fbpx

Como explicar a Trindade Santa para as crianças

por Redação
Como explicar a Trindade Santa para as crianças

O próximo domingo é consagrado à Trindade Santa e é uma grande oportunidade para explicar às crianças esse grande mistério

O domingo que segue ao dia de Pentecostes é sempre consagrado à Trindade Santa. Nessa ocasião, porque não tentar, junto com seus filhos, entrar um pouco mais no mistério trinitário?

 

 

Primeiro, converse com as crianças sobre a palavra “Trindade”. Por que não tentar encontrar juntos palavras que começam com o mesmo radical, como triciclo, por exemplo?

“Tri”, portanto, implica que existem três elementos. Em Deus existem três pessoas. Quem são elas?

Para ajudar as crianças a descobri-las, podemos primeiro fazer o sinal da Cruz. Elas facilmente perceberão que estão de fato invocando três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (a menos que elas pensem rezar a uma quarta pessoa… “Amém”! Se for esse o caso, será uma boa oportunidade de lhes explicar novamente o significado do sinal da Cruz ou também do que significa o “assim seja” no final das orações).

Leia mais:
Teologia Sistemática: compreenda e ensine a Bíblia de um jeito organizado

Fale de cada uma das três pessoas da Trindade

Existem três pessoas, mas apenas um Deus. Essas três pessoas não são três deuses. Pai, mãe, filho, são três pessoas e também três homens. Em Deus, é diferente: três pessoas, mas apenas um Deus.

É importante insistir nessa verdade, que além da compreensão da nossa inteligência, requer a adesão da nossa fé.

Quando falamos de Deus, quando dizemos crer em Deus, quando oramos a ele, são de fato as três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Essas três pessoas recebem a mesma adoração e a mesma glória. Não existe um que seja mais importante ou mais divino que os outros.

É por isso que é importante conversar com a criança sobre cada um dos três. Ainda é o mesmo Deus, o único, mas é bom estar familiarizado com as três Pessoas.

Use as palavras certas

Pela mesma razão, é necessário ser muito claro ao falar com crianças: certos termos, por si só, podem ser ambíguos para os pequenos. Portanto, é justo dizer que o Espírito Santo é o Espírito de Jesus.

Mas também é ambíguo: para crianças, pode significar que o Espírito Santo não é uma Pessoa distinta da de Jesus. Pode representar para eles algo como a parte espiritual de Jesus, e é isso.

Também é justo dizer que Jesus é o Filho de Deus. Mas as coisas devem ser esclarecidas para que a criança saiba que Jesus, Filho de Deus, é Deus ele mesmo. Não um outro Deus além de seu Pai. Ele é um Deus junto ao seu Pai e ao Espírito Santo.

Ao falar com crianças, percebemos que, com muita frequência, elas conseguem representar um Deus, é claro, mas em uma Pessoa: o Pai. Este Deus Pai tem um Filho, Jesus, animado por um espírito, o Espírito Santo.

Obviamente, as crianças não conseguem entender tudo sobre o Mistério da Santíssima Trindade. Mas essa não é uma razão, pelo contrário, para destoar a verdade.

Leia mais:
A celebração do mês vocacional na catequese

Pela fé é possível compreender a Trindade Santa

Além disso, diante do Mistério, Deus não nos diz: “Deixe sua inteligência de lado, não tente entender”. Pelo contrário, se ele deu aos homens uma inteligência, é para que eles a usem e que a desenvolvam em todos os campos.

Portanto, devemos usar nossa inteligência, com toda humildade, reconhecendo nossos limites. Deus diz: “Acredite. Tenha confiança”. E a fé nos permite conhecer as verdades que a inteligência sozinha não seria capaz de alcançar.

Se, diante do mistério de um único Deus em três pessoas, dizemos a nós mesmos: “É impossível. Isso não pode existir. É ridículo pensar que isso é verdade”, permanece-se com sua pouca inteligência muito limitada; com uma visão da realidade no nível do solo.

Se acreditarmos, se aceitamos reconhecer uma realidade que é superior, podemos entrar no Mistério. Pela fé, podemos vislumbrar a Santíssima Trindade, e já a contemplamos enquanto aguardamos o dia em que a veremos face a face.

Observando a Santíssima Trindade, vemos que Deus é amor: o Pai ama o Filho, que ama o Pai, e desse amor brota o Espírito Santo. Para ajudar as crianças a entrar no Mistério da Santíssima Trindade, não basta dizer que é um Deus em três Pessoas.

Devemos acrescentar: três pessoas que se amam. O significado da Santíssima Trindade é esse amor infinito que continua a circular entre as três Pessoas.

Com informações de Aleteia

Peregrinação Paulo Gil Home

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.