fbpx

Sábado de Aleluia: Jesus como luz da humanidade

por Redação
Sábado de Aleluia: Jesus como luz da humanidade

O Sábado de aleluia é marcado pela Missa da Vigília e a ansiedade pelo retorno da luz, que é a ressurreição do filho de Deus

O Sábado de Aleluia é o último dia do Tríduo Pascal e consiste no período de transição entre a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ainda é época de silêncio e recolhimento. Porém, ao cair da noite a Igreja celebra a Missa da Vigília com clima de festa, pois a ressurreição do Salvador se aproxima.

 

Durante o dia, os cristãos se guardam, pois ele representa o período em que Jesus se encontra morto no calvário dando continuidade ao clima de luto da Sexta da paixão. O sacrário ainda está vazio e as atividades festivas da Igreja não ainda são retomadas, porém o que muda entre o último dia do Tríduo Pascal e a Sexta-Feira Santa, é o fato de que neste dia já existe a ansiedade para a Páscoa do Senhor, que está se aproximando em forma de luz para o mundo.

A Missa da Vigília

“Ó noite de alegria verdadeira, que uniu de novo o céu e a terra inteira”. Esse é o refrão marcante do “Exulte”, hino de louvor proclamado tradicionalmente no Sábado de Aleluia, em meio à luz das velas. A Missa da Vigília começa com as luzes apagadas em sinal de como o mundo é sem a presença de Deus.

Acender o círio pascal também é uma das grandes marcas da noite, sob as palavras do sacerdote “Eis a luz do mundo”, fica claro a importância da ressurreição de Cristo para a humanidade. As luzes da celebração só são acesas com a chegada do “Glória” que não foi cantado durante todo o período da Quaresma.

Evangelho do Sábado de Aleluia

1Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. 2De repente, houve um grande tremor de terra: o anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, retirou a pedra e sentou-se nela. 3Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve. 4Os guardas ficaram com tanto medo do anjo, que tremeram, e ficaram como mortos.

5Então o anjo disse às mulheres: “Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. 6Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava. 7Ide depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que vai à vossa frente para a Galileia. Lá vós o vereis. É o que tenho a dizer-vos”.

8As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos.
9De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!”

As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. 10Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”.

Oração para o Sábado de Aleluia

Senhor, que traz de volta a luz do mundo e a luz de nossas vidas. Cremos inteiramente em ti, em teu sacrifício e a vossa ressurreição. Destes a vida por amor, que possamos fazer o mesmo para ti. Sem a tua presença o mundo se encontra em grande escuridão, traga a luz Senhor, seja o sol que ilumina as nossas vidas em meio às noites de tormenta. Nossos corações se enriquecem ao saber que tu estás novamente no meio de nós. Bendito sejas, amém.

Exulte: música do Sábado de Aleluia

Por Redação Catequistas Brasil

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.