fbpx

Semana Santa: história, liturgias e significados

por Fábio Castro
semana santa

Entenda a linha do tempo da Semana Santa: do Domingo de Ramos à Ressurreição

Conheça o Catequistas Brasil, maior Evento para catequistas que você já viu

Siga as etapas de Jesus Cristo durante a Semana Santa. Antes, porém, vamos ver o que significa a Semana Santa.

O que é a Semana Santa?

A Semana Santa é a última semana da Quaresma e é a semana antes do Domingo de Páscoa (também conhecido como Dia da Páscoa). Começa no Domingo de Ramos e termina com a celebração do Domingo de Páscoa . Em muitas igrejas, durante a Semana Santa, são realizados eventos especiais todos os dias, até a Sexta-feira Santa . A semana inclui cinco dias de significado especial. O primeiro é o Domingo de Ramos, que comemora a humilde entrada de Jesus (em um jumento) em Jerusalém para observar a Páscoa. De acordo com o relato do Evangelho, Ele foi recebido por multidões de pessoas que estenderam suas capas e colocaram folhas de palmeira em seu caminho e o proclamaram o Filho de Davi (Mateus 21, 5). Em muitas Igrejas cristãs, o Domingo de Ramos é comemorado com uma benção e procissão de palmeiras.

 

Catequeses 2025

 

Momento especial: Tríduo Pascal

A Semana Santa é um momento especial para os cristãos. Embora todos os dias sejam importantes, a Quinta-feira Santa , a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa são dias vivenciados de maneira mais especial. Durante a Semana Santa, os cristãos relembram os eventos que levaram à morte de Jesus por crucificação e, de acordo com sua fé, sua ressurreição. A Quinta-feira Santa marca a instituição de Jesus na Última Ceia da Eucaristia, a partir de então um elemento central do culto cristão. No catolicismo romano, a Quinta-feira Santa é acompanhada pela lavagem dos pés de 12 pessoas humildes ou pobres pelo papa, imitando a lavagem de Jesus pelos pés de seus 12 discípulos na Última Ceia. Já na Sexta-feira Santa comemora o sofrimento e a morte de Jesus na cruz. Tradicionalmente um dia de tristeza, penitência e jejum. O Sábado Santo, também chamado Vigília da Páscoa, é o fim tradicional da Quaresma. O domingo de Páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus, de acordo com os evangelhos, no terceiro dia após a sua crucificação. A observância moderna da Páscoa, como a do Natal, associou-se a várias tradições populares que têm pouca conexão com a celebração religiosa. Eles incluem o cordeiro da Páscoa, o coelho da Páscoa e a pintura dos ovos da páscoa.

História

Documentos históricos nos dizem que já no século IV a Igreja celebrou essa “Grande Semana” com um sentimento de profunda santidade. Começa no Domingo de Ramos, que marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A característica central do serviço atual até hoje, como era nos primeiros tempos, é a procissão das palmas nas mãos. As palmeiras são abençoadas e depois levadas em procissão à igreja, onde é feita uma entrada com uma certa quantidade de cerimônia, após a qual a missa é celebrada. A outra característica notável e muito antiga do culto do Domingo de Ramos é a leitura do Evangelho da Paixão por três leitores. (Catecismo da Igreja Católica)

Linha do tempo da Semana Santa

Embora a ordem exata dos eventos durante a Semana Santa seja debatida pelos estudiosos da Bíblia, esta linha do tempo representa um esboço aproximado dos principais eventos dos dias mais sagrados do calendário cristão. Siga as etapas de Jesus Cristo desde o Domingo de Ramos até o Domingo da Ressurreição, explorando os principais eventos que ocorreram a cada dia.

Dia 1: Entrada Triunfal no Domingo de Ramos

semana santa domingo de ramos

No domingo antes de sua morte , Jesus começou sua viagem a Jerusalém, sabendo que em breve daria sua vida por nossos pecados. Perto da vila de Bethphage, ele enviou dois de seus discípulos à frente, dizendo-lhes para procurar um burro e seu potro ininterrupto. Os discípulos foram instruídos a desatar os animais e trazê-los para ele. Então Jesus sentou-se no jovem jumento e, lenta e humildemente, fez sua entrada triunfal em Jerusalém, cumprindo a antiga profecia em Zacarias 9, 9:

“Alegra-te grandemente, ó Filha de Sião! Grita, Filha de Jerusalém! Veja, seu rei vem até você, justo e tendo salvação, gentil e cavalgando em um burro, em um potro, o potro de um burro.” A multidão o recebeu acenando ramos de palmeira no ar e gritando: “Hosana ao filho de Davi ! Bem-aventurado aquele que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!”

