Home FormaçãoBíblia Salmo 91 católico: a segurança daquele que confia em Deus

Salmo 91 católico: a segurança daquele que confia em Deus

por Redação
Salmo 91: a segurança daquele que confia em Deus

Conheça o Salmo 91 católico

O Salmo 91 é utilizado para atrair a proteção divina e fortalecer a fé cristã

O Salmo 91 católico (ou da Bíblia evangélica) está entre os mais famosos das escrituras sagradas. Alguns entendem que o Salmo 91 é o mais forte poderoso de todos da Bíblia.

“Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti”.

Os salmos são uma poderosa fonte de oração e os mesmos nas Bíblias católicas e evangélicas, de acordo com a tradução. No Antigo Testamento, canções e poemas religiosos foram reunidos no livro dos Salmos, que são recitados em forma de canção ou proclamação na liturgia da missa.

Veja também: Conheça o Catequistas Brasil, o maior evento para catequistas do Brasil

 

Semana post Home

 

Na Igreja Católica, terços, rosários, ladainhas e novenas são sempre muito procurados para alcançar graças, acalmar o coração e pedir proteção a Deus e a Virgem Maria. Mas, além das demais opções, o Salmo 91 está entre uma das formas de oração mais procuradas e recomendadas, devido aos trechos poderosos descritos, que depositam totalmente uma confiança inabalável em Deus.

Por esse motivo, o Salmo 91 é considerado o mais famoso da Santa Bíblia. É muito comum por exemplo, encontrar bíblias em estabelecimentos e residências, em que a página da escritura está aberta nesse salmo. Pendurar o trecho em quadros também é uma forma conhecida de invocar a proteção de Nosso Senhor.

Significado do Salmo 91

A palavra “habitar” usada neste versículo realmente significa “residir permanentemente”. Ele nos lembra de permanecer em Sua presença, pois é um lugar permanente de vida. Sua Palavra diz que, se fizermos isso, “descansaremos” na própria “sombra do Todo-Poderoso”. As sombras, por definição, são um local de proteção ou cobertura; elas proporcionam alívio do calor direto do sol. Se o calor é intenso, a sombra é o local para onde corremos. Diminui o que realmente sentimos na intensidade do calor. É por acaso que este é o versículo 9-1-1? Em todos os problemas que enfrentamos hoje, Deus é o lugar de refúgio para o qual podemos correr, Ele é o nosso lugar seguro.

Veja vídeo do Salmo 91 da Comunidade Católica Shalom:

Salmo 91 Católico

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

Não terás medo do terror de noite nem da flecha que voa de dia.

Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.

Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.

Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.

Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.

Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

                                                                                                      Salmos 91,1-16

Semana post Home

 

salmo 91 católico

Promessas de Deus no Salmo 91

  • “Eu vou resgatá-lo …” (entregue, faça escapar)
  • “Eu vou protegê-lo …” (coloque-o em um lugar alto)
  • “Eu responderei a ele …” (responda, fale)
  • “Estarei com ele em apuros …” (em aflições, em angústia)
  • “Vou entregá-lo …” (resgate, para trazer em segurança)
  • “e honre-o …” (para enriquecer, forte, pesado com honra)
  • “Com longa vida eu o satisfarei …” (para ter abundância na jornada)
  • “e mostre a ele minha salvação.” (deixe-o ver minha libertação e vitória)

Reflexão sobre o Salmo 91

Por Amelia Monroe Carlson

O Salmo 91 me lembra todas as noites que, independentemente da situação, tenho o amor de Deus e a proteção infalível à minha volta. Mas é mais do que isso. É um lembrete de uma das belezas da missa também. Aqui está como:

1.) Uma oração de proteção – O Salmo 91 é obviamente uma oração de alguém que buscou e encontrou refúgio no Senhor e, durante esse período, é provável que o indivíduo tenha encontrado o refúgio sobre o qual se fala dentro do templo. “Você que habita no abrigo do Altíssimo, que permanece à sombra do Todo-Poderoso, diz ao Senhor: ‘Meu refúgio e fortaleza, meu Deus em quem eu confio’.” A proteção de Deus está ao nosso redor durante todo o dia , não importa se estamos no trabalho, em casa ou mesmo fazendo compras. Contudo, há algo de especial na graça que flui do tabernáculo de Jesus Cristo na Igreja, que fornece uma sombra em que podemos habitar. Durante o tempo em que este Salmo foi escrito, o indivíduo que buscava proteção no templo encontraria proteção e proteção. graça na ‘sombra das asas do Todo-Poderoso’ (versículo 1) das asas estendidas dos querubins no santo dos santos.

2.) Abrigo do Altíssimo – O ‘abrigo do Altíssimo’ é simplesmente um ‘esconderijo’, mas nos Salmos era uma designação para os arredores do Templo protegidos. “Porque Deus me esconderá em seu abrigo em tempos de angústia; ele me esconderá na cobertura de sua tenda; e me pôs no alto de uma rocha ”(Salmo 27: 5)“ Você os esconde no abrigo da sua presença, a salvo de inimigos intrigantes. Você os esconde em sua tenda, longe do conflito de línguas. (Salmo 31:21) O fato de não comparecer à missa regularmente é o fato de não correr para o lugar mais seguro, protegido e protegido que Deus promete para aqueles que O amam e o servem. Isso é mais do que segurança física (embora tenha sido o caso também durante os tempos em que o Salmo foi escrito), é uma segurança espiritual, um refúgio de graça que flui do Senhor que atinge as profundezas da sua alma.

