Home Formação Teologia catequética: a importância de uma boa formação

Teologia catequética: a importância de uma boa formação

por Redação
Teologia catequética: a importância de uma boa formação

Estudar teologia pode resultar em uma catequese mais informativa e consciente

O estudo da natureza de Deus e suas relações com o homem e o universo, é denominado teologia. O termo é famoso por ser um dos ramos do conhecimento, estudados por padres como graduação. Porém, investigar a fundo os desígnios do criador, não deve ser uma ação limitada ou necessária apenas para sacerdotes. Todo indivíduo que deseja passar ensinamentos bíblicos ou religiosos, precisa ter um bom repertório para evangelizar de forma consistente e responsável, como é o caso dos catequistas.

 

Semana post Home

 

A catequese é um dos pilares na formação de fé e compreensão dos dogmas da Igreja Católica Apostólica Romana. Por meio dela, as crianças ainda pequenas aprendem de forma aprofundada sobre o sacramento da Primeira Comunhão, ou então são preparadas para reafirmar a fé quando jovens na época da Crisma. Vale ressaltar, que o público de catequizandos não se resume apenas a idades iniciais, existe atualmente na igreja, catequese para adultos ou outros grupos de ensinamento como a popular Perseverança.

Dessa forma, a responsabilidade que um catequista carrega perante sua importância na formação religiosa de cada indivíduo é enorme, pois se faz presente em momentos marcantes na vida de quem ele está evangelizando. Portanto, não se pode realizar uma catequese sem um bom embasamento teórico, estudos aprofundados ou então tirar conclusões próprias sobre determinados assuntos. Afinal, perguntas irão surgir ao longo dos encontros e é preciso responde-las com discernimento.

Leia mais:
Ciberteologia: como estou comunicando a fé?

Como estudar teologia?

Após entender a importância de uma formação para realizar a catequese, muitos se perguntam como, de fato, estudar teologia. Acontece que nem sempre é necessário que seja feito uma graduação ou curso, pois embora seja uma opção ótima, há custos, tempo e outros fatores que podem dificultar para que o catequista consiga realizar esse estudo. Como solução, a teologia pode ser estudada em casa, por meio do estudo aprofundado da Bíblia.

As sagradas escrituras são o embasamento central desse ramo que estuda a natureza divina. Não há outra bibliografia, senão a bíblia sagrada, que instrua os ensinamentos teológicos. Em vista disso, o catequista deve utiliza-la sempre como maior mecanismo de busca de respostas e também meditar a palavra, não se limitando apenas a simplesmente ler.

Em caso de dúvidas, peça auxílio

Mas, é preciso ter em mente um fator decisivo para estudar a palavra corretamente. Antes de iniciar os estudos é preciso ter consciência sobre a finalidade que ali se tem. O apender sobre a teologia bíblica, não é apenas um momento de reflexão em que se lê uma passagem do evangelho e em seguida comenta-se sobre uma pessoal interpretação. Para estudar a palavra de Deus, é preciso se desprender de pontos de vista pré estruturados, isto é, esquecer suas perspectivas já formadas antes de iniciar as leituras.

É aí que gera uma frequente dúvida, de aonde recorrer quando não se entende o que a sagrada leitura está dizendo ou então há uma certa dúvida sobre aquela verdade. Nessa situação, é aconselhado que o catequista peça auxilio ao seu pároco, ou outra pessoa que seja de confiança. Além disso, participar de congressos, retiros e reuniões também são uma ótima opção para quem deseja sempre estar antenado sobre os assuntos religiosos.

No Youtube também existem vários vídeos de pessoas formadas nessa área que proporcionam aulas gratuitas e facilitam a compreensão de diversos assuntos. Dicas de livros de apoio confiáveis também são bem-vindas, o importante é buscar sempre além e não se limitar a um estudo raso, contanto que as fontes de busca tenham como centro a bíblia, elemento central, e não sejam baseadas em achismos.

Leia mais:
A metodologia catecumenal no exercício pastoral

Confira a seguir um vídeo com mais dicas importantes de como estudar teologia:

Oração para estudar a bíblia

Meu Senhor, peço-te que envie sobre mim, teu Santo Espírito. Que eu tenha minha mente inteiramente voltada aos teus ensinamentos e que eu os use para a ti melhor servir. Me conceda a graça da compreensão da tua palavra e que eu possa anunciá-la da melhor forma possível a aqueles que dela necessitam. Que a Santíssima Virgem interceda por mim e por todos os filhos de Deus. Amém.

Por Redação Catequistas Brasil

Peregrinação Paulo Gil Home

Você também pode gostar

Deixe um comentário