Home Ser CatequistaSaúde Lute contra a depressão: o mal do século tem cura!

Lute contra a depressão: o mal do século tem cura!

por Redação
Lute contra a depressão: o mal do século tem cura!
Compartilhe:

A depressão é um mal do nosso século. Busque ajuda e tenha fé: Jesus é o médico de sua alma!

A depressão tornou-se uma verdadeira epidemia em nossos dias. Pessoas de todos os níveis sociais, de todas as idades e de todos os países, são atingidas por ela. Dessa forma, deve ser falada e observada nos encontros de catequese.

Mas é preciso saber de uma coisa: você não é obrigado a ser deprimido, a depressão tem cura! Não se entregue a ela como se estivesse num “beco sem saída”, ao contrário, lute para vencê-la, com a graça de Deus e a ajuda da medicina e da psicologia.
Deus ama você e tem um plano para a sua vida.

Ele não o criou para ser uma pessoa triste e derrotada, creia nisto. Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Para isto Ele aceitou até morrer dolorosamente numa cruz. Cristo quer dar a você essa vida plena e abundante. Mas é preciso fazer a sua parte, querer e lutar. A graça de Deus não dispensa a natureza, mas a supõe e a enriquece. Deus não age contra a sua liberdade e a sua vontade.

Leia também:
Como trabalhar a sexualidade na catequese?

Conheça algumas atitudes importantes que você precisa ter para lutar contra a depressão com a ajuda da fé. Lógico, sem excluir a ciência e a medicina. A ciência e a fé andam juntas!

1 – Jesus Cristo é o Médico de sua alma. Vá ao Seu encontro na oração, nos Evangelhos, na Confissão e na Eucaristia. “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10,13).

2 – Viva no Espírito Santo. O invoque continuamente. Ponha Deus no centro do seu coração. Quem está controlando a minha vida? Quem está sentado no trono do meu coração? É Jesus ou eu?

3 – Perdoar a todos os que ofenderam e rezar por cada um deles. Há alguém na vida que eu ainda não perdoei?

4 – Renove sua mente com a Palavra de Deus. Memorize versículos bíblicos que lhe dão força espiritual, alegria e paz. Use os Salmos para vencer o medo e dar glória a Deus.

5 – Tenha uma imagem sadia de você mesmo. Aceite-se como filho de Deus, e como Ele te fez. Nada de negativismo, pessimismo, reclamação e críticas.

6 – Busque primeiro o Reino de Deus (Mt 6,33). “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mt 22,37). O resto virá por acréscimo.

7- Entregue-se a Deus, e sirva os outros. “Dai, e servos à dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordante, vos deitarão no vosso regaço” (Lc 6,38).

8 – “Em todas as circunstâncias dai graças pois esta é a vontade de Deus” (1Ts 5,18). Louve a Deus em todas as circunstâncias.

9 – Seja agradecido a Deus. Muitas pessoas deprimidas são mal agradecidas aos outros e a Deus.

10 – “Não vos preocupeis com a vossa vida” (Mt 6,25). Faça a sua parte e deixe o resto nas mãos de Deus. Com Jesus e Maria, fique acima dos problemas, e não permita que eles sufoquem sua vida.

11 – Aceite sempre a vontade de Deus. “Aceita tudo o que te acontecer” (Eclo 2,4). Diga: se assim Deus quer, eu também quero; pois é bom para mim. “Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus”. “Se Deus é por nós quem será contra nós?”. “Tudo posso Naquele que me dá forças”.

12 – “Não temas, crê somente”. Deus está no comando de tudo. Em Nome de Jesus expulse o medo do seu coração.
13 – Não cultivar a autopiedade. Não fique com pena de si mesmo.

14 – Quando estou sofrendo, Deus está fazendo uma obra de salvação e purificação em mim. Junte às suas lágrimas e dores no cálice do sangue do Senhor.

15 – Lembre-se, todo problema tem solução, e para Deus não existe beco sem saída! Paciência, tudo passa,só Deus basta.

16 – “Viva um dia de cada vez”. A cada dia basta o seu mal. Não se preocupe com o futuro. Ponha-o nas mãos de Deus.

17 – Controle a imaginação; não deixar que a “louca da casa” fique solta. Não sofra com aquilo que ainda não aconteceu. “Não sangrar antes do tiro”.

18 – Não fique remoendo os problemas à noite. Nessa hora “o mosquito fica do tamanho de um elefante”.

19 – Não deixe de trabalhar e de lutar na depressão! Nunca ficar prostrado em uma cama. Levantar-se, rezar, caminhar, fazer ginástica, ler um bom livro, sair para conversar com um amigo, socorrer um necessitado… não se entregar.

20 – Reze o Terço, se consagre a Nossa Senhora, São José, aos Anjos e Santos e a seu Anjo da Guarda. Tenha sempre consigo um livro de orações e a Bíblia. Bendiga a Deus sem cessar.

Você também pode gostar

Deixe um comentário