Home FormaçãoBíblia 15 dicas de livros de catequese para serem lidos na quarentena

15 dicas de livros de catequese para serem lidos na quarentena

por Redação
14 dicas de livros de catequese para serem lidos na quarentena
Compartilhe:

Em tempos de quarentena, nada melhor que desfrutar de uma boa leitura e aprimorar os conhecimentos. Confira uma lista de livros de catequese para serem lidos neste período:

A quarentena é um momento de reflexão e, muitas vezes, um período para relaxar. Como muitos fiéis abdicaram de suas atividades cotidianas, o tempo livre em casa precisa ser preenchido com cultura, estudos e atividades que fazem bem ao nosso coração. Contudo, pensando nisso, o Catequistas Brasil reuniu uma lista de livros de catequese para serem lidos durante o período de isolamento, especialmente sobre quaresma até Pentecostes.

 

Diretório Catequese

 

Em resumo, a formação do catequista precisa ser abastecida diariamente. Além da Palavra de Deus, é necessária uma formação técnica para aprimorar os conceitos e mais tarde fornecer aos catequizandos uma catequese de excelência.

Leia mais:
Músicas para vivenciar a Semana Santa dentro de casa

Comunicar a Fé – Editora Vozes

De acordo com o autor Moisés Sbardelotto, comunicar, hoje, é uma ação repleta de possibilidades, mas também de desafios. Neste período histórico, os processos de comunicação são os mais diversos e interagem entre si de modo cada vez mais complexo. Esta obra pretende trazer ao leitor e à leitora a compreensão da comunicação como um dos eixos de reflexão e ação eclesiais, abordando a práxis comunicacional da Igreja hoje, como condição para o êxito da ação evangelizadora.

14 dicas de livros de catequese para serem lidos na quarentena

Dinâmicas e oficinas para uma experiência de Deus na catequese – Editora Vozes

Escrito por vários autores, as oficinas propostas nesta obra têm como intuito servir, dentro do planejamento catequético, como oportunidades para viver a experiência de Deus, de modo que se possa alcançar uma visão transformadora da ação catequética na linha do novo paradigma da iniciação cristã. São apresentadas as explicações para tornar essa tarefa mais fácil, ajudando a viver a experiência reconhecida, detalhada, provada e confessada de um encontro com Deus, pessoal ou em grupo.

14 dicas de livros de catequese para serem lidos na quarentena

Catequese com estilo catecumenal – Editora Paulinas

O autor Antonio Francisco Lelo traz uma continuidade ao pensamento catequético brasileiro, contextualizando os vários aspectos que envolvem a chamada catequese com estilo catecumenal, impulsionada pelo Diretório Nacional de Catequese, com vistas a um novo estímulo na pastoral da iniciação cristã. O Documento de Aparecida, ao enfrentar os desafios dos tempos pluralistas de hoje, opta por uma evangelização progressiva centrada no primeiro anúncio da fé – querigma – e prioriza a catequese com os adultos.

Este modelo pretende superar a fragmentação da catequese por etapas, ao ressaltar a unidade dos três primeiros sacramentos, a estreita interação entre catequese e liturgia, a centralidade pascal e a necessidade da catequese bíblica. Quer responder ao desafio de formar discípulos e missionários para a sociedade de hoje, sem fiar-se na tradição herdada de famílias pretensamente cristãs. Destina-se aos catequistas e agentes de liturgia que queiram compreender de forma mais orgânica a iniciação cristã.

14 dicas de livros de catequese para serem lidos na quarentena

Conversando Sobre Ansiedade: Aprenda a Vencer os seus Limites – Editora Canção Nova

Neste livro de Aline Rodrigues e Fernanda Lanza a autora conversa sobre pessoas comuns, normais, que fizeram ou não uma experiência com Deus, mas que são surpreendidas por um transtorno de ansiedade, uma doença psíquica e sofrem muito por viverem nessa “prisão”. Uma ótima dica para saber lidar com os catequizandos que sofrem com a ansiedade e doenças psicológicas.

14 dicas de livros de catequese para serem lidos na quarentena

Catequese inclusiva – Da acolhida na comunidade à vivência da fé – Editora Paulinas

O livro da autora Thaís Rufatto dos Santos tem a proposta de incluir os catequizandos com deficiência nos grupos paroquiais, sem isolá-los. O catequista inclusivo, nos passos de Jesus, assume atitudes de: ir ao encontro; fazer-se um com os catequizandos; torná-los sujeitos; superar os diferentes níveis e formas de marginalização.

