Com grande número de congressistas, Catequistas Brasil chegou ao fim no último domingo

Ao longo da programação, congressistas participaram de muitas palestras, momentos de espiritualidade e animação que aconteceram no Centro de Eventos

por Redação
congressistas

Chegou ao fim no último domingo (4) a 5ª edição do congresso Catequistas Brasil, que reuniu mais de 2500 congressistas no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), no Santuário Nacional.

Em três dias de congresso, participantes puderam ouvir palestras, participar de oficinas e atividades simultâneas, além de conferir a feira de catequese ao redor do espaço, com as editoras e expositores parceiros do evento.

Outro destaque foi a primeira edição do Prêmio Frei Bernardo Cansi, com homenagens a nomes ligados à catequese do Brasil. Os momentos de espiritualidade e oração, show, adoração e Santa Missa marcaram o congresso.

 

Catequeses 2025

 

CERIMÔNIA DE ABERTURA

No primeiro dia de congresso, sexta-feira (2), o credenciamento dos congressistas foi iniciado e logo em seguida, às 9h, aconteceu a Cerimônia de Abertura do Catequistas Brasil 2024. Léo Rabello comandou a apresentação do evento, seguido de vídeos de testemunho.

Grupo de dança faz apresentação na Cerimônia de Abertura do Catequistas Brasil 2024, levantando a Cruz do Catequista, símbolo do evento (Foto: Giovanna Castro/Promocat)

Aconteceu um momento de dança artística para abrir a cerimônia, com dançarinos, fitas, bolas e tecidos. Logo em seguida, Aline Venturi, que é cantora católica, fez a leitura de um texto sobre a beleza de evangelizar com trechos das homilias do Santo Padre, o Papa Francisco. O grupo retornou ao palco para encenar a música ‘O Palhaço’ do cantor católico Grecco.

Padre Márlon Múcio, MSS subiu ao palco para dar boas vindas aos congressistas. Recentemente, Padre Márlon inaugurou a Casa de Saúde Nossa Senhora dos Raros, em Taubaté (SP), com especialidade em doenças raras.

A primeira surpresa ficou por conta da Irmã Ana Paula, CMES. Animou os catequistas e cantou músicas como ‘Eu Navegarei’ e seu sucesso ‘Sopra em Nós’. Kiara Castro, diretora da Promocat e organizadora do Catequistas Brasil, subiu ao palco e Padre Márlon deu a bênção para o evento. As primeiras palestras foram feitas por Padre Thiago Faccini, diretor comercial da Edições CNBB, e Pe. Joaozinho, SCJ com o lançamento do livro ‘Querida Igreja Católica’.

Irmã Ana Paula, da Congregação das Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo (CMES), se apresenta no Catequistas Brasil 2024 (Foto: Giovanna Castro/Promocat)

Leia mais:
Conheça os patronos e intercessores do Catequistas Brasil 2024

PALESTRAS

Ao longo dos dias, os congressistas puderam prestigiar alguns nomes que passaram pelo palco principal e pelos espaços de formação do evento. Silvonei José, do Vatican News, falou sobre os ensinamentos do Papa Bento XVI que no ano de 2022, quando era Papa Emérito.

Silvonei José, do Vatican News, esteve no palco principal do Catequistas Brasil com a palestra “Catequese viva do Papa Bento XVI: ensinamentos de um peregrino” com o lançamento do seu livro (Foto: Giovanna Castro/Promocat)

Padre Marcelo Machado, assessor de Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 1, levou o tema sobre o Teologia da Catequese e Concílio Vaticano II. O Diác. Alexandre Varela, do perfil O Catequista, falou sobre a misericórdia de Deus.

Padre André Gustavo, assessor de Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Aparecida (SP) também realizou uma palestra sobre a mística e a espiritualidade do catequista. Padre André também foi o presidente da Santa Missa de Envio.

A Rede Lumen de Catequese esteve presente com seus membros e palestrantes. Padre Paulo Gil e Irmã Lúcia Imaculada, CNSB realizaram palestras, além de um painel sobre os 45 anos do documento ‘Catechesi Tradendae’ no palco principal com a presença de Débora Pupo.

Os temas do Jubileu de 2025 e da Campanha da Fraternidade 2024 foram marcados com as palestras do Padre Jean Poul Hansen, secretário executivo de Campanha da CNBB.

Padre Renato Andrade, Padre Fabiano Goulart e Padre Erickson Silva também marcaram presença com palestras. Painéis foram destaques nos auditórios, sobre tecnologia, redes sociais e cultura POP ligadas à catequese.

Padre Zezinho, SCJ, Padre Humberto de Carvalho, o casal Airton e Andreia Bonet e Padre Gélio Nascimento, realizaram as últimas palestras do evento.

Padre Joãozinho, SCJ esteve presente nos 3 dias da 5ª edição do Catequistas Brasil e lançou livros (Foto: Giovanna Castro/Promocat)

ATRAÇÕES MUSICAIS

Os shows de sexta-feira (2) e sábado (3) ficaram por conta da Fraternidade São João Paulo II e a Banda Dominus, para animar os congressistas.

Antes do show da Fraternidade, Padre Joãozinho conduziu a Adoração ao Santíssimo Sacramento junto com Aline Venturi. Na ocasião, rezou por todos os catequistas e, em especial, pelo Papa e pela Igreja, concluindo o momento com a bênção.

A FSJPII entrou no palco, logo em seguida, com um show cheio de espiritualidade e oração, que levou os catequistas a rezarem e cantarem as músicas.

