fbpx

Entenda a importância do Tríduo Pascal na manifestação da fé católica

por Redação

Durante a Semana Santa, o Tríduo Pascal recorda as passagens de Jesus e marca a transição da morte e ressurreição do Senhor

A Semana Santa para a Igreja Católica Apostólica Romana, é considerada a mais importante no calendário litúrgico. Ao longo de seus dias, é realizado um memorial da paixão e da morte de Cristo, antes de sua ressurreição que é celebrada no Domino de Páscoa. Assim, há uma série de ritos e missas especiais, em dedicação a essa memória solene. Os dias mais importantes dessa manifestação de fé pertencem ao chamado Tríduo Pascal.

 

 

Tríduo Pascal

O Tríduo Pascal é o nome dado para a composição dos dias finais da Semana Santa. Ele começa na quinta-feira e se encerra na véspera do Domingo de Páscoa. Sua celebração possui o propósito de recordar a essência da fé em Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou. Portanto, nessa data, a Igreja possui o costume de reproduzir símbolos que marcaram a vida do filho de Deus.

Cada dia do Tríduo possui uma nomeação. A quinta-feira que abre o início das celebrações, é conhecida por Quinta-feira de Lava-pés ou Ceia do Senhor. A sexta-feira, é a famosa Sexta da Paixão e o último dia, Sábado de Aleluia. Vale ressaltar, que os três dias são considerados uma celebração única, isto é, uma missa só.

Assim, os católicos possuem o compromisso de participarem de todos os dias desse conjunto de solenidades. Caso o cristão não compareça em todos os dias do Tríduo, a celebração é considerada incompleta. A prova disso é que a benção final, é dada apenas no sábado de aleluia.

Leia mais:
Vamos viver bem a Semana Santa na Catequese

1ºDia: Quinta-Feira de Lava-pés

Entenda a importância do Tríduo Pascal na manifestação da fé católica

Jesus lavando os pés de seus discípulos | Imagem: Reprodução

Abrindo as portas do Tríduo Pascal, a Quinta-Feira de Lava-pés é responsável pela acolhida dessa solenidade que dura três dias. Essa data, é considerada a véspera da crucificação de Jesus Cristo e a responsável por relembrar as passagens do filho de Deus, antes dele ser entregue aos soldados.

Por esse motivo, seguindo o que é contado na bíblia, os católicos possuem o costume de recordar com mais ênfase o momento da Santa Ceia e reproduzir a ação que Jesus realizou, ao lavar os pés de seus discípulos. O gesto representa a humildade, o perdão e o amor que se deve ter com o próximo.

Esse rito é realizado de diferentes maneiras, dependendo de cada paróquia ou diocese. Em alguns lugares, treze pessoas são escolhidas para representar os discípulos de Jesus e terem seus pés lavados pelo sacerdote. Outra forma bastante comum, é quando o padre ou outro celebrante seleciona leigos aleatoriamente espalhados pela igreja.

Mas, além dessas duas maneiras, também há uma outra forma que não restringe o ato apenas ao sacerdote. Algumas igrejas permitem que os fiéis também lavem os pés das pessoas que se sentem tocados no coração. Dessa forma, o jarro e a toalha ficam a dispor no altar e o indivíduo pode se dirigir até a pessoa que terá os pés por ele lavados.

A ocasião termina sem a benção final, pois a missa terá continuidade no dia seguinte. Os católicos encerram o momento em silêncio e caminham em procissão com o Santíssimo até o local em que será realizada a vigília que liga a Quinta-Feira à Sexta-Feira Santa.

2º dia: Sexta da Paixão

Tríduo Pascal

Crucificação de Jesus | Imagem: reprodução

A Sexta-feira Santa é a solenidade mais forte e importante da Igreja Católica Apostólica Romana. Feriado cristão, a data marca a morte de Jesus de Nazaré que foi crucificado e por isso é considerado um dia de dor e tristeza para os fiéis. A ocasião é marcada por jejum, abstinência e penitência em respeito ao sacrifício de Cristo.

Nesse dia, é proibido o consumo de carne e os cristãos são chamados a se manterem no silêncio e na oração. Festividades não devem ser comemoradas e não é ocasião para ficar em redes sociais, ouvir música ou qualquer outra atividade mundana. A Sexta-Feira Santa é um dia de luto, por isso deve-se vive-lo da maneira correta, pois morreu o filho de Deus, o qual a igreja deposita todo o seu amor.

