Home Catequeses O cuidado com a formação religiosa das crianças na pandemia

O cuidado com a formação religiosa das crianças na pandemia

por Redação
O cuidado com a formação religiosa das crianças na pandemia
Compartilhe:

A internet tem boas opções para auxiliar os pais nesta tarefa de auxiliar a formação religiosa das crianças

Com a pandemia do novo coronavírus, as crianças ficaram sem as aulas presenciais nas escolas. Muitas paróquias também tiveram que suspender as aulas do catecismo. Com isso, os pais assumiram, ainda que temporariamente, a responsabilidade pela formação escolar e formação religiosa das crianças a partir de suas casas.

 

Diretório Catequese

 

Os catequistas até tentam manter o contato virtual com as crianças e transmitir algum material de apoio. Mas grande parte da tarefa ficou mesmo por conta dos pais e das mães. Contudo, tornar-se educador e catequista do dia para a noite não foi fácil. Por isso, o que observamos é que muitos acabaram priorizando a formação escolar e, de certa forma, deixaram em segundo plano a educação religiosa. Falta de tempo, de didática, de conhecimento ou até mesmo falta de um material adequado podem ter sido os motivos para isso.

Portanto, a boa notícia é que a internet está cheia de bons materiais que podem auxiliar os pais neste caminho da formação cristã da família.

Exemplos

O site dos Devotos Mirins, um programa do Santuário de Aparecida, traz vários conteúdos que visam aproximar as crianças de Nossa Senhora e ensinar valores cristãos para os pequenos. Na seção “Catequese”, é possível encontrar materiais sobre a vida dos santos e datas litúrgicas – tudo bem explicadinho pela turma dos Devotos Mirins em linguagem acessível às crianças. Os pais também contam com artigos e vídeos que oferecem dicas valiosas para serem colocadas em prática no processo de formação cristã das crianças.

Outra opção é o site ou aplicativo da Canção Nova Kids, que também apresenta conteúdos específicos para crianças e pais. Lá a garotada pode acessar conteúdo para aprender mais sobre épocas litúrgicas (Quaresma, Natal, Páscoa), vidas dos santos, parábolas bíblicas e muito mais. a plataforma é bem colorida, com desenhos e jogos para prender a atenção dos pequenos. Você ainda pode baixar ilustrações como motivos religiosos para seus filhos colorirem e passarem o tempo em casa. No canal da Canção Nova Kids no Youtube, os valores cristãos também são transmitidos de forma lúdica e eficaz.

Nas lojas de aplicativos há ainda várias opções de apps infantis com histórias da Bíblia. Se seu filho não sai do celular ou tablet, uma boa alternativa é baixar alguma delas para você ler com ele e refletir juntos sobre as Sagradas Escrituras.

Livros, revistas impressas e jogos físicos também são muito bem-vindos. As lojas de artigos religiosos estão repletas dessas opções.  Sendo assim, em alguns casos, é possível comprar pela internet, sem sair de casa.

Peregrinação Paulo Gil Home

 

Dinâmicas Catequistas Brasil

O Portal Catequistas Brasil também está dentro desta temática. Aqui você encontra dicas de brincadeiras, dinâmicas e encontros que podem ser realizados dentro de casa incentivando assim a formação religiosa das crianças. Confira algumas sugestões:

Por Redação Catequistas Brasil

Você também pode gostar

Deixe um comentário