Home DinâmicasCrisma Sugestão de Catequese para a Semana Santa

Sugestão de Catequese para a Semana Santa

por Redação
Sugestão de Catequese para a Semana Santa

Refletir sobre a Semana Santa na catequese é de extrema importância na formação da fé

A catequese, sem dúvida, é um dos maiores pilares de educação da fé, pois por meio dela é apresentado às crianças o ensinamento sobre as doutrinas da igreja católica e a presença do amor de Deus. A Semana Santa é considerada a semana mais importante para o catolicismo, cheia de ritos e significados importantes. Logo, é necessário ter uma boa dinâmica catequética para que os pequenos compreendam o verdadeiro sentido do sacrifício do filho de Deus e como isso se reflete em suas vidas.

Conheça o Catequistas Brasil 2021. Vagas limitadas!

 

Semana post Home

 

 

A Semana Santa abre suas portas a partir do Domingo de Ramos. Ela passa pelo Tríduo Pascal (Quinta-Feira de Lava-pés, Sexta da Paixão e Sábado de Aleluia) e conclui-se com a festa da ressurreição de Cristo no Domingo de Páscoa. É uma semana de muita reflexão, clima de penitência e espera. Por esse motivo, é importante que os catequizandos compreendam bem o significado dessa solenidade católica.

Com isso, você deve estar se perguntando como abordar essa temática da forma correta e também trazer uma boa mensagem para aqueles que participarão do encontro. Fique tranquilo! Nós separamos as melhores dicas para que você prepare um verdadeiro encontro evangelizador que de fato contribuirá na fé de cada indivíduo.

Leia mais:
O Domingo de Ramos e a simbologia das folhas de palmeiras

Quando realizar a catequese da Semana Santa?

Durante todo a antecedência da Semana Santa, é de costume que seja abordado temas referentes a Quaresma e a importância de se vivenciar esse tempo da forma correta. Assim, os catequizandos já possuem uma bagagem acerca da preparação. Até mesmo de outros encontros que já abordaram a temática de acordo com a apostila por exemplo. Mas, vale ressaltar que mesmo que o tema já tenha sido tratado antes, é preciso fazer um reforço.

Dessa forma, recomenda-se a catequese seja realizada nas vésperas da Semana Santa, para já preparar as crianças para esse momento sublime fazendo vivenciarem ele através da fé. Portanto, pode-se marcar a catequese no sábado que antecede o Domingo de Ramos. Se na paróquia os encontros acontecem durante a semana, combinar o dia mais próximo.

Material que será utilizado

  • Folhas de palmeiras;
  • Um jarro com uma bacia;
  • Uma cruz;
  • Velas;
  • Bíblia.

Leia mais:
Entenda a importância do Tríduo Pascal na manifestação da fé católica

Passo a passo do encontro

  1. Faça uma roda com as crianças e coloque os objetos depositados no centro para que todos possam ver. Se entende melhor o significado de algo quando é vislumbrado o próprio objeto. Dessa forma será utilizado a folha de palmeira para representar o Domingo de Ramos, o jarro para a Quinta-Feira de Lava-pés, a Sexta da Paixão será a cruz e as velas representarão o Sábado de Aleluia. A bíblia será utilizada para ler as passagens bíblicas do encontro;
  2. Após a oração inicial, comece perguntando o significado da folha da palmeira. A partir das respostas peça para que alguém leia a passagem bíblica do Domingo de Ramos (Mt 21,1-11). Deixe os catequizandos livres para partilharem o que entenderam da passagem e após todos exprimirem sua opinião comente sobre a importância do Domingo de Ramos para a Igreja Católica;
  3. Realize a mesma dinâmica com todos os objetos, seguindo a escala de perguntas, leitura da bíblia, breve reflexão e pode-se cantar uma música no intervalo entre a observação de um objeto e outro;
  4. Quando chegar a vez do Sábado de Aleluia, acenda as velas e faça uma explicação sobre como Deus é a luz do mundo, a luz de nossas vidas e que a Semana Santa deve ser vivenciada atribuindo a Jesus, todo esse valor;
  5. No final do encontro ressalte a importância da participação de cada um em todas as celebrações da Semana Santa;
  6. Finalizar com oração.
Por Redação Catequistas Brasil

 

Peregrinação Paulo Gil Home

Você também pode gostar

3 comentários

Maria Ducilene Gonçalves 27 de março de 2020 - 04:43

Sou Ducilene Catequista de 1 Eucaristia em Piancó, PB. É de grande importância todas as dicas para o Catequista, nós temos material para nos auxiliar nos encontros e um encontro de formacao na casa na Paroquia. Precisamos de dicas e esse trabalho de vocês vem ajudar muito. Não tinha conhecimento desse trabalho de Evangelização para os cate quintas. Irei acessar para ter mais informações. Que pena ser tão longe.
Ficarei mais próxima das dicss acessando
Deus na sua infinita bondade, os abençoe com todo entendimento e sabedoria

Resposta
O Domingo de Ramos 2020 e a simbologia das folhas de palmeiras 30 de março de 2020 - 16:09

[…] Veja mais dicas para Semana Santa […]

Resposta
MARIA NONATO DA SILVA 10 de abril de 2020 - 23:10

PARABÉNS DUCILENE QUE O ESPÍRITO SANTO ILUMINE TE SEMPRE.
E ASSIM CONTRIBUIR COM TÃO BELA OBRA.

Resposta

Deixe um comentário