Confira dicas para celebrar a Festa de Pentecostes na catequese infantil
A Igreja celebra a Festa de Pentecostes cinquenta dias após o domingo de Páscoa. O domingo de Pentecostes termina a estação da Páscoa. Dessa forma, este ano, a solenidade será celebrada no domingo, 31 de maio e o Catequistas Brasil disponibiliza dicas de como celebrar a festa de pentecostes na catequese infantil.
A história de Pentecostes para crianças
Antes de retornar ao Pai Celestial, Jesus ressuscitado visitou seus discípulos e prometeu enviar o Espírito Santo para ajudá-los. Lemos nas Escrituras que, certa manhã, quando os discípulos foram reunidos com Maria, a mãe de Jesus e algumas outras mulheres, eles de repente ouviram um barulho como um vento forte. Então eles viram o que pareciam ser chamas de fogo sobre cada um deles. “E todos eles foram cheios do Espírito Santo.” (Atos dos apóstolos, 2, 4)
O Espírito Santo encheu os discípulos de coragem e fé, capacitando-os a compartilhar as Boas Novas com outras pessoas. Eles começaram a contar aos outros sobre Jesus, e que ele morreu por nós e ressuscitou para uma nova vida. Contudo, nesse dia, o dom do Espírito permitiu que os discípulos se comunicassem mesmo com aqueles que falavam línguas diferentes.
Leia mais:
Qual é o significado da parábola do filho pródigo?
Dicas para celebra a Festa de Pentecostes
No Pentecostes, o apóstolo Pedro falou a uma multidão reunida. Ele pediu que o povo fosse batizado e recebesse o Dom do Espírito Santo. Muitas pessoas foram batizadas naquele dia. Os apóstolos continuaram batizando muitas pessoas. Eles impuseram as mãos sobre eles para que pudessem receber o Espírito Santo, dando-lhes força e coragem.
Em resumo, o Espírito Santo veio aos discípulos no Pentecostes. Deus Pai e Jesus enviaram o Espírito Santo para ajudar e guiar a Igreja. O evento de Pentecostes mudou o mundo e deu origem à Igreja de hoje. Sendo assim, o Espírito Santo ainda está conosco hoje.
Dinâmica para celebrar Pentecostes na catequese infantil
Objetivo: Perceber como se dá a ação do Espírito Santo na história.
Material necessário: Um canudinho de plástico para cada participante, vasilhas com água e sabão, jornal para forrar o local onde se fará a dinâmica.
Descrição da dinâmica
1°passo – Cada um ganha um canudinho e começa a fazer bolhas de sabão, observando a técnica que utiliza e os resultados obtidos.
2°passo – O catequista diz que esse é o processo que o Espírito utiliza para atuar no mundo. Esperar que os catequizando dêem sua opinião.
3°passo – Conclusão: o Espírito Santo precisa de nós para se manifestar na história (o ar que faz as bolhas vem dos nossos pulmões). Esse ar passa pelo canudinho, que é a comunidade. Ela é o instrumento que temos para agir. Se soubermos ser Igreja de verdade, sabendo dosar o sopro (nem forte nem fraco), teremos habilidade para fazer as bolhas. Do contrário, não acontecerá o milagre da união entre a água e o sabão. Eles sairão como entraram. Se conseguirmos fazer as bolhas, com paciência e carinho, valerá todo o trabalho que foi gasto. Essas bolhas são bonitas, multicoloridas, mas frágeis, como toda experiência que fazemos do Reino de Deus. Por isso, é preciso sempre fazer mais bolhas.
Faça também a Novena de Pentecostes.
3 comentários
[…] a catequese passou a ser familiar devido a nova pandemia da covid-19. Os lares tornaram-se um encontro de […]
[…] celebrar o Pentecostes, a descida do Espírito Santo na Igreja, vamos rezar a Novena do Espírito Santo! É uma novena […]
Bom dia.
Meu nome é Alessandra e gostaria de saber como faço para ter acesso a esses conteúdos para transmitir aos meus alunos?
Desde já agradeço.