No Domingo de Ramos, Jesus e seus discípulos passaram a noite em Betânia, uma cidade a cerca de três quilômetros a leste de Jerusalém. É aqui que Lázaro , a quem Jesus ressuscitou dentre os mortos, e suas duas irmãs, Maria e Marta , moravam. Eles eram amigos íntimos de Jesus e, provavelmente, receberam Ele e Seus discípulos durante seus últimos dias em Jerusalém. A entrada triunfal de Jesus é registrada em Mateus 21, 1-11, Marcos 11, 1-11, Lucas 19, 28-44 e João 12, 12-19.

 

Catequeses 2025

Dia 2: Na segunda-feira, Jesus limpa o templo

Na manhã seguinte, Jesus voltou com seus discípulos para Jerusalém. Ao longo do caminho, ele amaldiçoou uma figueira porque ela não deu frutos. Alguns estudiosos acreditam que essa maldição da figueira representou o julgamento de Deus sobre os líderes religiosos espiritualmente mortos de Israel. Outros acreditam que o simbolismo se estendeu a todos os crentes, demonstrando que a fé genuína é mais do que apenas religiosidade externa; verdade, a fé viva deve produzir fruto espiritual na vida de uma pessoa. Quando Jesus chegou ao templo, ele encontrou os tribunais cheios de cambistas corruptos. Ele começou a virar a mesa e limpar o templo, dizendo:

“As Escrituras declaram: ‘Meu templo será uma casa de oração’, mas você a transformou em um covil de ladrões” (Lucas 19:46).

Na segunda-feira à noite, Jesus ficou em Betânia novamente, provavelmente na casa de seus amigos, Maria, Marta e Lázaro. Os eventos de segunda-feira são registrados em Mateus 21, 12–22, Marcos 11, 15–19, Lucas 19, 45-48 e João 2, 13-17.

Dia 3: Na terça-feira, Jesus vai ao Monte das Oliveiras

Na terça-feira de manhã, Jesus e seus discípulos retornaram a Jerusalém. Passaram pela figueira murcha e Jesus falou com seus companheiros sobre a importância da fé. De volta ao templo, os líderes religiosos ficaram aborrecidos com Jesus por se estabelecer como uma autoridade espiritual. Eles organizaram uma emboscada com a intenção de prendê-lo. Mas Jesus evitou suas armadilhas e pronunciou um duro julgamento sobre eles, dizendo:

“Guias cegos! … Pois vocês são como túmulos caiados de branco – bonitos por fora, mas cheios por dentro com ossos de pessoas mortas e todo tipo de impureza. Externamente, você se parece com pessoas justas, mas interiormente seus corações estão cheios de hipocrisia e ilegalidade. … Cobras! Filhos de víboras! Como você escapará do julgamento do inferno? ” (Mateus 23, 24-33)

 

Mais tarde naquela tarde, Jesus deixou a cidade e foi com seus discípulos para o Monte das Oliveiras, que fica a leste do templo e tem vista para Jerusalém. Aqui Jesus fez o discurso das Oliveiras, uma profecia elaborada sobre a destruição de Jerusalém e o fim dos tempos. Ele fala, como sempre, em parábolas, usando linguagem simbólica sobre os eventos do fim dos tempos  incluindo Sua Segunda Vinda e o julgamento final. As escrituras indicam que nesta terça-feira também foi o dia em que Judas Iscariotes negociou com o Sinédrio , a corte rabínica do antigo Israel, para trair Jesus (Mateus 26, 14-16).

Após um dia cansativo de confronto e avisos sobre o futuro, mais uma vez, Jesus e os discípulos voltaram a Betânia para passar a noite. Os tumultuosos eventos de terça-feira e o discurso das Oliveiras estão registrados em Mateus 21, 23–24; Marcos 11, 20–13; Lucas 20, 1–21 e João 12, 20–38.

Dia 4: Quarta-feira Santa

A Bíblia não diz claramente o que Jesus fez nesse dia. Os estudiosos especulam que, depois de dois dias exaustivos em Jerusalém, Jesus e seus discípulos passaram esse dia descansando em Betânia, em antecipação à Páscoa. Pouco tempo antes, Jesus havia revelado aos discípulos e ao mundo que tinha poder sobre a morte ao ressuscitar Lázaro da sepultura. Depois de ver esse incrível milagre, muitas pessoas em Betânia acreditaram que Jesus era o Filho de Deus e depositaram sua fé nele. Também em Betânia, poucas noites antes, a irmã de Lázaro, Maria, ungira carinhosamente os pés de Jesus com perfume caro.