A inclusão do catequizando com deficiência coincide com a vocação do catequista que se coloca de prontidão para acolher a missão inclusiva, independentemente da deficiência que se lhe apresenta, rumo a uma sociedade com acesso, qualidade e lugar para todos. A pedagogia inclusiva considera importante que a pessoa com deficiência se valorize e seja valorizada e também coloque suas capacidades a serviço de todos.

Para uma paróquia ser inclusiva significa primeiramente acreditar no princípio de que todas as pessoas podem aprender e ser evangelizadas, cada uma ao seu tempo e ao seu limite, mesmo com comprometimento cognitivo.

14 dicas de livros de catequese para serem lidos na quarentena

Catequista: Vocação, ministério e missão – Editora Paulus

Dos autores Humberto Robson de Carvalho, Maria Aparecida Barboza, Cristiano Aparecido Rodrigues e Jair Marques de Araújo este livro quer ser um instrumento eficaz para que a comunidade ame e valorize ainda mais o ministério do catequista, e para que os próprios catequistas, filhos prediletos da Igreja, reflitam sobre a grandeza de sua vocação, ministério e missão, e façam seu coração arder de amor por Cristo, pela Igreja e por todos a quem se dedicam com laboriosa generosidade.

14 dicas de livros de catequese para serem lidos na quarentena

Recursos metodológicos para contação de histórias Bíblicas na catequese infantil – Editora Paulus

O autor Rogério Bellini afirma que Contar histórias é uma arte que todos podem aprender! Quando transmiti da em linguagem clara, prazerosa e com vocabulário adequado para cada faixa etária, a mensagem bíblica é capaz de transformar vidas. A presente obra propõe um modo criativo de evangelizar através de atividades lúdicas e do uso de materiais reciclados, mostrando para as crianças a importância da sustentabilidade. Um jeito criativo e muito gostoso de falar de Jesus às crianças!

14 dicas de livros de catequese para serem lidos na quarentena

Manual para catequese com adultos – Editora Ave-Maria

Neste livro, a Dioceses de Ponta Grossa reuniu conteúdos destinados à Catequese de adultos. Busca seguir a estrutura de quatro tempos e três etapas, inspirado no pro¬cesso catecumenal. Portanto, os tempos são momentos de informação e amadurecimento na fé e as etapas são como portas que se atravessam, ou degraus que se sobem, possibilitando o avanço na caminhada.

14 dicas de livros de catequese para serem lidos na quarentena

Minidicionário da Iniciação a Vida Cristã – Editora Ave-Maria

Escrito por Padre Guillermo D. Micheletti, o minidicionário reflete que ser catequista consiste em assumir uma grande responsabilidade, pois trata-se de formar outras pessoas na fé, levando-as a seguir o caminho e os ensinamentos de Jesus. Como uma forma eficaz de ajudar os catequistas a assumirem essa missão, o autor preparou este minidicionário com os principais conceitos usados na literatura catequética de inspiração catecumenal, para que o catequista possa, de forma segura, transmitir o conhecimento e a fé na Doutrina da Igreja e na Palavra de Deus.

14 dicas de livros de catequese para serem lidos na quarentena

Leia mais:
Quarentena: confira dicas de filmes católicos disponíveis no YouTube

As parábolas de Jesus para Catequistas – Editora Santuário

Primeiramente, esta obra de Pe. José Carlos Pereira, CP é voltada especialmente para aqueles que têm a missão de ensinar e transmitir a fé, os catequistas. Esse livro oferece belas reflexões sobre cada uma das parábolas de Jesus. A obra despertará no coração dos catequistas o desejo do discipulado, e os ajudará em sua tarefa de ensinar os catequizandos a viver e amar Jesus Cristo.

14 dicas de livros de catequese para serem lidos na quarentena

SOS catequese – Editora Santuário

Diante dos desafios apresentados pela sociedade atual faz-se necessário repensar os métodos pedagógicos utilizados na catequese. Nesta obra o autor Luís M. Benavides reflete sobre estes métodos, propondo caminhos para uma catequese que responda às questões próprias do mundo pós-moderno.

