Nas palavras do Papa Francisco, o tempo do Advento e depois o do Natal é “um período do ano litúrgico que desperta a esperança no povo de Deus. Esperar é uma necessidade primária do homem: esperar no futuro, acreditar na vida, o chamado pensar positivo”.
Para que as famílias possam vivenciar esse período de forma atrativa e didática, disponibilizamos o Calendário do Advento (Infantil) de 2022, com a proposta da atividade em família: “Vivendo o Advento”.
A família deve montar o presépio no 1º Domingo do Advento, mas sem incluir o Menino Jesus. Durante todo o período, a criança deve receber uma bala e colocar na manjedoura, sendo lembrada que estamos nos preparando para a chegada do Natal. No dia 25, a criança recebe a imagem do Menino Jesus, coloca no presépio e então ela pode pegar as balas e aproveitar com a família.
Leia mais:
O catequista e o perigo do “lugar comum”
A liturgia é missão: serviço a Deus e aos irmãos e irmãs
Disse o Papa Franciso: “Eis a maravilhosa realidade da esperança: se confiarmos no Senhor tornamo-nos como Ele, a sua bênção transforma-nos em seus filhos, que partilham a sua vida. A esperança em Deus faz-nos entrar, por assim dizer, no raio de ação da sua recordação, da sua memória que nos bendiz e nos salva. E então pode brotar o aleluia, o louvor ao Deus vivo e verdadeiro, que por nós nasceu de Maria, morreu na cruz e ressuscitou na glória. E neste Deus nós temos esperança, e este Deus — que nunca é um ídolo — nunca desilude”. Que assim seja!
Para baixar o Calendário do Advento (Infantil) de 2022, clique aqui. Celebre esse tempo, vivendo o Advento em família!
Luís Gustavo Conde – Catequista na Catedral Metropolitana de São Sebastião, na Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), atuando na evangelização de jovens e adultos. Autor de artigos para o Portal de Formação da Canção Nova e articulista da Revista Paróquias. Advogado e professor de cursos técnicos profissionalizantes. Marido da Patrícia e pai do Oliver.
REFERÊNCIAS
FRANCISCO. Audiência Geral. Vaticano, 11 jan. 2017.
1 comentário
Sou catequista e às vezes tenho bastante dificuldade em ensinar meus catequisandos, o que posso fazer?
Pois o meu material é muito confuso.