fbpx

Bispos aprovam texto dos critérios e itinerários para instituição do Ministério de Catequista

por Redação
texto dos critérios e itinerários

Após discussões e escrutínios, foi aprovado o texto dos critérios e itinerários, além de outros assuntos e temas

Foi aprovado pelos bispos do Brasil, reunidos em Aparecida (SP), o texto que consta os critérios e itinerários para a instituição do Ministério de Catequista, durante a 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro.

Além do texto, também foram aprovados a tradução da terceira edição do Missal Romano, o novo Estatuto da CNBB e o Estudo nº 114 com o título “’E a Palavra habitou entre nós’ (Jo 1, 14): Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”.

 

Catequeses 2025

 

Animação Bíblico-Catequética

A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética da CNBB é a responsável pelo texto dos critérios e itinerários e pelo Estudo 114. Segundo a CNBB, foram aprovados com 259 votos positivos e 5 abstenções e 263 votos positivos, 2 negativos e 3 abstenções, respectivamente. O Estudo 114 passa a ser um Documento da CNBB.

Esses textos faziam parte da base de assuntos que os bispos buscavam aprovar durante a Assembleia. Para a aprovação, era necessário a presencialidade, uma vez que a primeira etapa da Assembleia, realizada em abril deste ano, foi virtual para prezar a saúde do episcopado devido às restrições sanitárias.

Leia mais:
Uma catequese com palavras de amor
Dia Nacional do Catequista 2022 foi celebrado em todo Brasil, em agosto

Ministério de Catequista

O bispo de Luziânia (GO) e membro da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, Dom Waldemar Passini Dalbello, falou sobre o texto dos critérios e itinerários e afirmou em Coletiva de Imprensa da última quarta-feira (31) que “os catequistas são muito importantes em nossas comunidades e têm papéis diferenciados nos países e regiões do mundo”.

Também destacou que esse será um caminho de formação na vocação de cada candidato ao ministério de catequese.

“Pensamos um período para o discernimento que proporcionará uma formação humana, comunitária, espiritual, doutrinária, teológica e pastoral-missionária. No conjunto, estabelecemos uma etapa de cinco anos”, comentou Dom Waldemar, salientando que este tempo ajudará no discernimento para cada candidato, para que abracem a missão e a vocação de forma orgânica.

Para cada (arqui)diocese do Brasil, a proposta é que a formação fique à cargo das escolas catequéticas diocesanas, institutos e faculdades católicas, com base nas realidades.

“Será um reconhecimento da própria comunidade ao perceber o comprometimento e a alegria dos candidatos”, disse aos jornalistas.

Antiquum Ministerium

A aprovação do texto dos critérios e itinerários é uma resposta do episcopado ao Papa Francisco, partindo do Motu Proprio, Antiquum Ministerium, publicado em 2021, reconhecendo os catequistas como ministros da evangelização.

O Santo Padre afirma que as conferências episcopais devem desenvolver os caminhos para que todos tenham o acesso reconhecido ao ministério de catequista, de acordo com cada realidade, em conformidade com o documento da Santa Sé.

Para acessar o conteúdo do Motu Proprio, clique aqui.

Leia mais:
Catequista: vocacionado para uma catequese discipular
Série “A música na catequese”

Subsídio

A CNBB, por meio da Comissão Pastoral Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética publicou um subsídio com o título “Critérios e itinerários para a instituição do Ministério de Catequista”, com o texto apreciado pelos bispos.

Foi preparado pela Comissão e apresenta um modelo a ser seguido, a partir das experiências das realidades pastorais diocesanas.

Material

A equipe do Catequistas Brasil disponibiliza para venda o subsídio do texto “Critérios e itinerários para a instituição do Ministério de Catequista”.

Entre em contato pelo número (12) 99640-1989 e adquira o seu subsídio.

Assembleia Geral

A segunda fase da 59ª Assembleia Geral da CNBB aconteceu entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, na cidade de Aparecida (SP), no Santuário Nacional de Aparecida, de forma presencial.

A assembleia é um momento em que os bispos do Brasil se reúnem, anualmente, para discussões, estudos e votações sobre temas relevantes para a Igreja no Brasil. O tema central deste ano foi “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”.

Os vídeos das Coletivas de Imprensa e Santa Missa podem ser revistos nas redes sociais da CNBB ou do Portal A12, assim como a série “Igreja no Brasil especial”, no canal do YouTube da CNBB.

Você também pode gostar

1 comentário

Wenceslau 2 de setembro de 2022 - 16:51

Maravilha. Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo Cristo…por esses caminhos espetaculares escolhidos pelos Santos bispos brsdoleiros

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.