fbpx

Super dinâmicas para catequese e seus encontros

por Redação

Por que usar dinâmicas na catequese? Como utilizá-las?

O conceito de dinâmica, muito comum entre as pessoas, é de uma ação ou atividade que faça mover, que “anime”. Há pessoas que preparam seus encontros, cursos e reuniões Com vários momentos que incluem afazeres “dinâmicos”. Se refletirmos um pouco mais, vamos perceber que, por trás desses conceitos, está a ideia de que as dinâmicas para catequese é algo à parte, inserido para movimentar outra coisa.

Pois bem: a palavra dinâmica realmente significa “movimento”, algo que faz “explodir” para mover (dínamo, dinamite…).

Embora a pedagogia seja grande aliada da Catequese, ela sozinha não garante um processo de educação da fé. Por isso, o documento Catequese Renovada ajuda a compreender o método catequético a partir da ação de Deus Trino e da própria Igreja:

  1. O modo de proceder de Deus Pai na história (cf. Salmo 103,3-6) que se revela de diversos modos e comunica-se através dos acontecimentos da vida do povo (PARTE DA REALIDADE das pessoas);
  2. O modo de proceder de Jesus , o Filho que acolhe, anuncia, convida, envia, chama a atenção às necessidades e para a reflexão sobre a mudança, tem linguagem simples e firmeza diante das tentações;
  3. A ação do Espírito Santo, “Mestre interior”, que impulsiona para o conhecimento intelectual e a experiência amorosa, para uma experiência existencial (pessoal e comunitária de Deus) fundamentada no amor;
  4. O modo de proceder da Igreja, como Mãe e educadora da fé.

 

 

Na caminhada da Igreja, principalmente na América Latina, a Catequese vai se identificar com o método pastoral. “Ver-iluminar-agir”, ao qual vai incluir “celebrar-avaliar”.

E vai afirmar o método como passos que não são estanques, mas um processo dinâmico.

O método catequético

Por mais “divertidas”, alegres e entusiasmadas que sejam as técnicas, deve-se ter o cuidado para que elas sejam, de fato, coerentes com o tema e com os valores do Evangelho.

A técnica não é um acessório, mas é parte integrante do processo catequético.

Por isso também deve ser adequada ao interesse e às capacidades dos (as) catequizandos (as), e ser significativa, próxima ao seu mundo, às suas preocupações, à sua vida (tem que fazer sentido!).

Para a tarefa educativa, o (a) catequista pode contar com técnicas didáticas, lúdicas, operativas e celebrativas.

No entanto, pode-se dizer que o problema das técnicas ou dinâmicas, ou ainda atividades, não consiste tanto em ter mais ou menos imaginação e criatividade, mas numa coerência, que se expressa na seleção e organização que corresponda com os objetivos da Catequese.

Com discernimento e a experiência vivida e partilhada entre os (as) catequistas, vai-se aprendendo novas técnicas, novas dinâmicas, ou a dar novo sentido a técnicas já utilizadas, renovando-as, integrando-as, complementando-as.

É possível, inclusive, classificar as dinâmicas segundo as funções que elas podem ajudar a desenvolver:

  • dinâmicas de apresentação, acolhida e integração do grupo;
  • atividades dinâmicas de estudo;
  • dinâmicas de planejamento e de avaliação;
  • atividades dinâmicas para a celebração, entre outras.

Veja também:
A música na catequese – uma aproximação para catequistas e artistas

Como organizar as dinâmicas para catequese

Tendo como “caminho” de educação da fé o método “Ver – Iluminar – Agir – Celebrar – Avaliar”, o (a) catequista deve buscar as técnicas necessárias para cada momento, dando “vida” ao método. É importante, também, sempre observar a liturgia diária do Calendário Litúrgico do ano.

Cruz do Catequista é excelente para dinâmicas

dinâmicas para catequese

 

Em outras palavras, a organização do encontro catequético pode e deve contar com dinâmicas que propiciem:

  1. Acolhida: quando as pessoas interagem, colocando-se em diálogo; criando laços.
  2. Ver a realidade: deixar as pessoas falarem do que sabem sobre o tema proposto. Além disso, levantar questões e problematizar as visões que se tem.
  3. Iluminar-se pela Palavra: ouvir e refletir a Palavra de Deus e os documentos da Igreja. Com o intuito de criar um maior conhecimento, a partir dos valores do Reino, sobre o fato, o tema debatido.
  4. Rezar a vida e a fé: a Palavra de Deus nos convida à oração que pode ser espontânea, ou preparada, com símbolos e ritos que nos permitem fortalecer nossa espiritualidade.
  5. Propor-se à mudança: dinâmicas que ajudem a propor e a vivenciar compromissos. Por exemplo, durante os encontros, seja em outros momentos, mas que essa mudança ocupe nossas vidas e seja manifestação do desejo de viver os valores do Reino.

As dinâmicas e técnicas são algumas propostas. A grande proposta é o seguimento e o discipulado de Jesus. Este horizonte jamais poderá ser esquecido, porque é este o centro da Catequese. Tudo o mais é mutável, transferível, adaptável, reciclável.

Veja também:
Qual a importância dos pais incentivarem os filhos a irem à catequese?

Esse assunto é muito importante para nós catequistas, e será abordado no CATEQUISTAS BRASIL. Inscreva-se no Congresso Nacional Catequistas Brasil e participe deste grande encontro de formação!

 

Peregrinação Paulo Gil Home

 

Artigo adaptado, material original se encontra em: https://convocacao.webnode.com.br/

Você também pode gostar

7 comentários

Eva Ribeito 14 de janeiro de 2019 - 09:09

Excelente material.

Resposta
Jornalismo 14 de janeiro de 2019 - 09:29

Agradecemos!

Não deixe de participar no congresso CATEQUISTAS BRASIL.

Esperamos por você!

Catequistas Brasil

Resposta
Douglas 14 de janeiro de 2019 - 09:41

Parabéns pelo artigo!

Resposta
Jornalismo 14 de janeiro de 2019 - 09:43

Agradecemos eu contato

Te esperamos no CATEQUISTAS BRASIL.

Resposta
Evci 5 de fevereiro de 2019 - 10:15

Amei o artigo e AA sugestões de dinâmicas.

Resposta
Liturgia Diária 2020 e seu Calendário Litúrgico - Catequistas Brasil 18 de dezembro de 2019 - 15:00

[…] comum. Diferentemente do Ano Civil e seu calendário compreendido de janeiro a dezembro, o Ano Litúrgico tem outra dinâmica, pois começa no 1º Domingo do Advento que tem como referência quatro semanas antes do Natal e […]

Resposta
Três dinâmicas para encontros do primeiro dia de catequese 30 de janeiro de 2020 - 15:54

[…] Leia mais: Super dinâmicas para catequese e seus encontros […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.