“Tenha coragem e busque com o coração aberto a ação do Espírito Santo”
Em comemoração ao mês das vocações, que acontece no mês de agosto, Douglas Reis, da Arquidiocese de Aparecida, destinou uma mensagem para catequistas, homenageando-os de forma especial!
Chegou a sua hora catequista!
Nesses tempos difíceis em que estávamos vivendo, onde devido a pandemia do COVID-19, nossas reuniões, atividades, catequeses, celebrações, foram todas canceladas. Ficamos em nossas casas muitas vezes nos perguntando o que será de nós, o que faremos, no que podemos ajudar.
A Pastoral da comunicação de nossas paróquias através das páginas redes sociais, vem nos abrindo canais e momentos propícios para exercermos nossa missão de missionários do Evangelho e da Boa nova de Jesus Cristo.
Cabe a cada um de nós, catequista, ser o motivador e o impulsionador de esperança nesse tempo caótico. A educação da fé não pode parar e nós precisamos manobrar toda essa situação, nos esforçando como podemos e vencendo nossas barreiras e desafios.
Nós podemos observar que por diversas paróquias de nossa Igreja no Brasil, os catequistas vêm se reinventando constantemente para fazer chegar aos jovens e as crianças, os conteúdos catequéticos. As ferramentas como vídeo chamadas, grupos, aulas virtuais, tudo tem colaborado para mantermos viva a chama do amor à Cristo acesa.
Leia mais:
Dia do catequista 2020: o Senhor me chamou, aqui estou!
O que temos como um novo areópago e oportunidade são os adultos que se mantém conectados nas redes sociais, acompanhando orações e momentos que estão sendo transmitidos. Sabemos as falhas no processo catequético que muitos dos nossos fiéis possui, e com a nossa ajuda nesse tempo propicio, conseguiremos atingi-los.
Que tal se fizermos momentos de catequese falando sobre conceitos básicos como: fé, orações, preceito, dias de guarda, tradições. Passando por momentos mais concretos como a própria liturgia das celebrações, questões bíblicas e dogmas.
Cabe a nós aproveitarmos as lives, dos grupos e da interação para lançarmos a semente do processo catequético para nossos fieis adultos, eis o tempo favorável.
Isso cria espaço para que quando a pandemia acabar, a catequese permanente possa ser algo verdadeiro e concreto em nossas paróquias, e todos os fiéis possam participar e permanecer nesse processo de educação da fé, que é continuo.
Vamos! Tenha coragem e busquemos com o coração aberto a ação do Espírito Santo as novas oportunidades que o Senhor nos dá.
Leia mais:
Faça você mesmo: lembrancinhas para catequistas
1 comentário
Catequista é um transmissor da fé! É o que mais amo na vida. Estou sentindo muita falta, mais vamos ter coragem e pedir ao Espírito Santo, que ilumine nosso ser, e tudo vai dar certo!🙏🙏