Home CatequesesFamiliar 10 dicas para preparar uma novena de Natal em família

10 dicas para preparar uma novena de Natal em família

por Redação
Compartilhe:

A Novena de Natal trabalhada na família

Mais um advento se aproxima e com ele nos preparamos  para celebrarmos com amor o Natal do Senhor, é costume em muitos lugares fazermos a novena de Natal.

Momento propício para nós da catequese realizarmos encontros onde as famílias possam participar e partilhar a vida, são encontros como esses que possibilitam a manifestação do Deus menino na vida das pessoas e faz com que encontremos com os irmãos, nas pequenas comunidades familiares, as igrejas domesticas.Encontramos essas dicas preciosas e muito importantes para que nós possamos preparar bem essa dinâmica!

 

Diretório Catequese

 

Prepare uma reunião para agendar os dias da novena

Escolha uma casa para reunir algumas pessoas da família que irão ajudar a organizar a novena. Nessa reunião marque o dia de início e término da novena, horários e locais.

Escolha para cada dia da novena um local

Para cada dia da novena escolha um local para realizá-la, como a novena é em família verifique com os membros da família quem gostaria de acolher o momento de oração e preparação para o natal em casa.

Faça um calendário e compartilhe com a família

Organize o calendário da novena e distribua entre as pessoas da família que desejam participar da novena. Nesse calendário deve conter o horário e o local para que nos dias a pessoas se dirijam para a casa do familiar que vai acolher a Novena.

 

Semana posts 2020 – desktop

 

Roteiro da Novena

Reunir a família para rezar é um momento muito especial, prepare um roteiro para essa novena. Há muitas opções prontas para seguir.

A CNBB todo ano disponibiliza um subsídio de novena de Natal. O Santuário Nacional de Aparecida também conta com um roteiro de Novena de Natal que esse ano traz uma preparação para as comemorações dos 300 anos.

Envolva mais pessoas

Além da família, convide amigos e vizinhos para participar desse momento. Antes do início do momento de oração encarregue pessoas para a função de animador, leitor entre outras. A cada dia pessoas selecione pessoas diferentes para as funções para que mais pessoas participem.

Veja também:
Estão abertas as inscrições para o Catequistas Brasil 2020

Valorize as crianças

Para cada dia da novena tarefas para as crianças realizarem, pode ser um leitura, uma encenação, segurar um objeto que simbolize o Natal. Assim, os pequenos participam melhor do momento de oração e compreendem de forma prática a importância da Novena.

Utilizar símbolos

Nas casas que irão receber a novena é importante que haja um presépio montado para lembrar os fatos do nascimento de Jesus, mas, além disso, a novena pode contar com outros símbolos, por exemplo um a vela que seja acesa a cada dia e passada de casa em casa ou uma imagem do Menino Jesus que visite todas as casas.

Música

Se houver alguém na família que toque algum instrumento convide para animar a novena com música. Mas se não houver quem toque selecione músicas de natal conhecidas para que todos ajudem a cantar e deixar o momento mais animado.

Oração e ação

Além das orações desenvolva durante a novena uma ação de solidariedade, caridade para ser o gesto concreto da Novena. Por exemplo, propor ao grupo da novena uma visita a um asilo, doação de alimentos para pessoas carentes etc.

Compromisso

Com o encerramento da Novena de Natal é importante assumir um compromisso de oração e ação para realizar sempre. A família pode se comprometer a se reunir uma vez por mês para rezar o terço. Marcar uma missa para ir juntos e ainda realizar mais iniciativas de caridade junto, assim reforça a união da família e mantêm os compromissos de cristão.

Contudo, a importância da catequese familiar será pauta também no Catequistas Brasil.Inscreva-se no Congresso Nacional Catequistas Brasil e participe deste grande encontro de formação!

 

Peregrinação Paulo Gil Home

 

Veja também:
A música na catequese – uma aproximação para catequistas e artistas

Autora: Ana Cristhina Dias Bezerra

Fonte: https://vindeespiritosanto.org

Você também pode gostar

2 comentários

Claudinea Teixeira Gomes 21 de dezembro de 2018 - 09:01

sou catequista amo essa missão que nos proteja e nos guarde sempre para nos envolvermos cada vez mas

Resposta
Jornalismo 2 de janeiro de 2019 - 09:15

Claudinea, bom dia!

Ficamos contente com seu amor pela missão de evangelizar! Deus te abençoe!
Esperamos por você no Catequistas Brasil.

Resposta

Deixe um comentário