A importância dos pais na educação cristã dos filhos
A Igreja ensina que “a catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e adultos. Ela compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã” (Catecismo n. 5). A Catequese é dada em tomo de quatro pilares: o Credo, que é tudo o que cremos; os sacramentos da fé, que é a celebração do que cremos; a moral baseada nos Dez Mandamentos, que é como o cristão deve viver e se comportar; e a vida de oração do cristão, com base especialmente no Pai-Nosso. Sendo assim, a importância dos pais na educação dos filhos é máxima!
Evidentemente, essa não é uma tarefa fácil de ser cumprida bem, e que não pode ficar somente a cargo da Igreja. Os pais cristãos, que levam seus filhos para serem batizados na Igreja, têm uma enorme responsabilidade na catequese deles, pois diz o nosso Catecismo: “Os pais são os primeiros responsáveis pela educação de seus filhos na fé, na oração e em todas as virtudes. Eles têm o dever de prover, na medida do possível, as necessidades físicas e espirituais de seus filhos” (n.2252).
Veja também:
A missão dos catequistas na Igreja e no mundo hoje
A catequese na vida dos filhos
Infelizmente, muitos pais cristãos deixam seus filhos sem essa formação espiritual, e muitos que levam seus filhos para a catequese da Primeira Comunhão não os acompanham devidamente nessa atividade espiritual fundamental para a vida deles. Muitos são os pais cristãos que não participam nem ajudam na catequese; às vezes, até dificultam-na, impedindo que seus filhos participem de todas as atividades programadas.
Outros não se interessam em acompanhar em casa o que a criança está aprendendo e vivendo na catequese. Esse tem sido um dos grandes problemas que os catequistas enfrentam. Muitos pais não comparecem às reuniões com os catequistas.
Uma criança só terá um bom desempenho na catequese se os pais tiverem junto com elas uma vivência religiosa, em casa e na Igreja. A educação, sobretudo, dá-se pelo exemplo. Uma criança que vê o pai e a mãe rezarem reza também e naturalmente. Uma criança que vai à Missa com seus pais, aprende suavemente o bom hábito de ir à Missa aos domingos e dias santos. Por isso, é lamentável que os pais coloquem seus filhos na catequese, como se fosse apenas uma obrigação, mas sem terem uma vivência religiosa, sem os levarem à igreja. Essa criança dificilmente terá um bom aprendizado das coisas sagradas de Deus.
Educação religiosa
A Igreja ensina que é na família cristã o primeiro lugar da educação para a oração. Sendo assim, eis aí a importância dos pais. Fundada sobre o sacramento do matrimônio, a família é “a Igreja doméstica” onde os filhos de Deus aprendem a orar e a perseverar na oração (cf.n. 2685).
A Igreja ensina que “a educação para a fé, por parte dos pais, deve começar desde a mais tenra infância. Ocorre já quando os membros da família se ajudam a crescer na fé pelo testemunho de uma vida cristã de acordo com o Evangelho. A catequese familiar precede, acompanha e enriquece as outras formas de ensinamento da fé. Os pais têm a missão de ensinar os filhos a orar e descobrir sua vocação de filhos de Deus” (Cat. n. 2226).
Outra providência que ajuda na catequese dos filhos é os pais escolherem para eles uma escola que corresponda às suas próprias convicções religiosas. Hoje, em algumas escolas, é ensinado às crianças algumas coisas que não estão de acordo com a fé da Igreja. Esse direito é fundamental. Os pais têm, enquanto possível, o dever de escolher as escolas que melhor possam ajudá-los em sua tarefa de educadores cristãos.
Veja também:
Grandes ideias para aplicar na catequese para crianças
Pais e filhos devem rezar juntos
A importância dos pais é fundamental também para o bom fruto da catequese e da educação religiosa dos filhos. É essencial uma vida conjugal com espírito cristão. No amor e na fidelidade, criando um lar de paz e velando pela educação cristã dos filhos. Se, no lar, os pais não cultivam os valores cristãos, como a bondade, mansidão, amor, desprendimento, caridade, humildade, temperança, simplicidade etc., aquilo que o filho aprende na catequese não será sedimentado em sua vida. Uma educação adequada ensina a virtude, preserva ou cura do medo, do egoísmo e do orgulho. A educação da consciência da criança garante para ela a liberdade e gera a paz do coração.
Por tudo isso, o Catecismo da Igreja diz: “O papel dos pais na educação é tão importante, que é quase impossível substituí-los” (n. 2221). Isso vale, de modo especial, para a formação espiritual. Portanto, os pais que colocam seus filhos na catequese da Igreja precisam acompanhá-los. Tanto no que estão vivendo e aprendendo, como complementar essa formação em casa. Com bons exemplos, oração, meditação do Evangelho com eles, e participação na vida da Igreja, sobretudo da Santa Missa.
O Catequista precisa estar sempre bem formado e informado, por isso, estamos preparando o Congresso Catequistas Brasil. Inscreva-se no Congresso Nacional Catequistas Brasil e participe deste grande encontro de formação!
Autor: Professor Felipe Aquino
11 comentários
Sou catequista a vários anos. Se todos os preocupassem com a educação cristã dos filhos, teria menos violência. Na catequese as crianças aprendem a valorizar a vida . Seguir o verdadeiro Cristo.
Olá Penha!
Com certeza, os ensinamentos de Jesus são essenciais, e fazem parte da primeira Igreja, a domestica!
Ficamos feliz que gostou da informação, nos acompanhe que sempre teremos coisas novas!
Esperamos você no CONGRESSO CATEQUISTAS BRASIL, serão dias de muita formação!
Estamos a disposição.
Amei…. Excelente!!!
Olá Leticia!
Ficamos feliz que gostou da informação, nos acompanhe que sempre teremos coisas novas!
Esperamos você no CONGRESSO CATEQUISTAS BRASIL, serão dias de muita formação!
Estamos a disposição.
Muito bom o conteúdo amei excelente
Olá Elaine!
Ficamos feliz que gostou da informação, nos acompanhe que sempre teremos coisas novas!
Esperamos você no CONGRESSO CATEQUISTAS BRASIL, serão dias de muita formação!
Estamos a disposição.
Muito interessante e de bom proveito.
Seria muito bom se os pais acompanhassem seus filhos durante o período da catequese e descem continuidade deste aprendizado em casa.
Olá Liete!
Sim é de extrema importância a presença e ação dos familiares no processo de educação na fé das crianças e jovens.
Como faço a escriçao a data é quando, tem que pagar algo. Valor.
Obg boa tarde
Gilmara, bom dia!
Em nosso site você encontrará nossas opções de pacotes de inscrição, temos vários valores e opções para a participação.
A data do encontro é 8,9 e 10 de fevereiro de 2019, aqui na cidade de Aparecida.
Para fazer a inscrição basta acessar nosso site e deixar seus dados, assim que recebermos, um de nossos atendentes irá fazer o contato com você.
A disposição!
http://www.catequistasbrasil.com.br
[…] Veja também: Qual a importância dos pais incentivarem os filhos a irem à catequese? […]