Catequistas Brasil lança Prêmio Frei Bernardo Cansi

Homenagem acontecerá durante evento em 2024

por Redação
Prêmio Frei Bernardo Cansi

Premiação tem o objetivo de homenagear e reconhecer catequistas pelo trabalho árduo na área e leva o nome de Frei Bernardo Cansi, referência nacional para a catequese

Em 2024, acontecerá pela primeira vez o Prêmio Frei Bernardo Cansi, uma premiação que visa homenagear e reconhecer nomes ligados à catequese no Brasil, do passado e do presente, refletindo, especialmente, o futuro.

O impulso e a motivação dos catequistas que seguem sua missão de evangelização, partindo da mistagogia e do querigma, formando discípulos missionários para o Reino de Deus.

 

Catequeses 2025

 

O Prêmio Frei Bernardo Cansi será realizado durante a 5ª edição do Catequistas Brasil, no sábado, dia 3 de fevereiro, no palco principal, após as atividades das palestras formativas.

Leia mais:
Grupo de catequistas cria ‘vaquinha’ online após sofrer golpe de agência

FREI BERNARDO

O prêmio leva o nome de Frei Bernardo Cansi, padre franciscano da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), um dos ícones da catequese no Brasil, que auxiliou na implantação da Catequese Renovada no país.

Este momento também busca homenagear Frei Bernardo, reconhecendo e eternizando sua grande contribuição catequética em nível nacional, tornando-se referência nos estudos, publicações, orientações.

QUEM FOI FREI BERNARDO?

Nasceu em 3 de julho de 1937, em São Jorge (RS). Filho de Irene Maria Albarello e Alexandre Cansi, tinha por nome de batismo Fermino José Cansi. Ingressou no Seminário em Vila Flores (RS), fazendo a profissão temporária na Ordem em 1957, na cidade de Flores da Cunha (RS).

Sua profissão perpétua aconteceu em Ijuí (RS), ordenação diaconal em Porto Alegre (RS) e ordenação presbiteral em São Jorge (RS), no ano de 1966, por Dom Frei Cândido Maria Bampi.

Na Província Capuchinha no Rio Grande do Sul, cursou o Instituto Superior de Pastoral Catequética (ISPAC) e trabalhou na Paróquia Santo Antônio, na capital gaúcha. Em 1970, Frei Bernardo foi transferido para a Província do Brasil Central e trabalhou nas cidades de Brasília (DF), Ceilândia Sul (DF), Campo Grande (MS) e Coxim (MS). Dedicou-se, fielmente, à liturgia e à implementação da Catequese Renovada em todo Brasil.

Escreveu 23 livros, mais de 40 artigos, foi membro da Academia de Letras de Brasília, deu início à Missa dominical pela TV Brasília e a Ave-Maria pela Rádio Planalto, e exerceu vários cargos na Província.

Frei Bernardo foi para Roma, na Itália, em 1995, cursar mestrado em Catequese pela Universidade Salesiana. Em 1996, quando se preparava para o doutorado, descobriu um câncer no estômago.

De acordo com o site da Congregação Capuchinha, Frei Bernardo é descrito como um “frade alegre, entusiasta, vibrante, persistente e sempre otimista”. Muito querido e amado pelos fiéis em Brasília, pela família, e conhecido em todo Brasil pelos cursos de catequese que orientava, faleceu no Brasil em 31 de agosto de 1996, com 59 anos de vida, 39 de vida consagrada e 30 de sacerdócio.

Leia mais:
Celebrar o chamado e a missão de nossos catequistas

LEGADO

No ano de 2021, lembrando dos 25 anos do falecimento de Frei Bernardo Cansi, a Congregação dos Capuchinhos produziu um material audiovisual disponível na plataforma YouTube contando sua história. O material é intitulado “Frei Bernardo Cansi, OFMCap – Apóstolo da Catequese Renovada”.

Em 2022, a Rede Lumen de Catequese, parceira do Catequistas Brasil, publicou um livro intitulado “Frei Bernardo, memória e herança: inspirações de sinodalidade para a catequese”. Para estreitar o vínculo da catequese com o tema do Sínodo dos Bispos (2021-2024), a obra é composta de depoimentos, registros históricos das atividades e destaques de seus livros em forma de perguntas e respostas.

HOMENAGENS

Nesta 1º edição do Prêmio Frei Bernardo Cansi, ao todo serão 11 homenagens entregues na noite da cerimônia.

Os homenageados que receberão o prêmio serão divulgados sequencialmente até o dia da entrega. Alguns serão revelados apenas no momento da cerimônia.

A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá anualmente, dentro do Catequistas Brasil, durante os dias do evento.

Quer saber mais sobre o Prêmio Frei Bernardo Cansi? Clique aqui e confira!

Fique atento(a) ao nosso Instagram para conferir as novidades.

CATEQUISTAS BRASIL 2024

A 5ª edição do Catequistas Brasil será de 2 a 4 de fevereiro de 2024, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), no Santuário Nacional.

Faça sua inscrição clicando aqui e garanta a sua vaga! Venha participar desse grande evento que reúne catequistas do país inteiro.

Catequistas Brasil: Eu digo sim, Deus age em mim!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.