A data foi marcada por várias ações e homenagens nas dioceses e paróquias em âmbito nacional, nesse dia do catequista 2022
No último domingo, 28, foi celebrado, na Igreja Católica, o Dia Nacional do Catequista 2022. O dia foi marcado por várias homenagens, ações, encontros e mensagens de padres, assessores, coordenadores e bispos.
A Igreja celebra, em agosto, o Mês Vocacional, e cada domingo é dedicado a uma vocação. Este ano o tema proposto foi “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e o lema “Eu vi o Senhor!” (Jo 20, 18), também celebrando a vocação leiga, no quarto e último domingo do mês.
Encontros
A Arquidiocese de Aparecida (SP) realizou no sábado, 27, um encontro para os catequistas, celebrando a vocação e a missão de cada um que se disponibiliza na construção do Reino e na evangelização de crianças, jovens, adultos e famílias.
Para a coordenadora arquidiocesana de iniciação à vida cristã, Cidinha, “ser catequista é viver a vida, a fé e a história, estando presente na vida comunitária”.
“Desejo aos catequistas muita paz, discernimento e que não esqueçam nunca da graça que vem de Deus. Que sejam felizes e amem a catequese. Vivam felizes, acolhendo e fazendo as outras pessoas felizes. Ser catequista é bom demais”, acrescentou Cidinha.
O encontro aconteceu no Seminário Missionário Bom Jesus, em Aparecida (SP), com início às 15h com Santa Missa presidida pelo assessor de animação bíblico-catequética da arquidiocese, padre Aloísio Motta. Reuniu cerca de 80 catequistas das paróquias da arquidiocese. Após a celebração, os catequistas tiveram um momento de partilha e lanche, promovendo a convivência pastoral.
Padre Aloísio lembrou da celebração do dia e da vocação dos catequistas, tanto dos mais experientes quanto dos novos, que chegam agora ao serviço e ministério.
“Nesse dia nacional do catequista, vale recordar a nossa origem, o quanto Deus nos chamou, o nosso primeiro amor, nossa primeira turma de catequese. Lembrar das pessoas que estiveram no início do seu ministério de catequese. Para aqueles que iniciam, bem-vindo ao sangue da Igreja, como diz Dom Orlando [Arcebispo de Aparecida]. Parabéns a todos os catequistas”.
Leia mais:
Quarta live: Catequistas vivendo o caminho sinodal e missionário
Bispos do Brasil podem validar subsídio sobre Ministério de Catequista
Homenagens pelo Brasil
Muitas dioceses e paróquias celebraram o Dia Nacional do Catequista e homenagearam tantos que zelam pela fé na Igreja.
Dom Antônio Carlos Félix, bispo da Diocese de Governador Valadares (MG), escreveu em sua mensagem para que Deus “conceda aos catequistas a graça da perseverança na missão de educar na fé crianças, jovens e adultos”.
Em um vídeo divulgado pela Arquidiocese de Vitória (ES), o bispo auxiliar, Dom Andherson Franklin, agradece aos catequistas pela vocação.
“Queremos agradecer pela vida, pela vocação, pela generosidade, pelo ministério que cada um e cada uma assume na sua comunidade eclesial de base. […] Muito obrigado em meu nome, sobretudo no nome de nosso arcebispo Dom Dario Campos”, disse Dom Antônio.
A Arquidiocese de São Salvador da Bahia (BA) homenageou os catequistas em um encontro promovido pelo Serviço de Animação Bíblico-Catequética, no dia 21 de agosto.
Também aconteceu um encontro diocesano de catequistas na Diocese de Jequié (BA), na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, município de Nova Itarana, celebrando o Dia Nacional do Catequista.
Em carta, o bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG), Dom Marco Aurélio Gubiotti, e o assessor diocesano de catequese, padre Márcio Rodrigo Mota, disseram que vivemos um processo sinodal e que “todos irmãos e irmãs catequistas, com esse mesmo desejo, devem continuar sua missão evangelizadora”.
Na Arquidiocese de Santarém (PA), o coordenador arquidiocesano da Pastoral Catequética, padre Alessandro Miranda Pinto, escreveu uma mensagem dizendo que “a atuação de catequistas em instâncias comunitárias alegra o coração e aquece o trabalho eclesial”.
Também na Diocese São José do Rio Preto (SP) aconteceu um encontro que reuniu cerca de 400 catequistas, na Paróquia São Pedro e São Paulo, com Santa Missa e um momento de formação.
CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), disponibilizou um roteiro, a partir da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, para a celebração do Dia Nacional do Catequista 2022.
Acesse o roteiro clicando aqui.
Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da comissão, se dirigiu aos catequistas em uma carta ressaltando a importância do ministério e da vocação de ser catequista.
“Eis aí, nobres Catequistas, o traço feliz que podem vocês conferir à dimensão evangelizadora da Igreja. Isso não escrevo por mero elogio de ocasião. É para ajudá-los a despertar para a nobreza do que o próprio Senhor lhe reservou naquele primeiro convite que lhe chegou para tornar-se Catequista”.
Acesse a íntegra da carta clicando aqui.
A CNBB também publicou um vídeo, no qual Dom Peruzzo parabeniza todos os catequistas do Brasil. Para conferir o vídeo, clique aqui.
O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, padre Jânison de Sá, afirmou à CNBB que o catequista “como servidor da Palavra ajuda a adultos, jovens, adolescentes e crianças a conhecer e fazer uma experiência com Jesus Cristo”.
Leia mais:
Catequista: vocacionado para uma catequese discipular
Série “A música na catequese”
Rede Lumen
A Rede Lumen de Catequese também disponibilizou um roteiro para celebração do Dia Nacional do Catequista 2022. O roteiro reafirma a vocação do catequista, como amor gratuito à serviço da evangelização.
Para receber o roteiro, acesse o site catequistasbrasil.com.br/especial-mes-do-catequista/ e faça seu cadastro.
Catequistas Brasil
Na última quarta-feira do mês de agosto, dia 31, às 19h30, haverá uma live especial para encerrar o especial Mês do Catequista promovido pela equipe Catequistas Brasil, em parceria com a Promocat – Promotora Católica.
O cantor e apresentador, Leo Rabello, conduzirá o momento de espiritualidade, música e oração, junto com uma participação surpresa.
A live poderá ser acompanhada pelo canal do Catequistas Brasil no Youtube.
Promoção
Para o catequista que ainda não fez inscrição para a 4ª edição do Catequistas Brasil, o prazo do primeiro lote foi estendido até o fim de agosto. Garanta sua inscrição! Somente neste mês de agosto, a inscrição poderá ser parcelada em até 10x sem juros no cartão.
A 4ª edição do Catequistas Brasil será de 3 a 5 de fevereiro de 2023, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), próximo ao Santuário Nacional. Anote na agenda e venha participar desse grande evento que reúne catequistas do país inteiro.
Catequistas Brasil: Apontando caminhos para que você mostre a direção.