A vigília 

Ao amanhecer do dia, se dá continuidade para a vigília iniciada na noite anterior. A adoração ao Santíssimo é dividida em uma escala em que cada horário é convocado um movimento pastoral para que a sagrada eucaristia não fique sozinha. O momento é marcado por orações espontâneas, hinos de adoração e terços que são realizados de hora em hora. Geralmente a adoração se prolonga até ás vésperas das três horas da tarde.

Quando o relógio aponta as 15 horas, tem-se consciência que é um horário marcante para o cristianismo. É comum que durante qualquer dia do ano, pessoas parem para rezar, agradecer e pedir a intercessão do Espírito Santo. Isso pelo fato de que, de acordo com a Bíblia, Jesus Cristo faleceu nesse horário.

Dessa maneira, às três horas da tarde, os católicos retornam para a igreja para contemplar a paixão e a morte de Cristo. A Sexta-Feira da Paixão, é o único dia do Tríduo Pascal que não possui missa, pois é a única data litúrgica do ano, em que não é recebida a comunhão.

Na ocasião, o rito da vez consiste na veneração da Cruz de Cristo, em que os fiéis formam uma fila e dirigem-se ao altar para beijar a cruz. O ato pode ser feito em pé ou de joelhos e simboliza o reconhecimento de que Cristo doou sua vida pela salvação da humanidade.

Leia mais:
Liturgia Diária 2020 e seu Calendário Litúrgico

3º Dia: Sábado de Aleluia

Tríduo Pascal

Sepultamento de Jesus Cristo | Imagem: Reprodução

O sábado ainda é um dia de silêncio e recolhimento. A igreja guarda esse dia, pois ele representa o período em que Jesus se encontra morto, antes da ressurreição que acontecerá no Domingo.

No último dia do Tríduo Pascal, ainda não se leva eucaristia para os enfermos e o sacrário ainda está vazio. Isso acontece pois esse ainda é um dia de luto, de espera e de muita oração. Mas o que muda entre a vivência da Sexta-feira Santa e o Sábado de Aleluia, é a grande ansiedade para a ressurreição do Senhor que está se aproximando.

Assim, há uma transição do espírito de luto, para o espírito de alegria que acontece na missa da vigília. A celebração eucarística começa sob a luz de velas, em que as leituras e salmos ainda são proclamados na escuridão. Então, após não cantar o “Glória” durante o período da quaresma inteiro, na missa do último dia do Tríduo Pascal, o hino de louvor volta a fazer parte da liturgia da missa.

Após o Glória, as luzes da igreja finalmente se acendem representando o momento que a Luz do mundo volta a brilhar. No final da missa, recebe-se finalmente a benção final e aguarda-se através da grande Vigília Pascal, o amanhecer do Domingo para celebrar em grande festa, a Páscoa do Senhor.

Papa Francisco explica no vídeo o Tríduo Pascal:

Por Redação Catequistas Brasil

 

Peregrinação Paulo Gil Home

Você também pode gostar

6 comentários

Marilene De Sousa Rodrigues 4 de março de 2020 - 13:33

É uma bênção ,poder tirar minhas duvidas e entender melhor sobre o Tríduo.

Resposta
Lúcia Helena Arnold 9 de março de 2020 - 02:20

Trabalho muito bem feito com uma linguagem bem ascecivel.

Resposta
Sugestão de Catequese para a Semana Santa 12 de março de 2020 - 15:12

[…] de catequista na Iniciação à Vida… Aqui você encontra as palestras do Catequistas Brasil Entenda a importância do Tríduo Pascal na manifestação… Catequistas Brasil 2020 encerra com sucesso de […]

Resposta
“Tomai, todos, e o comei”: a eucaristia e seus milagres divinos 18 de março de 2020 - 10:30

[…] de catequista na Iniciação à Vida… Aqui você encontra as palestras do Catequistas Brasil Entenda a importância do Tríduo Pascal na manifestação… Devemos suspender a catequese por causa do […]

Resposta
Vamos viver bem a Semana Santa na Catequese - Catequistas Brasil 3 de abril de 2020 - 12:18

[…] ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro) que se inicia com a missa vespertina da Quinta-feira Santa e se conclui com a […]

Resposta
Isadora 11 de abril de 2023 - 14:15

👍🙏

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.