fbpx

Catequese com adultos: formação permanente para a vida cristã!

por Redação

A catequese com adultos no desenvolvimento da vida cristã

A catequese com adultos tem uma didática delicada. Sempre consideramos o adulto alguém que chegou à maturidade, conhecedor de seus direitos e deveres, atuando com responsabilidade, como se isso fosse natural a partir da idade adulta. Mas, a maturidade é uma situação dinâmica de contínua evolução. A vida inteira é um processo de crescimento.

O desenvolvimento de um adulto não se dá necessariamente segundo as fases “psicológicas” de amadurecimento da pessoa. É necessário considerar também as circunstâncias e acontecimentos concretos da vida. Seu amadurecimento será diferente conforme a situação econômica: pobreza ou bem-estar, emprego ou desemprego. Muito dependerá da vida familiar que o sujeito teve, ambiente afetivo ou não, presença ou ausência dos pais. Os acontecimentos pesam muito no desenvolvimento da pessoa, os êxitos ou frustrações, os traumas, rejeições etc. Não é possível classificar as pessoas em categorias rígidas. Cada etapa tem seus desafios.

 

 

Nesse sentido é através das experiências da vida, através de uma contínua aprendizagem, que o adulto desenvolverá sua criatividade, sua autonomia pessoal, assumirá os compromissos e participará responsavelmente na construção da comunidade e da sociedade. O adulto conserva sempre sua capacidade de “aprender”, de abrir os horizontes dos seus pensamentos, de pensar de um modo crítico e responsável, de ser criativo.

Veja também:
Conheça a Cruz do Catequista

A faixa da maturidade

O adulto que se encontra nessa faixa de maturidade tem maior senso de responsabilidade e capacidade de estar em relação com pessoas além do círculo reduzido da família e dos amigos. As pessoas sentem-se mais responsáveis pelas gerações futuras e pelo mundo no qual estas terão de viver.

Do ponto de vista religioso, ocorre, muitas vezes, o retorno à prática religiosa e ao engajamento pastoral. É uma idade de grandes recursos educativos e pastorais. Ao se referir ao aspecto da fé, as mudanças em nível religioso podem causar crises de fé e de identidade cristã. O adulto torna-se inseguro. Não sabe responder satisfatoriamente a perguntas fundamentais da sua fé. Sente o abismo entre as gerações, dificuldade de dialogar com os filhos, de orientá-los neste mundo em constante mudança.

Em tudo isto fica claro a importância da formação cristã dos adultos. Mesmo aqueles adultos que tiveram uma boa formação religiosa na sua infância e juventude vão sentir a necessidade de uma atualização a fim de poderem justificar seu ser cristão. Constantemente, há novas descobertas, novos questionamentos que influenciam na vida de fé e de vivência cristã. Os meios de comunicação obrigam a assumir certas posições e colocam o cristão diante de perguntas sérias. Daí a necessidade de um bom trabalho com os adultos em todas as fases da sua vida. Eles têm algo para aprender, mas também muito para dar.

Temas significantes são: superação da crise da meia-idade, reencontro do sentido da vida, leitura cristã da vida, vivência de compromisso…

Quem poderá negar a necessidade da formação cristã dos adultos?

Quando falamos de “catequese com adultos”, isto pode soar como algo de iniciação. Mas a “catequese permanente” é necessária para todos. Quem não se coloca a par das mudanças do nosso mundo cultural e religioso ficará estagnado, com ideias ultrapassadas, que impedem um diálogo com o mundo contemporâneo: com os jovens, os operários, os intelectuais, como também com os pobres e marginalizados. Os adultos devem sair do seu infantilismo religioso e conhecer seu papel transformador dentro e fora da Igreja.

Os adultos devem ser motivados a procurar uma melhor formação. E, uma vez motivados, precisam encontrar agentes capacitados que possam ajudar na sua caminhada.

É a partir do diálogo, da escuta, que se pode desenvolver uma boa catequese. Isto exige dos (as) agentes um bom preparo. Eles são os primeiros a precisar de uma boa formação. Exige-se também da própria Igreja uma mentalidade de abertura e diálogo com o homem moderno, que é crítico e, justamente por isso, muitas vezes, afastado da Igreja. Portanto, a catequese encontra aqui seu campo mais característico e rico de atuação: formação de fiéis maduros, engajados na comunidade.

Veja também:
Estão abertas as inscrições para o Catequistas Brasil 2020

Contudo, esse e outros assuntos pertinentes ao processo da catequese em nossa Igreja serão abordados no congresso CATEQUISTAS BRASIL. Inscreva-se no Congresso Nacional Catequistas Brasil e participe deste grande encontro de formação!

Autor: Neuza Silveira de Souza é catequista, participa do Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.

 

Peregrinação Paulo Gil Home

 

Fonte: Arquivo Opinião e Notícias – Arquidiocese de Belo Horizonte, MG

Você também pode gostar

5 comentários

Lucia Benedita Apolinário 2 de outubro de 2018 - 21:59

Eu sou Catequista de adultos e sinto a necessidade de formação para Catequistas em minha Paróquia. Seria muito bom se pudessem enviar convites as Paróquias. Tem Padre que não incentiva os Catequistas e muito menos trás formação pra sua Paróquia. Diz que se não houver Catequistas, não haverá pra quem distribuir o Corpo e Sangue do Senhor. Eu não tenho renda nenhuma para me comprometer com as formações que sempre vejo por aqui. Tenho o CIC que me ajuda e o Livro RICA que usamos no Grupo de Catequese. Sou de Santa Isabel, SP, Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Resposta
Jornalismo 3 de outubro de 2018 - 17:48

Agradecemos Lucia, pelo seu contato!
Sua boa vontade e compromisso com a missão de Apresentar Cristo, é linda e gratificante a todos nós! Vamos encaminhar sua sugestão aos responsáveis.
Boa missão, perseverança no serviço a Igreja!

Resposta
Gleides Oliveira Pacheco 28 de outubro de 2018 - 16:36

Sou catequista de adultos também sinto a necessidade de uma formação, no momento estou fazendo faculdade de teologia católica com um titulo de bacharel EAD Centro Universitário Uninter, toda a oportunidade que tenho faço curso ouço palestra, leio muito, mas sei que é preciso uma formação presencial mais aprofundada para melhor evangelizar, gostaria muito de poder participar deste congresso,mas não tenho como arcar com esta despesa, seria possível enviar um convite para a minha paroquia? Sou de minas Gerais, Governador Valadares,Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Resposta
Jornalismo 29 de outubro de 2018 - 09:44

Gleides, bom dia!

Que bom, ficamos muito feliz com a sua busca de conhecimento, isso é muito importante! Por favor nos informe o e-mail de sua paróquia para que possamos enviar as informações.

Resposta
silvia 29 de outubro de 2018 - 16:46

Eu sou catequista ha 27 anos sou muito feliz com esse chamado que Deus fez em minha vida.
já fui catequista de varias idades e etapas , nesse ano estou tendo uma experiencia muito linda que é a catequese de adultos
vejo que eles tem sede de aprender as coisas de Deus .
e com esse congresso que vai ter vou participar mesmo pois nós catequista precisamos de muita formação aqui tbm não temos
vou passar para o padre para que todos catequistas possam participar .
muito obg

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.