Home DinâmicasCrisma Dinâmicas para uma boa catequese online

Dinâmicas para uma boa catequese online

por Redação
Dinâmicas para uma boa catequese online
Compartilhe:

Ei, catequista! Veja algumas sugestões de atividades que tornarão a catequese online mais interessante e dinâmica

Boas notícias têm surgido a cada dia, trazendo esperança de que esse tempo de pandemia acabe logo. Mas ainda é preciso cuidado e cautela, especialmente em obediência ao distanciamento social e as normas de segurança para evitar a contaminação. Entre tantas dificuldades, a maioria das paróquias decidiu por suspender os encontros, especialmente a catequese. Os encontros online são uma opção interessante, mas nem sempre acessível a todos.

Ao propor esses encontros, atente-se as possibilidades dos catequizandos, evitando que a boa intenção acabe por excluir alguns deles. Converse com os pais e com os próprios catequizandos para organizar a melhor forma de todos participarem. Feito isso, seguem algumas sugestões de atividades que tornarão os encontros mais interessantes e dinâmicos.

 

Catequese.online

 

Crianças

Para as crianças, o site https://nearpod.com/ possibilita a criação de atividades interativas. O catequista pode criar um cadastro ou acessar com um conta Google. A plataforma permite vários tipos de atividades e jogos que vão atrair a atenção dos pequenos. As atividades ficam disponíveis através de um código de acesso e podem ser realizadas por transmissão simultânea ou para que cada um acesse no melhor momento.

Ao elaborar a atividade é preciso considerar que os catequizandos precisarão da ajuda e disponibilidade dos pais. Como exemplo, eu criei uma atividade relacionando cada frase da oração Ave Maria com uma imagem, facilitando a memorização. O tipo de atividade que escolhi se chama “Time to Climb” e funciona como um joguinho que chamará a atenção das crianças. Para conhecer a plataforma, acesse o site, escolha opção “Join a lesson” e entre com o código ICMK2, que ficará disponível até 23 de fevereiro de 2021.

Jovens

E para os jovens a proposta é mais desafiadora. O site https://kahoot.com/ permite criar jogos de quiz que vão divertir e ensinar a turma. O catequista pode criar um cadastro ou acessar com um conta Google, Microsoft ou Apple. Nesse caso, o melhor é que todos estejam online ao mesmo tempo, porque a tela do catequista será a principal e exibirá as perguntas. Os catequizandos irão acompanhar a tela de questões pelo computador e acessar também pelo celular através de um código que será disponibilizado.

As perguntas aparecem na tela do catequista, que compartilha com os catequizandos e as opções de resposta aparecem na tela do celular. O quiz considera o acerto e o tempo de resposta para contabilizar uma pontuação e elaborar um ranking. O catequizando que vencer pode até ganhar um prêmio, como um terço, por exemplo. Eu criei um quiz com dez questões que pode ser acessado pelo código 4611029.

Leia mais:
5 dinâmicas sobre a Bíblia para catequese infantil

Adultos

Para a catequese de adultos, o site https://www.mentimeter.com/ tem uma proposta mais colaborativa. Assim como as plataformas anteriores, há diversas opções de atividades, mas a que chama mais a atenção é a “Word Cloud”. Com ela, o catequista cria uma página online com apenas uma questão ou frase e os catequizandos acessam através de um código e irão digitar algumas palavras, de uma até dez, conforme o catequista preferir.

As palavras que forem repetidas pelos catequizandos vão ganhando destaque na página e as demais se organizando na tela. Com isso, surge uma oportunidade interativa de encontro, com a participação dos catequizandos de forma efetiva. Após criar a atividade o acesso é bem simples, pelo endereço https://www.menti.com/ o catequizandos digita o código e escreve as palavras de acordo com a proposta. Por exemplo, se você acessar com o código 9275309, a pergunta será “Com quais palavras você descreveria Jesus?” e você terá três campos para preencher. Inicialmente, apenas o catequista tem acesso as respostas e elas são anônimas, então, seus catequizandos não precisam ter medo de errar.

As ferramentas acima são bem didáticas e foram criadas para manter a atenção e o interesse dos participantes. Mas, como toda tecnologia, podem surgir dificuldades. Por isso, o melhor seria que os catequistas se reunissem para elaborar as atividades, porque uns tem mais facilidade com o uso das ferramentas online e outros podem contribuir com a criatividade e os conteúdos. E, como sempre, é importante contar com a ajuda dos pais dos catequizandos. Lembrando que as atividades e os exemplos acima são apenas sugestões, sendo que as três plataformas oferecem possibilidades de bons encontros, seja para crianças, jovens ou adultos. Que nossa missão de ensinar a doutrina e fazer conhecer à Jesus Cristo não se abale diante das dificuldades. Que assim seja!

Por Luís Gustavo Conde

Você também pode gostar

1 comentário

Sebastiana Ferreira 27 de janeiro de 2021 - 16:57

Achei bem interessante mas tenho que aprender agora conhecer a internet e os meios, mas estou confiante é um novo desafio

Resposta

Deixe um comentário