Com tantas mudanças, como é ser catequista hoje?
O mundo mudou, e você catequista? Estamos vivendo na civilização dos avanços tecnológicos, da globalização, da comunicação, da pós-modernidade. Ser catequista neste momento histórico é um desafio constante, e requer muita habilidade para transmitir os ensinamentos deixados por Jesus.
Já não há possibilidade de ministrar os encontros de catequese, com êxito, do jeito com que fomos ensinados. As mudanças são rápidas e iminentes. O público que hoje participa dos encontros, é formado por pessoas acostumadas a viver em meio à velocidade com que as informações são processadas. É um público exigente e educado de maneira a ser atendido conforme os padrões que esta sociedade determina.
Possui referenciais massificados de comportamento, entretenimento e comunicação, impostos pelas principais mídias. E em diversos casos, julga que o que foge deste padrão, não serve para ser consumido, aplicado ou vivenciado.
Leia também:
Estão abertas as inscrições para o Catequistas Brasil 2020
O desafio de ser catequista
A partir dessas características, valores como competição pela competição, exceder em conhecimentos para superar o outro, poder aquisitivo superior, fama e destaque pessoal fomentam o individualismo e o consumismo e ganham mais espaço. São sob esses parâmetros que se desenha o perfil das pessoas que vivem na sociedade atual. Bem como se revelam suas necessidades efêmeras. A sociedade reafirma seus valores naquilo que é transitório e passageiro, enquanto a Igreja precisa comunicar, de forma inteligível, sua crença na vida eterna.
Em resumo, o desafio de ser catequista nos dias de hoje é encontrar caminhos que proporcionem construções de encontros que correspondam às exigências da sociedade atual. Um caminho possível e capaz de contribuir para a participação ativa das pessoas na Igreja, que venha favorecer a conversão verdadeira à luz do evangelho de Jesus, mediante a comunicação de valores eternos.
Vamos ser catequistas motivados a viver a nossa vocação de acordo com as exigências de nossa época.
Gilmara Gonçalves – Catequista, Jornalista, Pós Graduada em Culturas e Meios de Comunicação pela PUC-SP. Realiza palestras nas Dioceses de todos o país sobre catequese. Palestrante do www.palestrascatolicas.com.br
1 comentário
Muito bom o artigo amei.