativa, consciente e frutuosamente.

Hoje, vivemos em uma sociedade religiosa dos extremos! Para algumas pessoas, nada mais é pecado. Tudo está liberado! Tudo é permitido! Há ainda um outro grupo de pessoas que consideram tudo pecado. São dois extremos perigosos. É preciso o justo equilíbrio.

Uma das maneiras de demonstrarmos reverência à Sagrada Eucaristia é nos aproximarmos para recebê-la em estado de graça, livres de todos os pecados mortais.

Dentre as inúmeras condições espirituais necessárias para receber a Eucaristia, a nossa reverência e como nos aproximamos da santa comunhão também se revestem de outras atitudes, como o modo que nos vestimos, nosso caminhar, nossa participação ativa e consciente nos ritos litúrgicos do Sacrifício da Missa.

 

Importante também é o catequizando, após comungar, fazer a sua ação de graças no momento propício, que é o silêncio após o canto de comunhão. Aquele momento não é apenas um espaço isolado dentro da liturgia eucarística. É um tempo oportuno que convida à intimidade com o Senhor Jesus Cristo, que em nós faz sua morada.

Dessa forma, ao celebrarmos bem cada momento da liturgia do Santo Sacrifício da Missa, estaremos, desde o seu início, preparando-nos adequadamente para receber a comunhão eucarística com todos os frutos espirituais que em nós deseja se realizar plenamente.

Você também pode gostar

4 comentários

Nadir Honório dá Silva 17 de setembro de 2020 - 07:18

Adorei a explicação, muito simples é objetiva

Resposta
Maria Celia 9 de outubro de 2020 - 09:20

Excelente 👏👏 fazer TB que iniciação A Vida Cristã Catequese Jovens e adultos recordem sempre sou Catequista parabéns

Resposta
Márcia Bombarde 27 de novembro de 2022 - 21:06

Boa noite!

Parabéns , achei esse conteúdo muito bem formulado fácil entendimento, uma material muito rico para orientar os catequisandos

Resposta
Patrícia Rufatto de Barros Müller 12 de outubro de 2020 - 03:45

Quero agradecer a todos vocês que trabalham em prol dos catequistas. Vivo em Doha no Oriente Médio e aqui, junto de uma equipe de brasileiros somos catequistas da comunidade luso- brasileira. O material de vocês nos ajuda muito

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.