fbpx

Confira 3 dicas de jogos para usar nos encontros da catequese

por Redação

Os jogos educativos nos encontros da catequese podem contribuir com a evangelização de forma lúdica

Os jogos possuem a função de estimular o lado lúdico de crianças, jovens e adultos. Com esse intuito, neste artigo, o catequista poderá basear-se em super dicas de jogos que irão divertir os encontros de catequese. Além disso, os catequizandos fixarão, de uma maneira mais fácil, os ensinamentos da Palavra de Deus.

 

 

Confira a seguir 3 dicas de jogos para a catequese

Duas linhas e um lenço

Objetivos: Este jogo ajuda a acelerar reflexos, agilidade.

Materiais: Um lenço

Desenvolvimento: Duas equipes são escolhidas, uma linha é traçada no chão, cada uma das equipes é colocada em ambos os lados da linha a cerca de 5 metros ou mais dela. Um lenço é colocado na linha para que pertença a ambos os lados. Um número é atribuído a cada um dos participantes de cada equipe; por exemplo, se houver cinco jogadores por equipe, haverá 1-1, 2-2, 3-3, 4-4, 5-5. O catequista estará dirigindo o jogo, de modo que, se ele disser “um”, o número “um” das duas equipes sairá e tentará pegar o lenço e levá-lo embora. O jogador do time adversário, aquele que não conseguir pegar o lenço, vai correr atrás de quem o pegou e se ele tocar antes de chegar ao ponto de partida, sua equipe perde.

Leia também:
Estão abertas as inscrições para o Catequistas Brasil 2020

O arremessador

Objetivos: Simplificar os sentidos e a prática do silêncio na oração

Materiais: Um apito

Desenvolvimento: Um jogador é colocado no centro de um grande círculo, com os olhos vendados e um apito pendurado na cintura. Uma equipe, começando de qualquer ponto na extremidade do círculo, tenta se aproximar para apitar sem ser ouvida.

Se o jogador central toca o jogador que se aproxima dele, é eliminado. Contudo, este é um jogo muito tranquilo que exige silêncio absoluto daqueles que não estão participando; caso contrário, o jogo perde o interesse.

Desenhos da equipe

Objetivos: Incentivar a capacidade criativa e o raciocínio rápido na evangelização.

Materiais: Um lápis por equipe. 5 ou mais folhas de papel por equipe.

Desenvolvimento: As equipes são formadas de acordo com o número de participantes e o material disponível (não se recomenda mais de 6 por equipe). Essas equipes são formadas em uma linha, uma equipe próxima à outra, onde o primeiro de cada linha tem um lápis. Na frente de cada equipe, uma grande folha de papel ou folha é colocada entre 7 e 10 metros.

O jogo começa quando o animador nomeia um tema, por exemplo “Santa Ceia”, então a primeira de cada linha passa para o papel de sua equipe com um lápis na mão e começa a desenhar o tema chamado, neste caso ” Santa Ceia”, depois de mais ou menos 10 segundos o animador grita” já “e aqueles que estavam desenhando correm para entregar o lápis para o segundo da fila, que rapidamente corre para continuar o desenho de sua equipe, após mais ou menos 10 segundos. Sendo assim, o jogo termina quando o catequista alertar e os pontos são concedidos à equipe que melhor se baseou no tema nomeado.

 

Peregrinação Paulo Gil Home

 

Leia mais: 
Super dinâmicas para animar seu encontro!

Texto traduzido de Catequesis En Familia

Você também pode gostar

1 comentário

Vera Lúcia 13 de setembro de 2019 - 14:03

Gostei,muito legal

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.