Dia 5: Páscoa e Última Ceia na Quinta-Feira Santa

A Semana Santa dá uma virada sombria na quinta-feira. Especialmente importante para os católicos é o tríduo pascal. Estes são os três dias antes da Páscoa. Na Quinta-feira Santa, reencenamos a Última Ceia do Senhor, que Ele compartilhou com Seus apóstolos na noite em que foi traído e preso. Esta é uma das liturgias mais bonitas de todo o ano litúrgico. Na missa, o sacerdote lavará os pés de doze homens, como Jesus fez. Também nesta noite, padres de todo o mundo renovam seus votos sagrados. Isso porque, na Última Ceia, Jesus não apenas instituiu a Missa (Eucaristia), mas também o sacerdócio ministerial.

De Betânia, Jesus enviou Pedro e João à frente para o Cenáculo em Jerusalém para fazer os preparativos para a Festa da Páscoa. Naquela noite, após o pôr do sol, Jesus lavou os pés de seus discípulos enquanto se preparavam para participar da Páscoa. Ao realizar esse humilde ato de serviço, Jesus demonstrou por exemplo como os crentes devem se amar. Hoje, muitas igrejas praticam cerimônias de lavagem de pés como parte de seus cultos na Quinta-Feira Santa. Então, Jesus compartilhou a festa da Páscoa com seus discípulos, dizendo:

“Eu estava muito ansioso para comer esta refeição da Páscoa com você antes do meu sofrimento começar. Pois eu lhe digo agora que não voltarei a comer até que seu significado seja cumprido no Reino de Deus.” (Lucas 22, 15-16, NLT )

 

Como o Cordeiro de Deus, Jesus estava prestes a cumprir o significado da Páscoa, dando seu corpo para ser quebrado e seu sangue para ser derramado em sacrifício, libertando-nos do pecado e da morte. Durante essa Última Ceia , Jesus estabeleceu a Ceia do Senhor, ou Comunhão , instruindo seus seguidores a lembrarem-se continuamente de seu sacrifício, compartilhando os elementos de pão e vinho (Lucas 22, 19-20).

Mais tarde, Jesus e os discípulos deixaram o Cenáculo e foram ao Jardim do Getsêmani , onde Jesus orou em agonia a Deus Pai. O Evangelho de Lucas diz que “seu suor se tornou como grandes gotas de sangue caindo no chão” (Lucas 22:44, ESV ). No final daquela noite no Getsêmani, Jesus foi traído com um beijo por Judas Iscariotes e preso pelo Sinédrio. Ele foi levado para a casa de Caifás, o Sumo Sacerdote, onde todo o conselho se reuniu para começar a defender sua causa contra Jesus. Enquanto isso, nas primeiras horas da manhã, quando o julgamento de Jesus estava em andamento, Pedro negou conhecer seu Mestre três vezes antes que o galo cantasse. Os eventos de quinta-feira são registrados em Mateus 26, 17–75; Marcos 14, 12-72; Lucas 22,7-62 e João 13, 1-38.

Dia 6: Julgamento, Crucificação, Morte e Enterro na Sexta-feira Santa

semana santa sexta feira santa

Sexta-feira Santa é o dia mais difícil da Semana da Paixão. A jornada de Cristo se tornou traiçoeira e extremamente dolorosa nessas horas finais, levando à sua morte. Na sexta-feira Santa, dia da crucificação e morte de nosso Senhor, temos a veneração da cruz. Um culto é realizado às três horas da tarde (a hora em que se acredita que ele morreu) e outro no final da tarde. Seguimos em frente e beijamos a cruz, a fim de mostrar honra e respeito pelo sacrifício de Cristo por nossa causa. Não há consagração da Eucaristia neste dia, e a Comunhão que recebermos será da noite anterior, que foi reservada no tabernáculo. Segundo as Escrituras, Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus, foi tomado de remorso e se enforcou na manhã de sexta-feira.

Enquanto isso, antes da terceira hora (9h), Jesus enfrentou a vergonha de acusações falsas, condenação, zombaria, espancamentos e abandono. Após vários julgamentos ilegais, ele foi condenado à morte por crucificação , um dos métodos mais horríveis e vergonhosos de pena de morte conhecidos na época. Antes de Cristo ser levado, soldados cuspiram nele, atormentaram e zombaram dele, e o perfuraram com uma coroa de espinhos . Então Jesus levou sua própria cruz ao Calvário, onde, novamente, ele foi ridicularizado e insultado quando soldados romanos o pregaram na cruz de madeira.

