fbpx

A importância da catequese para a Igreja

por Redação

“O bom catequista é aquele que ensina esta “verdade que salva”. Cristo depositou no coração da Igreja para ser o remédio contra todos os males” eis a importância da catequese!

Desde o início do cristianismo a importância da Catequese foi a base da formação do povo. O catecumenato durava três anos para os adultos, sendo os catecúmenos batizados na vigília pascal. Ela é o meio básico da Igreja. Veio para “fazer discípulos de Jesus”, para ajudar os homens a crerem que Jesus é o Filho de Deus, e por meio da fé, ter a vida em Seu nome, formando o Corpo de Cristo.

 

 

A importância da catequese é a educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, de maneira orgânica e sistemática, para levar à vida cristã. É o primeiro anúncio do Evangelho para suscitar a fé. Ensina as verdades básicas contidas no Credo, os Sacramentos, a moral cristã baseada nos Dez Mandamentos e a espiritualidade nas orações. O Catecismo é o texto básico para os catequistas.

Veja também:
Nos passos de Jesus: catequese inclusiva acolhendo à todos!

A ignorância religiosa

O Papa Bento XVI disse um dia que o pior problema do povo católico é a ignorância religiosa. Muitos católicos não conhecem a bela doutrina católica. Sendo assim, muitos são enganados pelas seitas e igrejas que não foram fundadas por Jesus Cristo. Temos uma bela doutrina de dois mil anos, revelada por Cristo. Ela amadureceu no sangue dos mártires, nas orações dos santos, na sabedoria dos doutores, dos papas, etc. Portanto, muitos não a conhecem.

No passado os filhos aprendiam o Catecismo com os pais em primeiro lugar. Eles são “os primeiros catequistas dos filhos”. Portanto, hoje infelizmente, muitas crianças são criadas sem um dos pais ou com pais que também não conhecem a “sã doutrina da fé” (Tt 1,9; 2,1; 1 Tm 4,6; 6,20), que leva à salvação. O nosso Catecismo afirma que “a salvação está na verdade” (n. 851) e São Paulo revela que “a Igreja é a coluna e o fundamento da verdade” (1 Tm 3,15).

Então, o bom catequista é aquele que ensina esta “verdade que salva”, que Cristo depositou no coração da Igreja para ser o remédio contra todos os males. Portanto, ninguém pode ensinar às crianças, jovens e adultos o que quer, mas o que a Igreja ensina. Nenhum de nós ensina por própria conta e risco, não, somos todos enviados por Cristo através da Igreja.

O Papa João Paulo II disse um dia que: “A preocupação constante de todo o catequista, seja qual for o nível das suas responsabilidades na Igreja, deve ser a de fazer passar, através do seu ensino e do seu modo da comportar-se, a doutrina e a vida de Jesus Cristo.

Veja também:
A importância do Planejamento para a catequese.

Atente-se!

Todos os catequistas deveriam poder aplicar a si próprios a misteriosa palavra de Jesus. “A minha doutrina não é minha mas d’Aquele que me enviou” (João 7,16). É isso que faz São Paulo, ao tratar de um assunto de grande importância: “Eu aprendi do Senhor isto, que por minha vez vos transmiti” (1 Cor 11,23).

O Catecismo da Igreja – disse o Papa João Paulo – é o “texto de referência” da fé católica para quem quer conhecer o que a Igreja crê e ensina. Ele contém de modo orgânico o ensino da Sagrada Escritura. Além disso, da Tradição viva da Igreja e do Sagrado Magistério que Cristo deixou para preservar a “sã doutrina” de ser deturpada.

O catequista hoje é alguém mais do que nunca fundamental na vida da Igreja. Forma as crianças e jovens, mas também recuperar o atraso do povo de Deus em conhecer aquilo que Cristo nos ensina.

 

Peregrinação Paulo Gil Home

 

Fonte: Cléofas

Você também pode gostar

3 comentários

Lúcia Benedita Apolinário Ribeiro 2 de setembro de 2018 - 17:37

Precisamos estar bem informados e formados para a missão de evangelização. Buscar o aprendizado nem sempre é fácil, mas é preciso superar as dificuldades e participar das formações. Eu gostaria muito. Sou Catequista de adultos na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Santa S P. Abraços!

Resposta
Jornalismo 25 de setembro de 2018 - 13:41

Ficamos felizes que gostou, nosso congresso esta sendo preparado formar bem nossos catequistas!

Resposta
Gloria 14 de agosto de 2019 - 17:55

Boa tarde, gostei muito das reflexao porem acho que é muito importante a formacao porque temos que saber passar ou seja da o nosso exemplo aos nossos catecumenos. Estou indo pela primeira vez neste maravilhoso congresso so que me desculpem acho que deveria ser um pouco mais em conta para que todos podessem participar. Proncipalmente pata nos da regiao norte e nordeste do país muitos catequistas gostariam de participar mas, nao tem condicoes como os da minha paroquia que a maioria sao estudantes quem sabe regionalizar o projeto levar para outros estados onde fique mais proximo com valores accessiveis para todos.

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.