fbpx

Qual é o significado da parábola do filho pródigo?

por Redação
Qual é o significado da parábola do filho pródigo?

A parábola do filho pródigo mostra como o amor de Deus restaura os perdidos

A parábola do filho pródigo mostra como Deus nos ama, apesar de nossos erros. Deus está sempre pronto a perdoar quem se arrepende e fica feliz quando Seus filhos voltam para Ele. Uma parábola é uma pequena história que ajuda a entender uma verdade complexa. Jesus contou a parábola do filho pródigo para explicar o relacionamento de Deus com o pecador.

 

 

A história do filho pródigo

A parábola do filho pródigo conta sobre um homem que tinha dois filhos. Um dia o filho mais novo pediu sua parte da herança e foi embora para “curtir a vida”. O jovem gastou tudo em seus prazeres e acabou na pobreza. Depois houve uma fome no lugar onde ele estava e o único emprego que ele conseguiu para sobreviver foi a cuidar de porcos, que eram animais considerados impuros pelos judeus (Lucas 15:14-16).

O jovem ficou com tanta fome que até ficou com vontade de comer a comida dos porcos! Então ele se lembrou da casa de seu pai, onde até os servos comiam bem. Ele se arrependeu e decidiu voltar para casa, pedir perdão a seu pai e pedir um emprego como um servo (Lucas 15:17-19).

Leia mais:
Aprenda a rezar o Terço de Santa Rita de Cássia, padroeira das causas impossíveis

O encontro

Quando o pai viu seu filho chegando de longe, ele correu ao seu encontro e o recebeu com alegria. O filho pediu perdão e tentou pedir um emprego mas o pai o interrompeu, chamando os servos para trazer roupa nova para o filho e preparar uma festa (Lucas 15:22-24). O pai não estava zangado nem desiludido; ele estava feliz porque seu filho tinha voltado em segurança!

Quando o filho mais velho chegou do trabalho, a festa já tinha começado. Ele ouviu que seu irmão mais novo tinha voltado e, em vez de se alegrar, ele ficou zangado! Seu pai veio falar com ele e o filho explicou que ele sempre trabalhou e fez tudo para agradar seu pai sem receber nada em troca. Agora ele se sentia injustiçado porque seu pai tinha feito uma festa por seu irmão irresponsável, somente porque tinha voltado para casa (Lucas 15:29-30).

O pai explicou que tudo que ele tinha pertencia ao filho mais velho. Mas a celebração era importante porque antes era como se o filho mais novo estivesse morto e agora tinha voltado à vida! O pai não estava celebrando os erros do filho mas sim sua mudança de vida (Lucas 15:31-32).

Qual é o significado da parábola do filho pródigo?

O significado da parábola

Deus é nosso pai. Quando pecamos, somos como o filho pródigo, abandonando nosso pai para desperdiçar nossa vida. O pecado destrói a vida e acaba com as bênçãos que Deus nos dá. O filho pródigo voltando para casa representa quem se arrepende de seus pecados, pedindo perdão a Deus.

Deus fica muito feliz em perdoar quem se arrepende. Ele acolhe com amor e carinho, sem guardar rancor. Sempre que alguém se arrepende, Deus faz uma festa! Ele restaura e transforma, dando uma segunda oportunidade.

Também podemos ser como o irmão mais velho. Quando somos obedientes a Deus não podemos nos esquecer de Seu amor incondicional. Deus não nos ama por causa das coisas que fazemos por Ele. Deus nos ama porque somos Seus filhos!

Como é fácil nos sentirmos “injustiçados” (com inveja) quando outra pessoa “menos digna” é abençoada por Deus! Mas o arrependimento deveria ser motivo de grande alegria para todos nós. Quando largamos a inveja, vemos que Deus também nos dá muitas bênçãos que podemos aproveitar. Não temos motivo para sentir inveja.

Leia mais:
15 dicas de livros de catequese para serem lidos na quarentena

Quem era o filho pródigo?

O filho pródigo, ou filho perdido, era um abusador da graça. A graça é frequentemente definida como favor imerecido ou não merecido. Ele tinha um pai amoroso, um bom lar, provisão, um futuro e uma herança, mas trocou tudo por prazeres temporais. Nós somos o filho pródigo.

Por Redação Catequistas Brasil

Peregrinação Paulo Gil Home

Você também pode gostar

5 comentários

oswaldo agnani 20 de maio de 2020 - 14:30

É? O AMOR DE JESUS SÓ VAI EXISTIR SE VOCE FIZER O BEM E FOR UM INSTRUMENTO DE FÉ EM SUA MÃO ….VIU?

Resposta
A celebração da Ascensão do Senhor em casa: Jesus sobe para a direita do Pai 21 de maio de 2020 - 17:54

[…] Leia mais: Qual é o significado da parábola do filho pródigo? […]

Resposta
Celebrando Pentecostes na catequese infantil 26 de maio de 2020 - 16:12

[…] Leia mais: Qual é o significado da parábola do filho pródigo? […]

Resposta
Andrea 29 de janeiro de 2023 - 00:37

Que explicação linda, ano vocacional, uma bela catequese. 👏👏👏👏

Resposta
Mario Botão 1 de maio de 2023 - 19:00

Necessário vos é nascer de novo.

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.