Jesus falou sete declarações finais da cruz. Suas primeiras palavras foram: “Pai, perdoe-os, pois eles não sabem o que estão fazendo”. (Lucas 23:34, NVI ). Suas últimas palavras foram: “Pai, em suas mãos entrego meu espírito”. (Lucas 23:46, NVI). Então, por volta da nona hora (15:00), Jesus deu seu último suspiro e morreu. Às 18 horas de sexta-feira à noite, Nicodemos e José de Arimatéia pegaram o corpo de Jesus da cruz e o colocaram em uma tumba. Os eventos de sexta-feira são registrados em Mateus 27, 1-62; Marcos 15, 1-47; Lucas 22, 63-23, 56 e João 18: 28-19, 37.

Catequeses 2025

 

Dia 7: Sábado no túmulo

Sábado Santo é uma vigília. Vigiamos a expectativa de ascensão de Nosso Salvador. Este foi o dia em que Ele desceu ao mundo subterrâneo para trazer com Ele ao céu aqueles que haviam morrido antes de Sua vinda. Até esse momento, os portões do céu estavam fechados e ninguém poderia ir lá por causa do pecado original de Adão. Jesus mudou tudo isso. Ao pagar o preço por nossos pecados na cruz, Ele ganhou para nós nossa salvação eterna, e o céu se abriu mais ainda. Também nesta noite, as pessoas que passaram meses de preparação serão recebidas por meio do Batismo e Confirmação na Igreja Católica pela primeira vez. É uma ocasião alegre. O corpo de Jesus estava em sua tumba , onde era guardado por soldados romanos durante todo o dia no sábado. Quando o sábado terminou às 18 horas, o corpo de Cristo foi tratado cerimonialmente para sepultamento com especiarias compradas por Nicodemos:

“Ele trouxe 75 quilos de pomada perfumada feita de mirra e aloés. Seguindo o costume do enterro judeu, eles envolveram o corpo de Jesus com as especiarias em longas folhas de pano de linho.” (João 19, 39-40, NLT )

Nicodemos, como José de Arimatéia, era um membro do Sinédrio, a corte que havia condenado Jesus Cristo à morte. Por um tempo, os dois homens viveram como seguidores secretos de Jesus, com medo de fazer uma profissão pública de fé por causa de suas posições de destaque na comunidade judaica. Da mesma forma, ambos foram profundamente afetados pela morte de Cristo. Eles corajosamente saíram do esconderijo, arriscando suas reputações e vidas porque perceberam que Jesus era, de fato, o tão esperado Messias. Juntos, eles cuidaram do corpo de Jesus e o prepararam para o enterro.

Enquanto seu corpo físico jazia na tumba, Jesus Cristo pagou a penalidade pelo pecado, oferecendo o sacrifício perfeito e imaculado. Ele venceu a morte, tanto espiritual quanto fisicamente, assegurando nossa salvação eterna:

“Porque você sabe que Deus pagou um resgate para salvá-lo da vida vazia que você herdou de seus ancestrais. E o resgate que ele pagou não era mero ouro ou prata. Ele pagou por você com a preciosa força vital de Cristo, o Cordeiro sem pecado e imaculado. de Deus.” (1 Pedro 1: 18-19, NLT )

Os eventos de sábado são registrados em Mateus 27, 62-66, Marcos 16, 1; Lucas 23, 56 e João 19, 40.

Dia 8: Domingo da Ressurreição

semana santa páscoa

No domingo da ressurreição , ou Páscoa, chegamos ao ponto culminante da Semana Santa. A ressurreição de Jesus Cristo é o evento mais importante da fé cristã. O próprio fundamento de toda doutrina cristã depende da verdade desse relato. No início da manhã de domingo, várias mulheres ( Maria Madalena , Joana, Salomé e Maria, mãe de Tiago) foram ao túmulo e descobriram que a grande pedra que cobria a entrada havia sido retirada. Um anjo anunciou:

“Não tenha medo! Eu sei que você está procurando por Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ele ressuscitou dos mortos, exatamente como ele disse que aconteceria.” (Mateus 28, 5-6, NLT )

