Home Formação A teologia e sua importância para a compreensão da fé

A teologia e sua importância para a compreensão da fé

por Redação
A teologia e sua importância para a compreensão da fé
Compartilhe:

A teologia é um estudo aprofundado dos princípios e dogmas relacionados a existência de Deus

Muito conhecida por fazer parte da formação acadêmica dos sacerdotes, a teologia é a reflexão sobre Deus na vida da Igreja e do ser humano. Sua principal fonte é a Bíblia sagrada e a observação do dia a dia das pessoas. É um estudo que acrescenta na vida espiritual de todos, pois ajuda na compreensão da fé e toda a doutrina da igreja e outras religiões, além da católica, que buscam se fundamentar nos desígnios cristãos.

Teologia Indutiva e dedutiva

Qualquer pessoa que pensa, reflete e testemunha sobre Deus, está realizando uma teologia indutiva, isto é, que tem como base suas próprias experiências. Não precisa necessariamente ser um teólogo de formação. Já o método dedutivo está voltado para a teologia científica, que se enquadra no ramo dos saberes e requer um olhar mais apurado acerca dos assuntos e deduções a serem realizadas.

No caso, na formação acadêmica dos padres, se trata da teologia dedutiva em que estudam a fundo os ensinamentos de Deus, a averiguação da Bíblia e todos os ramos que podem ser contemplados por esse tipo de estudo. Como toda formação, a teologia possui diferentes ramificações e especializações diante do vasto leque de assuntos que existem relacionado às questões divinas.

Leia mais:
O verdadeiro significado da festa de Pentecostes

Ramos da teologia

Teologia Sistemática: é o estudo que engloba as questões, dogmáticas, doutrinárias e filosóficas. Está muito relacionada à defensão da fé cristã, e a argumentação que provam as afirmações das doutrinas da igreja.

Teologia Bíblica: é a área que estuda toda a trajetória dos planos de Deus, descritas na bíblia. Assim, estuda a fundo o Antigo e Novo testamento e é considerada indutiva, partindo da observação de como os fatos foram relatados, as metáforas e símbolos utilizados.

Teologia Prática: esse é o ramo responsável por estudar as manifestações divinas na vida cotidiana das pessoas. As bases de suas análises estão voltadas para as seguintes questões: O que está acontecendo? Por que está acontecendo? O que deve acontecer? E como devemos responder?

Teologia Histórica: estuda o desenvolvimento da doutrina da igreja ao longo da história. Assim, demonstra a origem e desenvolvimento das crenças que são mantidas até hoje, podendo também compreender alguns erros teológicos que foram cometidos e assim não os repetir mais.

Qual a importância da teologia?

No mundo existem várias interpretações diferentes acerca dos ensinamentos bíblicos, além das divisões cristãs, pois não existe apenas a Igreja Católica no ramo do cristianismo. Dessa forma, a teologia é o que possibilita uma conversa entre as diferentes formas de entender os desígnios de Deus e na compreensão de seus fundamentos e argumentos.

Todo cristão possui o dever de meditar a palavra de Deus, procurar entende-la e observar como isso reflete em sua vida. Da mesma forma que ter em mente as doutrinas da sua igreja e como foi sua trajetória é de extrema importância para que sua argumentação e evangelização não seja regada em achismos que podem lhe desviar do que de fato é pregado por Jesus. Basicamente falando, tais deveres resumem o que se faz nas diferentes áreas da teologia e assim demonstra sua importância na compreensão da fé.

Vídeo recomendado:

Por Redação Catequistas Brasil

Diretório Catequese

Você também pode gostar

3 comentários

Manoel 30 de abril de 2020 - 20:23

Muito interessante falar sobre A TEOLOGIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A COMPREENSÃO DA FÉ.

Resposta
Corpus Christi: conheça a solenidade que celebra a Eucaristia 22 de maio de 2020 - 17:14

[…] Leia mais: A teologia e sua importância para a compreensão da fé […]

Resposta
Teologia Sistemática: compreenda e ensine a Bíblia de um jeito organizado 28 de maio de 2020 - 12:27

[…] Leia mais: A teologia e sua importância para a compreensão da fé […]

Resposta

Deixe um comentário