fbpx

Por que os católicos inclinam a cabeça ao falar o nome de Jesus?

por Redação
Por que os católicos inclinam a cabeça ao falar o nome de Jesus

O costume de inclinar a cabeça ao falar o nome de Jesus é inspirado na Bíblia e foi instituído pelo Papa Gregório X no século XIII

Há muitos gestos corporais que os católicos realizam na missa. Um deles, que foi amplamente praticado há séculos, é o costume de inclinar a cabeça diante da menção do nome de Jesus. Embora não tenha sido muito enfatizado nas últimas décadas, ainda é honrado por muitos dos fiéis leigos e por alguns sacerdotes.

 

 

A origem desse costume é inspirada principalmente pelas seguintes palavras de São Paulo em sua carta aos Filipenses:

Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Filipenses 2, 9-11)

Pensando de forma prática, ajoelhar-se toda vez que o nome d’Ele é mencionado é bastante difícil. Dessa forma, o Papa Gregório X encontrou uma solução. Ele escreveu sobre isso para a Ordem Dominicana em 1274. Expressou seu desejo de que algum gesto físico fosse feito para honrar o nome de Jesus.

A seguinte parte de sua carta foi impressa no livro With God: A Book of Prayers and Reflections, de Francis Xavier Lasance.

Durante o Concílio realizado em Lyon, consideramos útil recomendar aos fiéis entrar na casa de Deus com humildade e devoção. Se comportar adequadamente enquanto ali estão, de modo a merecer a graça divina.

Também julgamos apropriado convencer os fiéis a demonstrar mais reverência por este Nome acima de todos os nomes, o único Nome pelo qual reivindicamos a salvação – o Nome de Cristo, que nos redimiu da escravidão do pecado.

Leia mais:
Catequese familiar: 5 brincadeiras para realizar com as crianças durante a quarentena

Em nome de Jesus, todo joelho seja dobrado

Sendo assim, em obediência a este preceito apostólico: ‘Em nome de Jesus, todo joelho seja dobrado’, desejamos que, ao pronunciar esse nome, principalmente no Santo Sacrifício, todos inclinem a cabeça em sinal de que, interiormente, está-se ajoelhando de coração.

O Papa Gregório queria que todos não apenas honrassem o nome de Cristo, mas se submetessem interiormente a Deus com um ato simples de amor.

Os dominicanos levaram a sério o pedido do Papa. Se tornaram os principais promotores do Santo Nome do Senhor na Igreja Católica, pregando sobre o Santo Nome, formando sociedades do Santo Nome, além de colocar altares em suas igrejas dedicadas ao Santo Nome de Jesus. O costume é simples e deve refletir um desejo interior de honrar Jesus, o único nome pelo qual somos salvos.

 

 

Com informações de Aleteia

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.