Fraternidade São João Paulo II se apresentou na sexta-feira (2), primeiro dia do Catequistas Brasil 2024 (Foto: Giovanna Castro/Promocat)

No sábado, o show foi conduzido pela Banda Dominus sob o comando do vocalista Diác. Leo Rabello. Após a entrega do Prêmio Frei Bernardo Cansi, a animação tomou conta do Centro de Eventos, com músicas que refletem a alegria de ser cristão, misturadas com ritmos de axé.

Banda Dominus animou o segundo dia do Catequistas Brasil 2024 sob o comando do vocalista e apresentador do evento, Diácono Leo Rabello (Foto: Caroline Azevedo/Promocat)

SANTO TERÇO

Padre Diogo Albuquerque conduziu no sábado a oração do Santo Terço junto com Aline Venturi. A oração, junto aos congressistas, iniciou logo pela manhã, com a chegada dos catequistas para o congresso. Entregaram à Mãe de Jesus todos os catequistas do país, imitando o ‘sim’ da Virgem Maria.

Congressistas rezam o Santo Terço com Padre Diogo Albuquerque e Aline Venturi no Catequistas Brasil 2024 (Foto: Caroline Azevedo/Promocat)

Padre Antonio Maria estava confirmado para a oração, porém, por alguns problemas pessoais, não conseguiu comparecer.

PRÊMIO FREI BERNARDO CANSI

Na noite de sábado, aconteceu a primeira edição do Prêmio Frei Bernardo Cansi, para homenagear nomes ligados à catequese nacional e reconhecer o trabalho de Frei Bernardo na implementação da Catequese Renovada.

Troféus entregues na 1ª edição do Prêmio Frei Bernardo Cansi no Catequistas Brasil 2024 (Foto: Giovanna Castro/Promocat)

O prêmio foi apresentado pela cantora Aline Venturi. No início, Aline cantou a música ‘Me chamaste para caminhar’, trazendo emoção aos participantes. A entrega dos prêmios foi feita pelas mãos de Kiara Castro.

Aline Venturi apresentou a 1ª edição do Prêmio Frei Bernado Cansi no Catequistas Brasil 2024 (Foto: Giovanna Castro/Promocat)

Após a leitura da vida de Frei Bernardo, que faleceu em 1996, os primeiros homenageados foram Therezinha Canci e Naara Canci, irmã e sobrinha do frei, que estiveram presentes na premiação.

Leia mais:
Catequistas Brasil lança Prêmio Frei Bernardo Cansi

Logo em seguida, Frei Claudio Fumegalli, da Província Nossa Senhora de Fátima do Brasil Central da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), que foi colega de congregação e de sala de estudo do Frei Bernardo, recebeu o prêmio para levar aos cuidados da congregação.

Padre Zezinho, SCJ é homenageado e recebe Prêmio Frei Bernardo Cansi no Catequistas Brasil 2024 (Foto: Caroline Azevedo/Promocat)

Ao todo, foram 11 homenageados:

  • Padre Paulo Gil
  • Irmã Lúcia Imaculada, CNSB (recebendo o prêmio em nome da Congregação Nossa Senhora de Belém e da Madre Maria Helena Cavalcanti)
  • Marlene Silva (que enviou um vídeo e delegou Padre Vanildo de Paiva para receber)
  • Irmã Verônica Firmino, FSP (recendo o prêmio em nome da Paulinas-COMEP)
  • Padre Humberto de Carvalho
  • Irmão Israel Nery, FSC (que enviou um vídeo)
  • Irmã Ângela Soldera, SJBP
  • Padre Luiz Lima, SDB
  • Irmã Marlene Bertoldi, CIIC
  • Inês Broshuis (que completou 100 anos em 2023, enviou um vídeo e delegou Irmã Marlene Bertoldi para receber)
  • Padre Zezinho, SCJ

Após as homenagens, Aline Venturi encerrou com uma música de sua autoria.

Homenageados da 1ª edição do Prêmio Frei Bernardo Cansi no Catequistas Brasil 2024 (Foto: Caroline Azevedo/Promocat)

CAMPANHA 2025

No último dia, antes da Cerimônia de Encerramento, foi divulgado o tema para o Catequistas Brasil 2025 para os congressistas. Após um vídeo institucional, foi divulgado ‘Catequistas Brasil 2025: Semeadores da Esperança’, em sintonia com o Jubileu de 2025.

Inovando o conteúdo e a dinâmica do evento, também haverá um lema. O lema proposto para o próximo ano é inspirado no Evangelho de Lucas: ‘Caiu em terra boa e deu fruto’ (cf. Lc 8, 8).

Fique atento(a) ao lançamento oficial das inscrições! Acompanhe pelo Instagram do Catequistas Brasil. Em 2025 a data será de 7 a 9 de fevereiro, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida.

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

A Cerimônia de Encerramento do Catequistas Brasil 2024 contou com algumas surpresas. A cerimônia foi iniciada com a surpresa no palco da cantora Ziza Fernandes que cantou músicas como ‘O que agrada a Deus’ e ‘Tempo de Vitória’.

Ziza Fernandes se apresenta na Cerimônia de Encerramento do Catequistas Brasil 2024 (Foto: Giovanna Castro/Promocat)

Kiara Castro e sua filha Giovanna entraram levando uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, ao som de ‘Ave Maria’, tocada no violino.

Kiara Castro, diretora da Promocat, deposita a imagem de Nossa Senhora Aparecida em local reservado ao lado das bandeiras do Brasil e do Vaticano no Catequistas Brasil 2024 (Foto: Caroline Azevedo/Promocat)

Após esse momento, deu-se início a Santa Missa de Encerramento para os congressistas, com a presença de muitos padres e diáconos que participaram da celebração.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.