Home DinâmicasCrisma Quarentena: dinâmicas de catequese para serem realizadas dentro de casa

Quarentena: dinâmicas de catequese para serem realizadas dentro de casa

por Redação
Quarentena: dinâmicas de catequese para serem realizadas dentro de casa
Compartilhe:

Confira algumas dinâmicas de catequese para manter a evangelização mesmo que a distância

Devido a pandemia de coronavírus, atividades religiosas como missas e a catequese foram paralisadas. Assim, é preciso, como catequista, repensar estratégias para que a evangelização continue sendo feita dentro de casa. Uma alternativa, é recomendar a participação de dinâmicas de catequese para que se vivencie nesse período de quarentena. Um aprendizado de fé e claro, passar o tempo que está sobrando de forma religiosa.

A criação de um grupo no WhatsApp com o contato dos catequizandos ou dos pais, é uma boa alternativa para facilitar a transmissão de conteúdo nessa época que tudo deverá ser realizado a distância. Além disso, é importante manter o laço de proximidade com as crianças, para que elas entendam que mesmo de portas fechadas, a igreja e a catequese continuam fazendo parte de sua vida e que dentro de casa também é um lugar de conexão com Deus. A participação dos responsáveis é fundamental para auxiliar os filhos em casa.

 

Diretório Catequese

 

 

Mas é fato que o roteiro de catequese mudou. Todo o cronograma que os catequistas fizeram para o período de evangelização de uma hora para outra não é mais o mesmo. Muitos já até possuíam dinâmicas alinhadas ao cronograma, porém a distância a realização delas se encontra impossibilitada. Por esse motivo, o Catequistas Brasil separou algumas sugestões de atividades catequéticas para serem realizadas dentro de casa.

Leia mais:
5 dicas para manter a catequese em tempo de quarentena

Imaginação e reflexão

Dinâmicas de catequese

Criança desenhando| Imagem: Reprodução

É fato, que como não é recomendado sair de casa e os estabelecimentos como papelarias se encontram fechados, não se pode pensar em passar dinâmicas com materiais que nem todos possuem. Mas, papel, lápis ou caneta certamente sempre estarão presentes na casa de todos.

A atividade consiste na proposta de que os catequizandos desenhem o que mais querem fazer na igreja quando terminar o período de quarentena. O que mais sentem falta? Essa reflexão é importante para identificar a grande importância que as atividades possuem na vida de cada um, mas que muitas vezes passam despercebidas ou vivenciadas apenas como algo rotineiro.

Para que haja uma interação entre os colegas de catequese e os catequistas, é interessante que mandem no grupo do Whatsapp uma foto segurando o desenho, assim todos irão ver a perspectiva também dos colegas e entender que estão unidos nessa época difícil, compartilhando do mesmo sentimento.

Jesus fonte de água viva

Dinâmicas de catequese

Essa é uma dinâmica para ser realizada em família, pois é interessante a participação dos pais. O material utilizado será a bíblia, duas jarras e uma bacia. A atividade tem o intuito de mostrar que nessa quarentena e durante todas as situações da vida, é preciso permitir preencher-se com o amor de Deus.

A dinâmica começa com a leitura da passagem de João 4:10-14:

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?

És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

Após a leitura, com uma jarra cheia de água e outra vazia colocada em cima de uma bacia ou recipiente, o catequizando vai colocando a água na jarra que está sem, até transbordar. A moral da dinâmica é que Jesus faz nossa vida através do Espírito Santo, transborda dentro de cada um, como fonte de água viva.

É legal que as famílias enviem fotos também no grupo da catequese para incentivar que todos realizem e vejam seu depoimento de aprendizado. Procure estabelecer uma data para que todos realizem as dinâmicas de catequese no mesmo dia.

O desafio da oração

dinâmicas de catequese

Crianças rezando o terço | Imagem: Reprodução

Como o título já diz, essa dinâmica é um desafio entre os catequizandos. Não é necessário nenhum material, apenas o terço para rezar. O propósito aqui é mostrar a força e o poder da corrente de oração, principalmente nesse momento de pandemia, em que todos rezam pela libertação da saúde do mundo.

O catequista inicia a primeira dezena do santo terço em sua casa, no final envia uma foto do momento no grupo do WhatsApp e desafia outro integrante a continuar. Dessa forma, cada família irá rezar uma dezena, sempre no final escolhendo quem continuará.

A moral é que apenas um catequizando rezando, o terço não é completo pois foi realizada apenas uma dezena de oração, porém juntos é possível terminá-lo. No final das dinâmicas de catequese o grupo verá quantos terços foram possíveis rezar até o último integrante entendendo a importância da união em oração.

Por Redação Catequistas Brasil

 

Peregrinação Paulo Gil Home

Você também pode gostar

25 comentários

Ida 25 de março de 2020 - 10:20

Amei a dinâmica para fazer em família nessa quarentena , se possível manda mais por favor

Resposta
Camila Vergopolan Schneider 30 de abril de 2020 - 17:02

Muito bom !!!