No dia de sua ressurreição, Jesus Cristo fez pelo menos cinco aparições. O Evangelho de Marcos diz que a primeira pessoa a vê-lo foi Maria Madalena. Jesus também apareceu a Pedro , aos dois discípulos no caminho de Emaús, e mais tarde naquele dia a todos os discípulos, exceto Tomé , enquanto estavam reunidos em uma casa para orar. Os relatos de testemunhas oculares nos Evangelhos fornecem o que os cristãos acreditam ser uma evidência inegável de que a ressurreição de Jesus Cristo realmente aconteceu. Dois milênios após sua morte, os seguidores de Cristo ainda se reúnem em Jerusalém para ver o túmulo vazio. Os eventos de domingo são registrados em Mateus 28, 1-13, Marcos 16,1-14, Lucas 24, 1-49 e João 20, 1-23.

Aqueles que se dedicam de todo o coração a viver todo o ciclo pascal (Quaresma, Tríduo e cinquenta dias da Páscoa) descobrem que isso pode mudá-los para sempre. Isto é especialmente verdade no tríduo que, no centro da época da Páscoa, é uma imersão intensa no mistério fundamental do que é ser cristão. Durante esses dias, sofremos com Cristo para que possamos ressuscitar com Ele em Sua gloriosa Ressurreição. A Semana Santa é um momento para limpar nossos horários de atividades desnecessárias. Nossas mentes e corações devem estar fixos em Jesus e no que Ele fez por nós. Levemos a cruz para que seja digno de usar a coroa que ele usava.

 

Catequeses 2025

 

Neste vídeo você encontra mais explicações sobre a Semana Santa:

Fontes: texto compilado dos sites abaixo:

www.learnreligions.com

www.britannica.com

www.catholiceducation.org

www.learnreligions.com

Você também pode gostar

11 comentários

O verdadeiro significado da Páscoa e suas curiosidades 6 de abril de 2020 - 12:10

[…] período de longa preparação durante os 40 dias da Quaresma, a Páscoa sucede as celebrações do Tríduo Pascal, que consistem na Quinta-Feira de Lava-pés, Sexta-Feira da Paixão e também o Sábado de Aleluia. […]

Resposta
O Domingo de Ramos 2020 e a simbologia das folhas de palmeiras 6 de abril de 2020 - 12:11

[…] primeiro dia da Semana Santa, época mais solene para a Igreja Católica, é tradição se deparar, logo pela manhã, com o […]

Resposta
“AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, COMO EU VOS AMEI”. A NOVA LEI É O ESPÍRITO SANTO E NÃO O EROS – Apostolado Catecismo da Igreja Católica 6 de abril de 2020 - 12:26

[…] Christi urget nos! – O amor de Cristo nos impele!” (2Cor 5,14). Ao ver ‘como’ ele nos amou, o Espírito Santo faz arder o nosso […]

Resposta
O Sacramento da Reconciliação. Católico: corra para o confessionário! – Apostolado Catecismo da Igreja Católica 6 de abril de 2020 - 12:32

[…] Catecismo da Igreja Católica define o pecado como “uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta […]

Resposta
Segunda-feira Santa: Os primeiros passos de Nosso Senhor a caminho do Calvário 6 de abril de 2020 - 16:38

[…] Leia mais: Semana Santa: história, liturgias e significados […]

Resposta
zenaide pereira 6 de abril de 2020 - 20:04

No Pinterest tem, em quadrinhos, desenhos sobre o que é Quaresma e Metanóia de maneira interessante. Eu já conhecia e tinha o xerox (5 páginas). Seria interessante disponibilizar, para os Catequizandos, se possível com a possibilidade de eles poderem colorir on line (com as explicações de como fazer. Eu não sei).

Resposta
Maria José de Farias Santos 7 de abril de 2020 - 11:00

Gostei muito sempre bom aprender mais

Resposta
Terça-feira Santa: as dores de Nossa Senhora perante o sacrifício de Jesus 7 de abril de 2020 - 14:32

[…] Leia mais: Semana Santa: história, liturgias e significados […]

Resposta
Quarta-Feira Santa: preparando o coração para o Tríduo Pascal 8 de abril de 2020 - 11:14

[…] Leia mais: Semana Santa: história, liturgias e significados […]

Resposta
Quinta-Feira Santa: entenda o significado do Lava-pés 9 de abril de 2020 - 11:46

[…] Leia mais: Semana Santa: história, liturgias e significados […]

Resposta
Liturgia Diária: Sexta-feira Santa – Paixão do Senhor - 10/04/2020 9 de abril de 2020 - 19:52

[…] da Paixão de Cristo (Jo […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.