Papa Francisco define os 3 pilares para o catequista
Primeiramente, “Ser catequistas requer amor, amor sempre mais forte por Cristo, amor pelo seu povo santo”. Em setembro de 2013, o Papa Francisco discursou aos catequistas na Jornada dos Catequistas no Vaticano, por ocasião do Ano da Fé.
Com gratidão, o Papa falou da catequese como um pilar para a educação da fé e como uma das aventuras educativas mais belas da Igreja.
Portanto, segundo Francisco, o catequista deve levar crianças, jovens e adultos ao encontro de Jesus. Seja por meio das palavras ou dos exemplos de sua própria vida, seguindo três pilares:
- Ter familiaridade com Cristo, aprender com Ele, escutá-lo e permanecer em seu amor, como Ele mesmo ensinou aos discípulos: “permaneçam no meu amor, permaneçam ligados a mim, como o ramo está ligado à videira. Se somos unidos a Ele, podemos dar frutos”. O coração do catequista deve viver essa união com Ele.
- Viver o dinamismo do amor, a exemplo de Cristo, no sair de si para ir ao encontro do outro. O dom do catequista o impulsiona sempre para fora de si mesmo, doando-se aos outros.
- Não ter medo de sair, de ir até as periferias, de ir a quem precisa, sair do comum para seguir a Deus, porque Deus vai sempre além.
Leia também:
Estão abertas as inscrições para o Catequistas Brasil 2020
Papa Francisco finalizou seu discurso agradecendo aos catequistas por estarem na Igreja. Por estarem perto do Povo de Deus indicando o caminho. Além disso, fez um convite a todos: que sejam audaciosos ao abrir novas portas para o anúncio do Evangelho!
2 comentários
Obrigado pelas informações para os catequistas :Os três pilares,ajudou como conduzir os encontros,tanto para as crianças,jovens e adultos…Amém.
[…] Leia mais: Os 3 pilares para o catequista segundo Papa Francisco […]