14 dicas de livros de catequese para serem lidos na quarentena

O Catecismo da Igreja responde de A – Z – Edições Loyola

Escrito pelo Professor Felipe Aquino, o Catecismo da Igreja Católica é, como disse o Papa João Paulo II, o texto de referência da fé da Igreja. Ele é hoje, sem dúvida, o mais importante documento da Igreja. Foi feito para que o povo católico conheça, acredite e viva a fé católica que a Igreja recebeu dos Apóstolos e de Cristo. Sendo assim, depois de estudar profundamente o Catecismo, desde a sua aprovação pelo Papa, em 1992, o Prof. Felipe Aquino nos apresenta agora, em ordem alfabética, os principais assuntos que o Catecismo aborda. Este é um guia muito útil e prático para você aprender a fé católica autentica, sem erros, e poder tirar as dúvidas sobre as verdades da fé, de maneira fácil e rápida.

14 dicas de livros de catequese para serem lidos na quarentena

AOS CATEQUISTAS – SAÍ, BUSCAI, BATEI! – FONS SAPIENTIAE

Catequistas, pelas estradas ! Para catequizar, para buscar, para bater às portas. Para bater aos corações”. Toda a vida da comunidade cristã deve ser organizada em chave de missão permanente, de conversão pastoral, de “saida”. Isso vale também para a catequese, que desempenha uma tarefa decisiva em ordem ao anúncio do evangelho e ao acompanhamento das pessoas na resposta da fé. Aos catequistas dirigiu-se com atenção primorosa e constante o então arcebispo de Buenos aires; a eles dirige-se o Papa Francisco desde o inicio do seu serviço petrino.

Catequistas, pelas estradas ! Para catequizar, para buscar, para bater às portas. Para bater aos corações". Toda a vida da comunidade cristã deveser organizada em chave de missão permanente, de conversão pastoral, de "saida". Isso vale também para a catequese, que desempenha uma tarefa decisiva em ordem ao anúncio do evangelho e ao acompanhamento das pessoas na resposta da fé. Aos catequistas dirigiu-se com atenção primorosa e constante o então arcebispo de Buenos aires; a eles dirige-se o Papa Francisco desde o inicio do seu serviço petrino.

Catequese Batismal – Itinerário de Inspiração Catecumenal para Preparação de Pais e Padrinhos para o Batismo de Crianças – Edições CNBB

“Há um alargamento do horizonte eclesial que envolve a celebração do Batismo e, a partir de então, maior inserção na comunidade”. Dessa forma, o livro Catequese Batismal, composto por orientações pastorais e canônicas, chega com intuito de oferecer às comunidades católicas um caminho mais efetivo e prático para pôr em movimento uma catequese em estilo catecumenal. Assim, ao passear pelas páginas desse livro, o leitor se deparará logo com um “caminho a percorrer”, um itinerário de inspiração catecumenal para preparação de pais e padrinhos para o Batismo de crianças.

14 dicas de livros de catequese para serem lidos na quarentena

Celebrando a Vida, Catequese com o ventre materno – Scala Editora

A obra escrita pelos autores Pe. Eduardo Calandro e Pe. Siles Ledo, css tem por objetivo ajudar a família a começar um itinerário de educação da fé a partir do ventre materno. Por isso, os encontros propõem a prática da oração de petição e de gratidão, cantar com o bebê agradecendo a Deus pelo dom da vida; o conhecimento e a vivência da fé cristã; o fortalecimento de laços de relacionamento entre as famílias e a comunidade; reanimar e intensificar a fé de pais e padrinhos; e preparar, sem deixar de olhar a realidade, as famílias para o sacramento do Batismo.

14 dicas de livros de catequese para serem lidos na quarentena

Por Redação Catequistas Brasil

 

Peregrinação Paulo Gil Home

Você também pode gostar

3 comentários

Angélica Caselato de Jesus 3 de abril de 2020 - 13:34

Agradecida pelas sugestões

Resposta
O verdadeiro significado da festa de Pentecostes 4 de maio de 2020 - 12:46

[…] para a Igreja Católica, a festa de Pentecostes marca a unção do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus e a Virgem Maria. A ocasião é recordada anualmente sempre 50 dias após o Domingo de Páscoa e […]

Resposta
Maurício Victor de Uzêda 13 de junho de 2020 - 14:11

Eu sugiro dois acréscimos….
YOUCAT – Catecismo Jovem
A Fé Explicada, de Leo J. Trese, Editora Quadrante

Resposta

Deixe um comentário