fbpx

Teologia Sistemática: compreenda e ensine a Bíblia de um jeito organizado

por Redação
Teologia Sistemática: compreenda e ensine a Bíblia de um jeito organizado

A Teologia Sistemática é uma ferramenta muito importante para preservar a verdade na interpretação bíblica

O estudo da Teologia Sistemática abrange tudo sobre a Bíblia de forma ordenada, como um conjunto. O objetivo é promover a unidade do ensino das Escrituras, dando aos catequizandos uma visão completa acerca da Bíblia. Em outras palavras, a Teologia Sistemática não foca em um único autor bíblico, como Davi ou Paulo, por exemplo, ou um único tema bíblico, mas sim em todo o conselho de Deus.

 

 

O que significa teologia?

A teologia em sua essência é “sabedoria” – um conhecimento que é ordenado amar (sabedoria prática) e um amor que repousa no conhecimento (sabedoria contemplativa). Mais especificamente, teologia é sabedoria sobre Deus e todas as coisas em relação a Deus.

Essa sabedoria existe antes de tudo em Deus: Deus conhece e se ama na bem-aventurança de sua vida trina como Pai, Filho e Espírito Santo ( Mateus 11, 27 ; 1 Cor. 2, 10–11 ). Essa sabedoria existe secundária e se deriva nas criaturas, porque Deus tem o prazer de nos fazer felizes, fazendo-nos amigos no conhecimento e no amor de si mesmo ( João 10, 14–15; 15,15; 17, 3 ; 1 Cor. 2,12 ).

Embora não seja a única fonte para o conhecimento e o amor de Deus (ver Salmo 19 ; Rm 1-2 ), as Escrituras sagradas são a fonte suprema para o conhecimento e o amor de Deus nesta vida (ver 2 Pedro 1, 16–21 ). Portanto, a Sagrada Escritura é a fonte e a norma supremas para o estudo “sistemático” da teologia.

Leia mais:
A teologia e sua importância para a compreensão da fé

O que é Teologia Sistemática?

A Teologia Sistemática significa responder à pergunta: “O que é que toda a Bíblia nos diz hoje sobre um certo tópico?”

Significa examinar a Bíblia para encontrar todos os versículos que correspondem a um determinado tópico de estudo. Então, juntamos todos os versículos para entender o que Deus quer que creiamos. “Sistemática” significa “cuidadosamente organizada por tópicos.” Então, é diferente da teologia aleatória ou da teologia desorganizada.

Por priorizar o estudo bíblico por completo, a Teologia Sistemática não permite que um tema, ou doutrina, das Escrituras seja excluído do campo de estudo. É comum alguns grupos de pessoas se interessarem por uma doutrina específica, mas o trabalho da Teologia Sistemática é considerar todos os conceitos para estudar a Bíblia de maneira organizada.

A Teologia Sistemática jamais negligencia qualquer parte da Bíblia, pois tudo nela é essencial para conhecer todos os seus ensinamentos e sua história. Não existe “aprender ou pregar uma parte da verdade”, mas sim “toda a verdade” – e é isso que a Teologia Sistemática busca.

Teologia Sistemática: compreenda e ensine a Bíblia de um jeito organizado

Como Estudar A Teologia Sistemática

Aqui estão cinco formas de como devemos abordar a teologia sistemática:

Com oração

Devemos imitar o salmista, que ora: “Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei.” (Sl. 119.18).

Com humildade

Tanto Pedro quanto Tiago dizem que Deus resiste aos soberbos e dá graça aos humildes. Destas duas categorias de pessoas, todos nós queremos estar entre aqueles a quem Deus dá graça.

Uma palavra de cautela é apropriada: Tenha cuidado quando falar com outros sobre tópicos teológicos, para não perder as estribeiras. Esta não é a forma como Deus quer que falemos sobre ele:

Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz. (Tiago 3, 17-18)

Devemos estudar a teologia sistemática com humildade e buscar a paz com os outros.

Com a razão

Contradições não se aceitam no estudo da teologia sistemática, visto que não existem quaisquer contradições na Bíblia.

O Salmo 119.160 diz que “A soma da tua palavra é a verdade.” A soma, quando se colocam juntas todas as palavras de Deus. Muitas vezes precisamos admitir que há mistério, paradoxo, e coisas que não podemos compreender plenamente. Mas isto é diferente de dizer que há uma contradição. Deus nunca nos pede para crer numa contradição.

Com a ajuda de outros

Converse com outras pessoas, na biblioteca, no corredor. Busque a ajuda de outros ao estudar. Podemos aprender sobre Ele com estes mestres.

Leia mais:
Teologia catequética: a importância de uma boa formação

Saiba mais sobre Teologia Sistemática:

Por Redação Catequistas Brasil

Peregrinação Paulo Gil Home

Você também pode gostar

2 comentários

Como explicar a Trindade Santa para as crianças 5 de junho de 2020 - 17:01

[…] Leia mais: Teologia Sistemática: compreenda e ensine a Bíblia de um jeito organizado […]

Resposta
Por que Santo Antônio é considerado o “Santo Casamenteiro”? 9 de junho de 2020 - 17:56

[…] Leia mais: Teologia Sistemática: compreenda e ensine a Bíblia de um jeito organizado […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.