fbpx

Bispos do Brasil podem validar subsídio sobre Ministério de Catequista

por Redação
subsídio

Votação do subsídio ocorrerá na 59ª Assembleia Geral, marcada para o fim de agosto, em Aparecida (SP)

A 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se aproxima e um dos temas de discussão para esse ano é o Ministério de Catequista. A CNBB publicou um vídeo com a presença de Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, sobre o Ministério do Catequista.

No vídeo, Dom Peruzzo fala sobre a importância da carta apostólica, sob forma de Motu Proprio, Antiquum Ministerium, do Santo Padre, o Papa Francisco, que reconhece o ministério de catequista. Cita também a importância desse documento para a elaboração do subsídio que será apreciado e votado na assembleia geral.

 

Catequeses 2025

 

Subsídio

“Critérios e itinerários para a instituição do Ministério de Catequista” é um subsídio, preparado pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, partindo do Motu Proprio, Antiquum Ministerium. Apresenta um modelo para ser seguido, a partir de experiências para a instituição do ministério de catequista, e colocado em prática na vivência comunitária.

Dom Peruzzo destaca a importância de os bispos das dioceses utilizarem esse material como referência. Um material do episcopado para o episcopado, que serve como base, a partir de cada realidade diocesana e das características e diferenças.

“Mas que se sigam, o quanto possível, estes critérios propostos e refletidos, para que se implante o que o Papa pediu e determinou, que vale como uma das expressões sublimes de evangelização: valorizar os catequistas como ministros evangelizadores”, completa o presidente da Comissão.

Leia mais:
Feliz é a família que confia em Deus
Catequistas Brasil: segunda live foi realizada no Mês do Catequista

O subsídio será apreciado pelos bispos de todo Brasil, reunidos em Aparecida (SP), para votação. O arcebispo destaca que o ministério não será instituído pela CNBB, mas o subsídio apenas reúne o que já é refletido há algum tempo na Igreja, em especial no Brasil, com muitas experiências. Para conferir o vídeo na íntegra, clique aqui.

A CNBB já apresentou, nos anos 2000, um documento de estudo (Estudo da CNBB 95) sobre os catequistas.

Ministério de Catequista

No ano de 2021, o Papa Francisco publicou o Motu Proprio Antiquum Ministerium a respeito do reconhecimento do catequista leigo como um ministro na evangelização. O Santo Padre afirma que as conferências episcopais devem desenvolver os caminhos para que todos tenham o acesso reconhecido ao ministério de catequista, de acordo com cada realidade, em conformidade com o documento da Santa Sé.

Para acessar o conteúdo do Motu Proprio, clique aqui.

Material

A equipe do Catequistas Brasil disponibiliza para venda o subsídio “Critérios e itinerários para a instituição do Ministério de Catequista”.

Entre em contato pelo número (12) 99640-1989 e adquira o seu subsídio.

Leia mais:
A missão do catequista: o ministério laical de catequista
Catequista: discípulo, missionário, profeta, pedagogo e mistagogo

Assembleia Geral

A segunda fase da 59ª Assembleia Geral da CNBB acontecerá entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, na cidade de Aparecida (SP), no Santuário Nacional de Aparecida, de forma presencial. A primeira fase da assembleia foi realizada em abril deste ano, virtualmente, devido às restrições sanitárias.

A assembleia é um momento em que os bispos do Brasil se reúnem, anualmente, para discussões, estudos e votações sobre temas relevantes para a Igreja no Brasil. O Ministério de Catequista será um dos pilares da 59ª Assembleia Geral.

Você também pode gostar

1 comentário

Sonia de fatima Marques 16 de agosto de 2022 - 15:11

Eu catequista a 29 anos e me formei na escola dehoniana em 2020 e não tenho pretensão de ser ministra por um simples motivo eu convivo com um meu marido há 30 anos eu sou solteira e ele que é casado e divorciado a mais de20 anos e para fazer o descasamento dele e eu casar na igreja católica fica muito caro portanto eu não estou podendo gastar e outro detalhe com o título de ministro ou não não tenho vontade de ser pois eu já me sinto catequista e nunca vou deixar de ser catequista .

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.