Home Ser CatequistaPlanejamento Como montar uma rotina catequética no período de isolamento por causa do coronavírus?

Como montar uma rotina catequética no período de isolamento por causa do coronavírus?

por Redação
Como montar uma rotina catequética no período de isolamento por causa do coronavírus?
Compartilhe:

Este período de isolamento pode contribuir com a proximidade entre pais e filhos e auxiliar na educação da fé do catequizando por meio de uma rotina catequética

Muitos pais terão o árduo desafio de organizar a vida estudantil de seus filhos durante a quarentena, dessa forma a catequese também não pode ficar de fora e precisa ser pensada com carinho para que haja uma evangelização eficaz, mesmo dentro de casa. Sendo assim, esta rotina catequética servirá como uma espécie de roteiro ou cronograma que precisará estar em sintonia com as rotinas provindas da casa de cada catequizando.

Estabeleça um roteiro

Organizar uma rotina nesses dias de quarentena pode servir de solução para os pais que não sabem como organizar a vida religiosa dos filhos. Para ajudá-los, segue alguns passos:

 

Diretório Catequese

 

1º passo – Definir as atividades diárias

Primeiramente, entenda que outras atividades também são essenciais. Sendo assim, defina a rotina com as seguintes perguntas: Em qual horário acordam? Quais as responsabilidades que eles possuem em casa? Quais horários costumam fazer as refeições?

Dessa forma, faça uma lista com as atividades e responsabilidades que a criança tem nesse período em casa. Não esqueça: brincar, assistir a filmes, jogar, entre outros, também são atividades importantes.

Leia mais:
Quarentena: dinâmicas de catequese para serem realizadas dentro de casa

2º passo – Definir o horário dos ensinos de catequese

Para fazer a definição do horário de catequese leve em conta os horários que o catequizando está mais disposto. Não é necessário um encontro extenso todos os dias. Defina um dia específico na semana para a realização de atividades mais complexas e nos demais dias realize a reza do terço, leitura da palavra, entre outras opções. Assistir a missas diárias também é uma ótima maneira de dar continuidade a catequese dentro de nosso lar.

3º passo – Continue com a rotina dos encontros de catequese

Uma ótima dica é dar continuidade com o mesmo dia e horário em que o catequizando já realizava os encontros em sua paróquia. Peça auxílio ao catequista de seu filho com atividades, orações e leituras da semana. Isso não o deixará fora da rotina e não irá atrapalhar os outros afazeres.

Destine um cantinho especial para a catequese

Como montar uma rotina catequética no período de isolamento por causa do coronavírus?

Produza um cantinho especial para a catequese. Coloque uma mesa, com os santos de devoção do catequizando, lápis coloridos, papeis, materiais de catequese e orações. Durante as atividades, coloque uma música católica para tocar no rádio ou no celular, isso incentiva a musicalidade do catequizando além de contribuir com novas maneiras de evangelização.

Conteúdo da rotina catequética

Converse com o catequista sobre os assuntos que haviam sendo tratados durante os encontros. Dê continuidade aos temas para que haja uma progressão desses ensinamentos. Caso o catequista trabalhe com um material de anotação, é essencial que os pais acompanhem o que vem sendo anotado para que possam se basear no conteúdo.

Papai e mamãe, não se preocupe caso você não tenha conhecimento sobre os assuntos abordados pelo catequista. Ensine seu filho da forma como Deus tocar o seu coração. O amor para com seus filhos e a oração diária já é a melhor catequese! Contudo, o catecismo não é feito apenas de conteúdos técnicos, a vivência do dia-a-dia é a melhor maneira de evangelizar. Tire um tempo para cuidar dos animais de estimação, do jardim e os ensine que cuidar do bem comum e dos demais seres vivos também é uma forma de catequese.

Como montar uma rotina catequética no período de isolamento por causa do coronavírus?

Grupo de pais

Mesmo com essas dicas ainda está com dificuldade de evangelizar seus filhos? Vai aí mais uma proposta da Equipe do Catequistas Brasil. Faça um grupo no WhatsApp ou no Facebook com os pais da turma de catequese dos seus filhos. Juntos as ideias irão surgir com mais precisão e dinamismo, além de poder contribuir com dinâmicas e brincadeiras que irão auxiliar na catequese domiciliar. Dessa forma, compartilhe fotos dos momentos de oração e das atividades que estão sendo realizadas.

Por Redação Catequistas Brasil

 

Peregrinação Paulo Gil Home

Você também pode gostar

1 comentário

A reza do terço para iniciantes 5 de maio de 2020 - 14:16

[…] Leia mais: Como montar uma rotina catequética no período de isolamento por causa do coronavírus? […]

Resposta

Deixe um comentário