Home FormaçãoCatecismo - CIC Novo Diretório de Catequese é apresentado pelo Vaticano

Novo Diretório de Catequese é apresentado pelo Vaticano

por Redação
Novo Diretório de Catequese é apresentado pelo Vaticano
Compartilhe:

O Novo Diretório de Catequese foi redigido pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização e será lançado no dia 25 de junho

Novo Diretório de Catequese

Nesta quinta-feira, 25 de junho, às 11h30 (6h30 do Brasil), o Vaticano lançou o Novo Diretório de Catequese. O documento é redigido pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (CPPNE). No Brasil, o documento foi apresentado por meio de uma live nas redes sociais da CNBB com apresentação de Padre Jânison de Sá e de Ir. Izabel Patuzzo, além das participações de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB; Dom José Antônio Peruzzo, presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética e Dom Joel Portella Amado, Secretário-Geral da CNBB.

Clique aqui e reserve já o seu Novo Diretório para a Catequese no pré-lançamento

 

Diretório Catequese

 

Em comunicado, a sala de imprensa da Santa Sé informa que o documento é apresentado, em conferência de imprensa, pelo presidente do CPPNE, dom Rino Fisichella; pelo secretário do mesmo organismo, monsenhor Octavio Ruiz Arenas; e pelo delegado para a catequese do CPPNE, monsenhor Franz-Peter Tebartz-van Elst.

O Novo Diretório de Catequese vem sendo trabalhado há vários anos, de acordo com a explicação de dom Rino Fisichella.

Leia mais:
Como planejar a ação catequética na comunidade

“O novo documento para a catequese da Igreja dará atenção particular a muitas das temáticas da sociedade atual que se relacionam com setor da educação cristã, como a cultura digital, a formação de catequistas, a pastoral que é feita em tantos ambientes ou a catequese para pessoas portadoras de deficiência”, afirmou o prelado.

De acordo com o presidente do CPPNE, há necessidade de o novo documento do Catecismo refletir a dimensão da nova evangelização:

“Certamente ajudará a compreender que o grande esforço pastoral é aquele que deriva da formação. O novo diretório será estudado e concebido à luz, não da dimensão sacramental, mas da nova evangelização”.

novo diretório de catequese

Amadurecimento da fé

Desde janeiro de 2013, por decisão de Bento XVI, o setor da catequese, na Santa Sé, passou para a competência do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, saindo da esfera da Congregação para o Clero.

Sendo assim, na conferência que proferiu aos padres das dioceses portuguesas do sul, dom Rino Fisichella convidou a “sair do túnel, em que, ao longo de algumas décadas, a catequese foi pensada apenas em vista dos sacramentos” procurando “consentir o amadurecimento da fé em relação com as condições de vida do crente”.

 

Peregrinação Paulo Gil Home

 

Clique aqui e reserve já o seu Novo Diretório para a Catequese no pré-lançamento

 

Com informações de Agência Ecclesia

Você também pode gostar

13 comentários

14 filmes para a evangelização na catequese 22 de junho de 2020 - 14:15

[…] Entretanto, hoje, temos uma vasta lista de filmes bíblicos e biografias de santos que podem ser uma excelente ferramenta a ser utilizada no dia-a-dia de nossas comunidades. Como videoteca particular do pároco ou para locação dos fiéis, vale a pena investir e montar um “kit básico” dessas principais produções. Portanto, confira alguns filmes nesse verdadeiro diretório para sua catequese: […]

Resposta
Liturgia Diária 2020 e seu Calendário Litúrgico - Catequistas Brasil 22 de junho de 2020 - 14:21

[…] CONHEÇA O NOVO DIRETÓRIO DE CATEQUESE É APRESENTADO PELO VATICANO […]

Resposta
Marua José Pereira de Faria 22 de junho de 2020 - 21:04

Ficarei muito feliz de receber tudo que tiver de novidades sobre Catequese, estou ansiosa para poder estudar o novo diretório da catequese.

Resposta
Yara Maria Montenegro de Oliveira Santos 23 de junho de 2020 - 19:03

Muito útil.

Resposta
Aparecida (SP) sediará o maior Evento de Catequistas do Brasil – Apostolado Catecismo da Igreja Católica 22 de junho de 2020 - 14:36

[…] o objetivo de capacitar o catequista, o Evento tem o propósito e a missão de contribuir para que ele se dedique à pastoral de forma […]

Resposta
Luzia zelina do nascimento 22 de junho de 2020 - 15:15

Vai ser muito bom o trabalho

Resposta
Andreia eyng 22 de junho de 2020 - 17:43

Acho importante esta formação. Sou catequista e toda formaçao é importante.

Resposta
Maria de Fátima Carvalho Soares 23 de junho de 2020 - 19:49

É de Suma Importância Este Novo Diretório Catequético, para Evangelizar os Novos Tempos Desafiadors.

Resposta
Jussiane merquides de Sousa santos 24 de junho de 2020 - 10:32

Muito bom

Resposta
Novo Diretório para a Catequese responde a novo modelo de comunicação e de formação 26 de junho de 2020 - 10:38

[…] Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (Santa Sé) disse no Vaticano que o Diretório para a Catequese que foi lançado hoje quer responder a “novos modelos de comunicação e de […]

Resposta

Deixe um comentário