Home FormaçãoDocumentos CNBB A Campanha da Fraternidade e o seu importante papel social

A Campanha da Fraternidade e o seu importante papel social

por Redação
A Campanha da Fraternidade e o seu importante papel social
Compartilhe:

A Igreja Católica tem realizado obras sociais importantes ao longo das últimas décadas, por meio da Campanha da Fraternidade

Criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade tem promovido diversas reflexões e ações que contribuem para a melhoria da sociedade durante sua existência. O movimento começou na década de 60 e hoje em dia é uma das campanhas mais famosas da Igreja Católica brasileira, tendo como tema em 2020, a defesa da vida.

 

Diretório Catequese

 

A ação sempre ocorre anualmente durante o tempo da Quaresma e a cada cinco anos é realizada de forma ecumênica, isto é, em conjunto com outras denominações cristãs. Assim, sempre são escolhidos temas em alta que precisam de atenção e a partir disso é promovida uma conscientização nas igrejas, discutindo caminhos e realizando orações para que as questões sociais possam ser solucionadas.

Leia mais:
Quarta-feira de cinzas: um ciclo de fé que se renova a cada ano

A origem da Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade surgiu com a iniciativa de três padres brasileiros, que em 1961 começaram uma arrecadação para conseguir dar assistência para causas necessitadas. O que começou como algo pequeno, conquistou a solidariedade de diversas pessoas. Hoje é uma campanha reconhecida internacionalmente, sendo já um costume, durante o tempo da Quaresma, em todo o território nacional.

Ao longo de seus 56 anos, desde seu lançamento oficial em 1964, os temas abordados pela ação solidária católica trouxeram para debate discussões sobre políticas públicas, segurança, preservação e saúde. Contudo, o principal objetivo da Campanha sempre foi promover a solidariedade entre as pessoas visando a evangelização e apoiando-se nos evangelhos da Santa Bíblia.

Campanha da Fraternidade e Quaresma

O trabalho é realizado o ano todo, no entanto, seu maior foco e visibilidade é durante o tempo da Quaresma. A CNBB lança o novo tema para a Campanha todos os anos na missa da quarta-feira de cinzas, principal rito penitencial da Igreja Católica Apostólica Romana, que abre as portas desse período de conversão, partilha, e espera em Deus.

Durante esse período, também ocorre o dia da Coleta Nacional da Solidariedade. Na data escolhida, todo o dinheiro coletado durante as missas do Brasil inteiro é destinado para a atuação da Campanha da Fraternidade. Sendo assim, os recursos arrecadados sempre são enviados para projetos que atendem ao objetivo do ano e que sejam ligados ao tema debatido.

A Campanha da Fraternidade 2020

A campanha de 2020 tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema escolhido foi “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. De acordo com o Texto base da CF, nesse ano a comunidade é convidada a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.

Com o intuito de proporcionar um olhar mais voltado para o próximo, a nova campanha homenageia a santa brasileira, Irmã Dulce. A freira baiana que é famosa por suas ações humanitárias e conhecida como santa dos pobres, sempre esteve em defesa dos mais desfavorecidos. Visto isso, ela representa exatamente o objetivo da Campanha da Fraternidade, que é lutar por um mundo mais justo e solidário.

O vídeo de divulgação foi lançado no começo do ano. Ele inicia com o provérbio africano: “ Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias”. A partir disso, são exibidos depoimentos e imagens que evidenciam o quanto é importante a colaboração de todos, nesse trabalho de busca pela transformação da sociedade.

Confira o vídeo

Novo site e app da Campanha da Fraternidade são lançados

A busca por uma grande divulgação não para por aí. Agora, em 2020, a CNBB lançou um novo site e aplicativo para proporcionar uma melhor interação entre os usuários e as Campanhas da Evangelização e Fraternidade.

Dessa forma, por meio do novo app, as pessoas podem enviar vídeos, imagens e textos. Já no novo site, é divulgado diariamente notícias e conteúdo relacionados ao desemprenho da Campanha e suas ações realizas. O aplicativo pode ser baixado de forma gratuita na Play Store.

Por Redação Catequistas Brasil

 

Peregrinação Paulo Gil Home

Você também pode gostar

2 comentários

Conheça a história de São José, homem justo e pai “terreno” de Jesus 26 de fevereiro de 2020 - 13:27

[…] Leia mais: A Campanha da Fraternidade e o seu importante papel social […]

Resposta
Conheça a história de São José, homem justo e pai “terreno” de Jesus 5 de março de 2020 - 10:51

[…] as palestras do Catequistas Brasil Catequistas Brasil 2020 encerra com sucesso de público A Campanha da Fraternidade e o seu importante… Super dinâmicas para catequese e seus […]

Resposta

Deixe um comentário