Home DinâmicasCrisma Celebrando Pentecostes na catequese infantil

Celebrando Pentecostes na catequese infantil

por Redação
Compartilhe:

Confira dicas para celebrar a Festa de Pentecostes na catequese infantil

A Igreja celebra a Festa de Pentecostes cinquenta dias após o domingo de Páscoa. O domingo de Pentecostes termina a estação da Páscoa. Dessa forma, este ano, a solenidade será celebrada no domingo, 31 de maio e o Catequistas Brasil disponibiliza dicas de como celebrar a festa de pentecostes na catequese infantil.

 

Diretório Catequese

 

A história de Pentecostes para crianças

Antes de retornar ao Pai Celestial, Jesus ressuscitado visitou seus discípulos e prometeu enviar o Espírito Santo para ajudá-los. Lemos nas Escrituras que, certa manhã, quando os discípulos foram reunidos com Maria, a mãe de Jesus e algumas outras mulheres, eles de repente ouviram um barulho como um vento forte. Então eles viram o que pareciam ser chamas de fogo sobre cada um deles. “E todos eles foram cheios do Espírito Santo.” (Atos dos apóstolos, 2, 4)

O Espírito Santo encheu os discípulos de coragem e fé, capacitando-os a compartilhar as Boas Novas com outras pessoas. Eles começaram a contar aos outros sobre Jesus, e que ele morreu por nós e ressuscitou para uma nova vida. Contudo, nesse dia, o dom do Espírito permitiu que os discípulos se comunicassem mesmo com aqueles que falavam línguas diferentes.

Leia mais:
Qual é o significado da parábola do filho pródigo?

Dicas para celebra a Festa de Pentecostes

No Pentecostes, o apóstolo Pedro falou a uma multidão reunida. Ele pediu que o povo fosse batizado e recebesse o Dom do Espírito Santo. Muitas pessoas foram batizadas naquele dia. Os apóstolos continuaram batizando muitas pessoas. Eles impuseram as mãos sobre eles para que pudessem receber o Espírito Santo, dando-lhes força e coragem.

Em resumo, o Espírito Santo veio aos discípulos no Pentecostes. Deus Pai e Jesus enviaram o Espírito Santo para ajudar e guiar a Igreja. O evento de Pentecostes mudou o mundo e deu origem à Igreja de hoje. Sendo assim, o Espírito Santo ainda está conosco hoje.

Celebrando Pentecostes na catequese infantil

Imagem: Paulus

Dinâmica para celebrar Pentecostes na catequese infantil

Objetivo: Perceber como se dá a ação do Espírito Santo na história.

Material necessário: Um canudinho de plástico para cada participante, vasilhas com água e sabão, jornal para forrar o local onde se fará a dinâmica.

Descrição da dinâmica

1°passo – Cada um ganha um canudinho e começa a fazer bolhas de sabão, observando a técnica que utiliza e os resultados obtidos.

2°passo – O catequista diz que esse é o processo que o Espírito utiliza para atuar no mundo. Esperar que os catequizando dêem sua opinião.

3°passo – Conclusão: o Espírito Santo precisa de nós para se manifestar na história (o ar que faz as bolhas vem dos nossos pulmões). Esse ar passa pelo canudinho, que é a comunidade. Ela é o instrumento que temos para agir. Se soubermos ser Igreja de verdade, sabendo dosar o sopro (nem forte nem fraco), teremos habilidade para fazer as bolhas. Do contrário, não acontecerá o milagre da união entre a água e o sabão. Eles sairão como entraram. Se conseguirmos fazer as bolhas, com paciência e carinho, valerá todo o trabalho que foi gasto. Essas bolhas são bonitas, multicoloridas, mas frágeis, como toda experiência que fazemos do Reino de Deus. Por isso, é preciso sempre fazer mais bolhas.

Faça também a Novena de Pentecostes.

Vídeo ilustrativo para catequese

Por Redação Catequistas Brasil

Peregrinação Paulo Gil Home

Você também pode gostar

3 comentários

Dicas para celebrar a festa de pentecostes na catequese 26 de maio de 2020 - 18:49

[…] a catequese passou a ser familiar devido a nova pandemia da covid-19. Os lares tornaram-se um encontro de […]

Resposta
Novena de Pentecostes, oração e pedidos com a primeira das Novenas 26 de maio de 2020 - 19:51

[…] celebrar o Pentecostes, a descida do Espírito Santo na Igreja, vamos rezar a Novena do Espírito Santo! É uma novena […]

Resposta
Alessandra Almeida 29 de maio de 2020 - 07:18

Bom dia.
Meu nome é Alessandra e gostaria de saber como faço para ter acesso a esses conteúdos para transmitir aos meus alunos?
Desde já agradeço.

Resposta

Deixe um comentário