Dia mundial da Terra: como trabalhar o respeito ao planeta na catequese?

por Redação
Dia mundial da Terra: como trabalhar o respeito ao planeta na catequese

Como cristãos, é importante que desde cedo os catequizandos aprendam a cuidar da criação divina

Hoje, 22 de abril, o mundo celebra o 50º Dia Mundial da Terra. Como cristãos, é fundamental o comprometimento com a criação que nasceu por meio do sopro vital de Deus. Dessa forma, é importante que desde pequenas, as crianças sejam ensinadas acerca da importância do planeta e sua preservação tanto ambiental como também humanizada.

 

Diretório Catequese

 

Em uma de suas homilias, o Papa Francisco afirmou que a necessidade de possuir um respeito sagrado pelo planeta, se dá pelo fato de que além de nossa casa, ele também é casa de Deus. Na catequese, essa consciência também se faz importante, pois é nela que as crianças estão tendo sua primeira formação oficial sobre as doutrinas e desígnios da Igreja Católica, em que preservar a criação divina, também é reflexo de um comportamento cristão.

Mas então como trabalhar o compromisso e respeito com a Terra na catequese? O Catequistas Brasil reservou algumas dicas de como isso pode ser realizado, principalmente na época difícil em que o mundo se encontra devido a pandemia de coronavírus. Esta é uma ótima oportunidade para trabalhar a conscientização das crianças, mesmo que dentro de casa.

Solidariedade| Imagem: Reprodução

Repassar informações concretas também é catequizar

Com o decreto de quarentena e a paralização das atividades presenciais da catequese, é fato que os catequistas precisaram se reorganizar e traçar novas formas para que a evangelização não pare. O Catequistas Brasil já ressaltou a importância de manter a comunicação por meio das redes sociais e WhatsApp e passar dinâmicas e tarefas para serem realizadas em casa, com a família. Portanto, nessa semana em especial, informar sobre a importância do planeta pode ser o início do plano catequético.

Se você possui um grupo com os catequizandos ou então com os responsáveis é legal mandar conteúdo falando sobre a preservação do ambiente, a ajuda aos mais necessitados, a solidariedade e amor pelas criações de Deus. Vale ressaltar que boas ações também são uma forma de respeitar o planeta e que o gesto não se limita apenas à preservação da fauna e flora, mas sim de toda a humanidade também.

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Meditando a palavra

Convide os catequizandos a lerem com suas famílias a passagem da criação do mundo a partir das seguintes perguntas:

  • Qual a importância dessa passagem?
  • Como podemos fazer para preservar toda a obra de Deus?
  • O que eu tenho feito e o que eu posso melhorar para contribuir no cuidado com o planeta?
Gênesis 1 1:27

No princípio criou Deus o céu e a terra.
2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

6 E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
7 E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
8 E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
9 E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.

11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
14 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
15 E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
17 E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,

18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
20 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.

21 E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
22 E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
24 E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
25 E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Colocando os ensinamentos em prática

Dia mundial da Terra: como trabalhar o respeito ao planeta na catequese

Desenhando o planeta Terra| Imagem: Reprodução

Após a leitura e os questionamentos realizados com a família, convite os catequizandos a realizarem desenhos para transmitirem as suas respostas. Isto é, quais foram os ensinamentos que o livro do Gênesis deixou? A partir disso realize combinados de pequenos gestos que podem ser realizados durante a semana para por em prática o aprendizado adquirido.

Lembrando que o incentivo à preservação, união e respeito não deve ser lembrado apenas em datas especiais. É fundamental que pequenos gestos sejam incentivados sempre, para que as crianças entendam que é uma importância que se dá todos os dias.

Por Redação Catequistas Brasil

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2 comentários

Maria Aparecida Baptista Ferrarezi 22 de abril de 2020 - 16:49

Estou achando ótimo este suporte, que o “Catequista Brasil” da oferecendo aos Catequistas de todo Brasil.
Deus Abençoe toda Equipe, e que o Espírito Santo Ilumine Todos com muita Sabedoria e Intendimento.

Resposta
Matilde Aparecida Campos ferro 22 de abril de 2020 - 20:58

Sou catequista para adolecentes,Amo envagelizar gostaria de receber conteúdos para esta idade.estou na crisma 1.

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