Resposta
Lutiana 25 de março de 2020 - 12:10

Muito interessante, gostei muito… Tentarei fazer com os meus catequizandos.
Obrigada 😘

Resposta
Helena M. Rodrigues 25 de março de 2020 - 13:27

Nossa Igreja é uma igreja viva nada pode impedir Ela de caminhar mesmo na quarentena podemos dar continuidade a nossa Evangelização. Muito bom o conteudo que nos é proposto para trabalhar com as crianças em casa a cataque não pode parar. Deus abençoe e continua espirando assim.

Resposta
Como montar uma rotina catequética no período de isolamento por causa do coronavírus? 26 de março de 2020 - 12:30

[…] Leia mais: Quarentena: dinâmicas de catequese para serem realizadas dentro de casa […]

Resposta
Confira dicas de como transmitir as missas ao vivo de sua paróquia 27 de março de 2020 - 11:42

[…] Leia mais: Quarentena: dinâmicas de catequese para serem realizadas dentro de casa […]

Resposta
Luzinete Gomes de Jesus silva 31 de março de 2020 - 10:13

Muito legal! Muito útil pois somos carentes de tudo na catequese!

Resposta
Maria de Fátima Alexandre do Nascimento Dias 3 de abril de 2020 - 11:09

Amei as dinâmicas!! Excelente idéia! Assim não perdemos o laço que já tínhamos antes da quarentena.
Muito obrigada!!

Resposta
CLAUCIA APARECIDA CAIXETA DO NASCIMENTO 3 de abril de 2020 - 18:19

Muito bom vou começa hoje as dinâmicas

Resposta
ELISA MARIA PEREIRA DE ALMEIDA 17 de abril de 2020 - 21:42

Muito bom! Quero receber notícias e acompanhar o site. Preciso muito de ajuda e atividades para realizar com as crianças.
Obrigado!

Resposta
Conceição Maria Vieira de Vasconcelos 20 de abril de 2020 - 22:52

Criatividade para educar as crianças com atividades produtivas e lúdicas.

Resposta
Cláudia 25 de abril de 2020 - 11:22

Gostei muito! Vou usar hoje com as crianças.

Resposta
Camila Vergopolan Schneider 30 de abril de 2020 - 17:03

Muito bom!!! Vou fazer com meus catequisandos!!!

Resposta
Zulmira Amora Marques 2 de maio de 2020 - 10:26

Muito importante essa ajuda amei.

Resposta
Domingos Nunes 1 de maio de 2020 - 11:02

Uma alternativa é fazer encontros em video conferencia via WhatsApp, Zoom, Instagram, Youtube ou Facebook.

Resposta
Catequese familiar: confira 3 dinâmicas para o dia das mães 6 de maio de 2020 - 15:52

[…] cinzas: um ciclo de fé que… Liturgia Diária: Sábado Santo – Vigília Pascal –… Quarentena: dinâmicas de catequese para serem realizadas dentro… Liturgia Diária: Sexta-feira Santa – Paixão do Senhor… Três dinâmicas para o primeiro […]

Resposta
Micheline 14 de maio de 2020 - 22:42

Parabéns pela ideia, e sugestões de dinâmicas em meio a essa pandemia, irei com certeza ler e extrair oa maximo de ideias para partilhar com meus catequisandos.

Resposta
Elza Maria Pastre Gonçalves 27 de maio de 2020 - 08:07

Partilhei as idéias com meus catequisandos e foi ótimo, parabéns pelas idéias! obrigada!

Resposta
Evangelização lúdica: confira dicas de brincadeiras para catequese 23 de junho de 2020 - 15:17

[…] a história de Santa Rita de Cássia… Ato de contrição da Igreja Católica para se… Quarentena: dinâmicas de catequese para serem realizadas dentro… Quarta-feira de cinzas: um ciclo de fé que… Três dinâmicas para o primeiro dia de […]

Resposta
Maria de Fátima Carlos de Mello 21 de julho de 2020 - 07:36

Bom dia
Muito legal essa sugestões de dinâmica

Resposta
Maria de Fátima Carlos de Mello 21 de julho de 2020 - 07:40

Adorei

Resposta
Maria de Fátima Carlos de Mello 21 de julho de 2020 - 07:42

Ser catequista e
missão

Resposta
Matheus 22 de julho de 2020 - 16:53

Hoje em dia, nesses tempos de pandemia, a melhor alternativa para ensinar os filhos no caminho que deve andar é através de atividades dinâmicas. Venho oferecer um livrinho com atividades com temática católica para seus filhos.
https://bit.ly/colorircatolico

Resposta
Adriana 12 de agosto de 2020 - 12:57

Boa tarde, nesses tempos em que estamos passando, é muito importante termos alternativas para construção de uma catequese mais dinâmicas. Obrigada

Resposta
Naza Inglez 18 de agosto de 2020 - 17:40

Boa Noite,já fiz essa do terço no mes de maio,ficou muito boa todos participaram, Familia , Catequizandos e a Catequista. Fiz até uma arvore com os retratos no whats,ficou linda.

Resposta

Deixe um comentário