fbpx

Corpus Christi: conheça a solenidade que celebra a Eucaristia

por Redação
Corpus Christi: conheça a solenidade que celebra a Eucaristia

A solenidade de Corpus Christi marca a presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho

Corpus Christi 2020 será dia 11 de junho

Anualmente, a Igreja celebra a solenidade de Corpus Christi. Na tradição católica, a quinta-feira, após a solenidade da Santíssima Trindade, é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia.

 

 

Motivo da Festa de Corpus Christi

A motivação litúrgica para tal festa é o louvor merecido à Eucaristia, fonte de vida da Igreja. Desde o princípio de sua história, a Igreja devota à Eucaristia um zelo especial, pois reconhece neste sinal sacramental o próprio Jesus, que continua presente, vivo e atuante em meio às comunidades cristãs.

Dessa forma, celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, para a vida da Igreja, e comprometer-nos com a missão de levar esta Boa Nova para todas as pessoas.

Leia mais:
Dicas para celebrar a festa de pentecostes na catequese

Desde quando a festa de Corpus Christi é celebrada?

A festa foi instituída pelo papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264. Na ocasião ele publicou uma bula papal sobre o tema, chamada de “Transiturus”, instituindo a data e concedendo indulgências às pessoas que fossem à missa neste dia. Segundo alguns biógrafos, o papa medieval incumbiu o filósofo e teólogo italiano São Tomás de Aquino (1255-1274) de redigir um rito (“ofício”) para a celebração da data.

Urbano, porém, morreu poucos anos após instituir a festa, em outubro do mesmo ano – o que acabou retardando a adoção das celebrações. A comemoração de Corpus Christi só “pegaria” para valer décadas depois, quando a data foi reafirmada pelo Concílio de Vienne, em 1311. Uma forma tradicional de celebrar é com uma procissão em alusão à caminhada do “povo de Deus” em busca da Terra Prometida.

Em Portugal, o dia é chamado também de “Corpo de Deus”, e é comemorado às vezes com procissões pelas ruas – que também acontecem em algumas cidades do Brasil. Em algumas cidades brasileiras, há o costume de adornar as ruas com “tapetes” feitos de serragem colorida e outros materiais.

A devoção à Eucaristia

Primeiramente, é necessário destacar que muito mais do que uma festa litúrgica, a Solenidade de Corpus Christi assume um caráter devocional popular. O momento mais especial dessa festa são as procissões pelas ruas das cidades. Contudo, o costume de enfeitar as ruas com tapetes de serragem, flores e outros materiais, formando um mosaico multicor, ainda é muito comum em vários lugares.

Em resumo, diversas cidades aproveitam a solenidade para o turismo, devido a beleza e expressividade de seus tapetes. Além disso, muitos cristãos enfeitam suas casas com altares ornamentais para saudar o Santíssimo, que passa por aquela via. Geralmente a festa termina com uma concentração em algum ambiente público, onde é dada a solene bênção do Santíssimo Sacramento. Contudo, nos ambientes urbanos, apesar das dificuldades estruturais, as comunidades continuam expressando sua fé Eucarística, adaptando ao contexto urbano a visibilidade pública da Eucaristia.

Tapete feito na cidade de Marilandia/ES | Foto: Reprodução

 

Leia mais:
A teologia e sua importância para a compreensão da fé

Oração ao Santíssimo Sacramento

Senhor meu Jesus Cristo, que pelo amor que tendes aos homens, estais de noite e de dia neste Sacramento, todo cheio de piedade e de amor, esperando, chamando e recebendo todos os que vêm visitar-Vos; eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do altar.

Eu vos adoro do abismo do meu nada e vos dou graças por todos os benefícios que me tem feito; especialmente por vós mesmo dardes a mim neste sacramento; por me terdes concedido como advogada vossa Mãe Santíssima, e por me terdes chamado a visitar-vos nesta igreja.

Eu vos saúdo, pois hoje, o vosso amantíssimo Coração, e a minha intenção é fazê-lo por três motivos: primeiro, em ação de graças por esta grande dádiva; segundo, para compensar-vos de todas as injúrias que tendes recebido, neste Sacramento, de todos os vossos inimigos; terceiro, com intenção de adorar-Vos, nesta visita, em todos os lugares da terra onde vossa presença sacramental está menos reverenciada e em maior abandono.

Meu Jesus, eu vos amo de todo o meu coração; pesa-me de ter, no passado, tantas vezes ofendido a vossa divina bondade.

Proponho, com o auxílio de vossa graça, nunca mais ofender-vos para o futuro.

E, no presente, miserável qual sou, eu me consagro todo a Vós e renuncio toda a própria vontade.

Recomendo-vos as almas do purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e da Bem-aventurada Virgem Maria.
Recomendo-vos também todos os pobres pecadores.

Finalmente, desejo unir, meu querido Salvador, todos os meus afetos com os de vosso amorosíssimo Coração; e, assim unidos, os ofereço a vosso Eterno Pai e lhe peço em vosso nome que por vosso amor os queira aceitar e atender.

(Santo Afonso Maria de Ligório)

VÍDEO SOBRE CORPUS CHRISTI:

Por Redação Catequistas Brasil

Peregrinação Paulo Gil Home

Você também pode gostar

2 comentários

A celebração da Ascensão do Senhor em casa: Jesus sobe para à direita do Pai 21 de maio de 2020 - 18:11

[…] Leia mais: Corpus Christi: conheça a solenidade que celebra a Eucaristia […]

Resposta
Corpus Christi – A História – Apostolado Catecismo da Igreja Católica 22 de maio de 2020 - 17:24

[…] Você sabe onde e como surgiu a festa de Corpus Christi? […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.