3.) O nome acima de todos os nomes – “Porque ele se apega a mim, eu o livrarei; porque ele sabe meu nome, eu o colocarei no alto. (versículo 14). O Salmo 91 promete que aqueles que ‘se apegam’ a Jesus e conhecem seu nome se encontrarão na sombra de Sua proteção. A chave é ‘se apegar’ a Jesus. Jesus deve ser sua primeira opção em vez de sua última chance. Você deve ter um relacionamento com Jesus, onde corre para Ele quando precisa de ajuda, esperança, amor ou encorajamento.

Os versículos finais do Salmo 91 são um oráculo de salvação que fornece uma promessa poderosa àqueles que confiam em Deus que a salvação é deles. Se você está procurando algo que tenha o poder de tocar sua vida e mudar sua atitude em tempos de angústia, problemas, ansiedade e desespero, ou se você quer apenas um impulso adicional de encorajamento e esperança, comprometa-se a ler o Salmo 91 por 30 noites seguidas antes de ir para a cama. Veja o que o Senhor faz com isso.

Afirmação da fé cristã com o Salmo 91

Quantas vezes, em diferentes momentos de nossas vidas, nos encontramos entre dificuldades, perseguições e o medo? O salmo 91 retrata entre metáforas, justamente todas as formas existentes dos males que assolam a caminhada dos cristãos e vem para reforçar que em meio às tribulações, é preciso confiar na providência divina.

Em “O terror da noite ”, a passagem refere-se aos assaltos dos bandidos e as incursões dos inimigos. Em “A flecha que voa de dia”, são mencionados os ataques que enfrentamos durante o dia inteiro. E por fim, pode-se citar como outro exemplo, o trecho “da peste que anda na escuridão” como referência à propagação do contágio do mal que muitas vezes o homem não vê.

No entanto, mesmo entre essas recordações e todos esses conflitos que nos afligem, nos versículos seguintes o salmo nos incita a termos coragem e confiança em Nossa Senhor. Como é o caso da passagem: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti”.

Isto é, aquele que possui uma fé fervorosa e que se permite ser instruído pelos desígnios de Deus, não precisa temer. Deus acolhe os justos em seu coração, perdoa os pecados e jamais abandona um filho. Deus nos livra de tudo o que é ruim e reforça seu cuidado através de seus anjos que nos guardam: “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos”.

O Salmo 91 é uma verdadeira afirmação da fé cristã e como se deve agir perante as dificuldades encontradas. Reze-o como forma de oração ou louvor, mantenha-o sempre por perto. Ele é reflexão da segurança daquele que confia em Deus.

Comentários sobre o Salmo 91

Alguns dos antigos pensavam que Moisés era o autor, não apenas do salmo anterior, que se diz expressamente ser dele, mas também dos oito que o seguem. É provável que este salmo também tenha sido escrito por David; é um mandado de proteção para todos os verdadeiros crentes, não em nome do rei Davi ou sob seu amplo selo. Ele mesmo precisava, especialmente se o salmo estivesse escrito, como era de alguma conjectura, na época da peste que foi enviada para numerar o povo, mas em nome do rei dos reis, e sob o amplo selo do céu. A própria resolução do salmista de tomar Deus como seu guardador (v. 2), a partir do qual ele dá orientação e encorajamento a outros (v. 9).

As promessas aqui feitas, em nome de Deus, a todos os que o fazem com sinceridade. 1. Eles serão tomados sob os cuidados peculiares do Céu (v. 1 , v. 4). Eles serão libertados da malícia dos poderes das trevas ( v. 3 , v. 5 , v. 6 ), e por meio de uma preservação distintiva (v. 7 , v. 8). Eles serão a carga dos santos anjos (v. 10-12). Eles triunfarão sobre seus inimigos (v. 13). Eles serão os favoritos especiais do próprio Deus (v. 14-16). Ao cantar isso, devemos nos abrigar sob a proteção divina e depois nos consolar. Muitos pensam que para Cristo, como mediador, essas promessas pertencem principalmente (Isa. 49, 2), não porque a ele o diabo aplicou uma dessas promessas (Mt. 4, 6), mas porque a ele elas são muito aplicáveis, e, vindo através dele, eles são mais doces e seguros para todos os crentes.

 

Veja vídeo do Salmo 91 narrado por Cid Moreira:

Breve oração do Salmo 91

“Querido Deus, obrigado por sua presença conosco, obrigado por sua Sombra Todo-Poderosa. Obrigado por nos apresentar e nos cobrir por trás. Obrigado por estar em nosso meio e por nosso futuro estar seguro no mundo. lugar que você está se preparando para nós.

Suas palavras trazem tanta esperança e conforto. Lembre-nos de sua força hoje, que possamos ver vislumbres de sua glória e bênção ao longo do caminho, enquanto procuramos por você. Pois vitória e salvação são encontradas somente em você.

No poderoso nome de Jesus, amém. “

 

Semana post Home
Por Redação Catequistas Brasil 

 

Peregrinação Paulo Gil Home

Você também pode gostar

1 comentário

A reza do terço para iniciantes 5 de maio de 2020 - 16:19

[…] Leia mais: Salmo 91 católico: a segurança daquele que confia em Deus […]

Resposta

Deixe um comentário