Ser catequista é pertencer a uma vocação que foi lapidada no coração de Deus. E para você, o que é ser catequista?
A principal missão do catequista é levar a um encontro profundo com Jesus. Cada catequizando deve ser convidado a se imaginar caminhando com Jesus e seus apóstolos, vendo o que ele fazia em cada situação, sentindo-se parte dessa história. De acordo com o Papa Francisco, ser catequista não é uma profissão, mas uma vocação.
Evangelizar requer amor, amor sempre mais forte por Cristo, amor pelo seu povo santo. O catequista deve levar crianças, jovens e adultos ao encontro de Jesus.
Leia mais:
Faça você mesmo: lembrancinhas para catequistas
Principais razões para se tornar um catequista
- Você crescerá em sua própria fé, aprenderá os ensinamentos da Igreja e aprofundará seu relacionamento com Jesus.
- Seu batismo chama você para participar do ministério de Jesus.
- Crianças, adolescentes e adultos no mundo de hoje, mais do que nunca, precisam ouvir as Boas Novas de Jesus.
- Crianças, adolescentes e adultos no mundo de hoje, mais do que nunca, precisam encontrar bons exemplos de fé.
- Você tem muito a compartilhar com aqueles a quem ensinará e oportunidades de compartilhar a fé com outros catequistas.
- Os livros didáticos / recursos catequéticos de hoje oferecem excelente suporte.
- Você será desafiado, se divertirá e fará novos amigos.
- Você ajudará as pessoas a aprofundar seu relacionamento com Jesus. (Você estará evangelizando!)
- Você estará entregando uma tradição de 2000 anos que muda vidas.
- É nosso trabalho: Jesus nos enviou para “ir e ensinar todas as nações”.
Que outros motivos você incluiria? Foi pensando nisso que o Catequistas Brasil convidou alguns catequistas atuantes para publicarem seus depoimentos.
O que é ser catequista para Andrea Canassa?
Ser Catequista é vocação. Vocação para o serviço da igreja, do povo de Deus. Catequista é aquele que vive sua vocação com amor, que aceita o chamado de Deus e, fala em nome d’Ele e da igreja. Aceita sua vocação e assume sua missão. Catequese é amor e, somente uma pessoa apaixonada por Jesus Cristo é capaz de evangelizar um povo sedento de Deus, conduzindo cada catequizandos – criança, jovem ou adulto – ao encontro pessoal com o Senhor. Somente um catequista apaixonado por sua missão é capaz de fazer um discípulo missionário, faze- lo também ser um apaixonado por Jesus.
O que é ser catequista para Ariél Machado?
Ser catequista é compartilhar, dividir com as pessoas a experiência da bondade e da providência de Deus.
É assumir uma proposta de vida baseada na gratidão e na responsabilidade de tornar o mundo um lugar de paz e solidariedade. Ser catequista é ter coragem e audácia. Mas, sobretudo, entregar-se plenamente ao Divino Espírito para manter viva a memória e as atitudes de Jesus Cristo.
O que é ser Catequista para Lílian Volpato?
Para mim ser catequista é ser semeador do Amor de Deus no coração de catequizandos e famílias. É ser capaz de motivar ao agir cristão no mundo, com seu testemunho e coerência de vida, apontando o caminho do bem, do diálogo, do respeito e da paz. Ser alguém capaz de influenciar a vida do catequizando de uma forma positiva e propositiva, apontando opções de vida que trazem alegria e bem estar verdadeiros, pois são fundamentados na Verdade, que é o fidelíssimo amor de Deus.
Ser catequista é ser porta-voz do Criador, d’Aquele que nos amou desde o início, que nos redimiu em seu Filho Jesus Cristo, que nos ilumina e acompanha ao longo de nossa história pelo Espírito Santo, no meu caminhar enquanto Igreja, e a quem eu verdadeiramente espero encontrar no final da minha vida terrena, para o início de uma vida plena e eterna. Enquanto buscamos fazer acontecer aqui mesmo na terra o Reino de Deus, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo, não percamos nunca a esperança de que, no devido tempo, Nosso Senhor nos deixe encontrar no céu com muitos dos sacerdotes, religiosos, catequistas, catequizandos e familiares com quem nos relacionamos no agir catequético dentro de nossas comunidades!
O que é ser catequista para Emília Moreira?
“Um dia fui jornalista mas larguei a profissão,
Hoje sou catequista educadora por decisão
Levar a boa nova do Evangelho essa é a minha vocação!”
Para mim, a catequista que mais me marcou foi a minha mãe e hoje, ser catequista é um ministério, um plano de Deus na minha vida. A catequese me deu dignidade, abri mão de uma vida de glamour no jornalismo para me dedicar a minha família e vi na catequese a minha vocação. Me achei, me encontrei na catequese! Hoje exerço por amor, por vocação, por decisão!
Ouça o chamado!
Se você decidir se tornar um catequista, você respondeu ao chamado de Deus, o chamado do seu batismo. Você tomará uma decisão que enriquecerá sua vida e a vida das crianças que você ensina.
Cada um instrui fielmente tentando formar e inspirar seus alunos de acordo com os ensinamentos da Igreja Católica. É um ministério sagrado e essencial para a vida e o futuro da nossa Igreja. Embora possa ser um desafio para o catequista, também é gratificante. Seu objetivo final é levar cada catequizando ao céu.
Talvez, depois de ler isso, você ofereça gratidão a um catequista em sua paróquia pelo importante ministério que ele ou ela faz em nome de nossa igreja.
1 comentário
Achei muito bom e fiquei encantada. Sou catequista mas fiquei muitos anos afastada, pois tinha de cuidar de minha gue estava com Alzheimer. Agora em agosto retornei a catequese.
Mas estou tendo muita dificuldade, pois não tivemos reunião e nem material tenho.