Ser catequista é pertencer a vocação que foi gerada no coração de Deus
No mês de agosto, a Igreja celebra o mês dedicado especialmente às vocações de serviço à causa da implantação do reino de Deus. De modo especial, os catequistas possuem um dia para serem celebrados. O dia do catequista 2020 será celebrado no dia 30 de agosto, especificamente no 4º Domingo do mês, que nos faz lembrar destas pessoas especiais, verdadeiros pedagogos da fé, que colaboram na evangelização.
Os catequistas não são apenas voluntários que ajudam na evangelização de crianças, jovens e adultos. São os que se doam, em base a seu compromisso batismal com Cristo e a Igreja, para ajudar a formar nos catequizados uma fé robusta. Sendo assim, esta os faz transformadores do convívio social na família cristã, nas atividades de todos os ambientes e situações, como no trabalho, na economia, na política, na comunicação e em toda a ação e organização humana. Contudo, ajudam a formar a consciência crítica, ou seja, saber fazer escolhas, tendo como base a opção de vida com os valores humanos inoculados por Deus na ordem natural e na revelação do Filho de Deus.
Dessa forma, trabalhar na catequese é um verdadeiro ministério eclesial assumido cada vez mais por ministros não-ordenados, que se dedicam para auxiliar os pastores (párocos) na tarefa de formar e informar o Rebanho, capacitando os fiéis e neófitos da Comunidade Eclesial (Igreja, Paróquia) a um maior esclarecimento e vivência da fé, seja na iniciação cristã, na doutrinação, na formação humana ou na congregação de forças para organizar a comunidade.
Pensando nessas pessoas que possuem um lugar especial no coração de Deus, o Catequistas Brasil reuniu um roteiro para melhor celebrar o dia do catequista 2020.
Leia mais:
10 mandamentos do Catequista segundo o coração de Deus!
Roteiro para o dia do catequista 2020:
Preparar os seguintes símbolos: Crucifixo de costas para os participantes; uma Bíblia fechada e uma vela apagada.
Acolhimento: Ó senhor, que eu te reconheça em cada pessoa que encontrar hoje. Que na minha acolhida… O meu sorriso exprima um convite, a minha atenção revele o respeito, a escuta se torne um dom, a paciência encoraje o diálogo, a disponibilidade se transforme em serviço, a amizade se torne esperança, o otimismo renove a confiança, a alegria alimente a comunhão, e a fé gere paz! Que eu entenda que a pessoa mais importante é aquela que está diante de mim e que a ação mais necessária é o amor. Amém!
Dirigente: Vamos observar os símbolos. Que nos dizem?
Como catequistas, o Senhor nos faz um apelo forte para sermos discípulos e missionários. Somos enviados aos nossos catequizandos, seu ambiente, sua realidade, a sua família e educadores. Somos também chamados a testemunhar no nosso dia a dia quem é Jesus Cristo, qual sua mensagem. Para muitos a cruz está “de costas”, a Bíblia ainda fechada, a Luz de Cristo apagada.
Somos chamados a anunciar aos nossos catequizandos (seja qual for a sua idade) a cruz e ressurreição de Cristo, abrir-lhes a Palavra de Deus, iluminar seu caminho pela Luz de Cristo.
Vamos ouvir a leitura, preparando nossos corações cantando:
É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa.
Tua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal.
Tenho medo de não responder, de fingir que não escutei.
Tenho medo de ouvir teu chamado,
Virar do outro lado e fingir que eu não sei.
É como chuva que lava…
Leitura de Mc 8,27-34
Naquele tempo:
27 Jesus partiu com seus discípulos
para os povoados de Cesaréia de Filipe.
No caminho perguntou aos discípulos:
‘Quem dizem os homens que eu sou?’
28 Eles responderam:
‘Alguns dizem que tu és João Batista;
outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas.’
29 Então ele perguntou:
‘E vós, quem dizeis que eu sou?’
Pedro respondeu:
‘Tu és o Messias.’
30 Jesus proibiu-lhes severamente
de falar a alguém a seu respeito.
31 Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo
que o Filho do Homem devia sofrer muito,
ser rejeitado pelos anciãos,
pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei,
devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias.
32 Ele dizia isso abertamente.
Então Pedro tomou Jesus à parte
e começou a repreendê-lo.
33 Jesus voltou-se, olhou para os discípulos
e repreendeu a Pedro, dizendo:
‘Vai para longe de mim, Satanás!’
Tu não pensas como Deus,
e sim como os homens.’
– Palavra da Salvação.
Leia mais:
Os 3 pilares para o catequista segundo Papa Francisco
Vamos refletir:
- Quais são as nossas resistências aos apelos que chegam a nós, catequistas?
- Em nossa Catequese, colocamos Jesus Cristo no centro da nossa mensagem?
- Levamos os catequizandos a uma relação profunda e pessoal com Jesus, à participação da Eucaristia como encontro da comunidade, ao amor aos irmãos e ao engajamento para um mundo melhor?
Oração do catequista
Senhor, chamaste-me a ser Catequista na Tua Igreja e na minha paróquia. Confiaste-me a missão de anunciar a Tua Palavra, de denunciar o pecado, de testemunhar com a minha vida os valores do Evangelho. É grande a minha responsabilidade, mas confio na Tua graça. Faz-me Teu instrumento para que venha o Teu Reino de amor e de Paz, de Fraternidade e Justiça. Amém!
Oração de benção para o catequista
Senhor, a Tua Palavra diz que em Teu nome devemos abençoar todas as pessoas: as que amamos e também aquelas que ainda não conseguimos amar. Eu sei, Jesus, que a bênção é fruto do Teu amor dentro de nós e agindo através de nós. Por isso, eu agora Te peço: enche o meu coração com o Teu amor. Sim, Senhor, creio que o Teu amor está me plenificando, e com este amor posso agora abençoar meu cônjuge, meu filhos, meus pais, meus sogros, meus familiares, meus amigos e meus vizinhos. Em Teu nome, Jesus, eu também abençôo as pessoas que tanto me magoaram, prejudicaram e ofenderam. Senhor, que a Tua bênção restaure o coração de todas estas pessoas e as encha de amor e paz.
Eu abençôo, em Teu nome, tudo o que me cerca: minha casa, meu trabalho, meus empreendimentos e todos os bens que me deste. Por eles, Senhor, eu Te agradeço. E agora, Jesus, peço-Te que me abençoes e capacite a viver dentro da Tua bênção.
Amém.
6 comentários
[…] Leia mais: Dia do catequista 2020: o Senhor me chamou, aqui estou! […]
[…] Leia mais: Dia do catequista 2020: o Senhor me chamou, aqui estou! […]
[…] Leia mais: Dia do catequista 2020: o Senhor me chamou, aqui estou! […]
Eu, gostaria muito de participação das atividades realizadas pelo movimento Catequistas Brsil.
A pastoal da Catequse Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Vila São Luís, São José-MA.
Péssima catequese que se faz hoje. Cadê o catecismo oficial da Igreja?? Nenhum aluno tem o livro do catecismo oficial. Ensinam banalidades. Tem gente que não sabe nem o que é a missa.
Na publicação, está dizendo que é no dia 30 de agosto, o 4º domingo do mês…
Porém o 4º domingo do mês de agosto é hoje dia 23.
Como Proceder?