fbpx

Papa: “Catequista não é profissão, mas vocação”

por Redação

Ser Catequista é uma vocação, um chamado!

Ser catequista não é uma profissão, mas uma vocação. Isso é o que afirma o Papa Francisco na mensagem enviada aos participantes do Simpósio Internacional sobre Catequese, em andamento na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica Argentina (UCA), em Buenos Aires. A mensagem foi divulgada nesta quarta-feira, 12, pelo Vaticano.

 

 

No texto, o Pontífice cita um diálogo de São Francisco de Assis com um de seus seguidores, que queria aprender a pregar. O santo lhe diz: Quando visitamos os enfermos, ajudamos as crianças e damos de comer aos pobres já estamos pregando. “Nesta lição, está contida a vocação e a tarefa do catequista”, escreve o Papa.

Veja também:
Qual a importância dos pais incentivarem os filhos a irem à catequese?

Em primeiro lugar, a catequese não é um trabalho ou uma tarefa externa à pessoa do catequista. Entretanto, se “é” catequista e toda a vida gira em torno desta missão. De fato, “ser” catequista é uma vocação de serviço na Igreja. Ela foi recebida como dom do Senhor para ser transmitido aos demais. Por isso, o catequista deve constantemente regressar àquele primeiro anúncio ou “kerygma”, que é o dom que transformou a própria vida. Para Francisco, este anúncio deve acompanhar a fé que já está presente na religiosidade do povo.

O catequista, acrescentou o Papa, caminha a partir de Cristo e com Ele. Não é uma pessoa que parte de suas próprias ideias e gostos, mas se deixa olhar por Ele. Portanto, é este olhar que faz arder o coração.

Catequese “mistagógica”

Francisco compara este dinamismo do amor com os movimentos cardíacos: sístole e diástole, se concentra para se encontrar com o Senhor e imediatamente se abre para pregar Jesus. O exemplo fez do próprio Jesus, que se retirava para rezar ao Pai e logo saía ao encontro das pessoas sedentas de Deus. Daqui nasce a importância da catequese “mistagógica”, que é o encontro constante com a Palavra e os sacramentos e não algo meramente ocasional.

Veja também:
Dicas para um bom encontro de catequese: seja testemunha e porta-voz

Criatividade

E na hora de pregar, Francisco pede que os catequistas sejam criativos. Que busquem diferentes meios e formas para anunciar a Cristo. “Os meios podem ser diferentes, mas o importante é ter presente o estilo de Jesus, que se adaptava às pessoas que tinha à sua frente. É preciso saber mudar, adaptar-se, para que a mensagem seja mais próxima, mesmo quando é sempre a mesma, porque Deus não muda, mas renova todas as coisas Nele.

O Papa conclui agradecendo a todos os catequistas pelo que fazem, mas sobretudo porque caminham com o Povo de Deus. “Eu os encorajo a serem alegres mensageiros, custódios do bem e da beleza que resplandecem na vida fiel do discípulo missionário”.

O Simpósio Internacional sobre Catequese teve início no dia 11 de julho e prossegue até o dia 14. O encontro tem como tema “Bem-aventurados os que creem”. Entre os conferencistas estão o arcebispo Luis Francisco Ladaria sj, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e Mons. José Ruiz Arenas, Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

 

Peregrinação Paulo Gil Home

 

Fonte: Canção Nova

Você também pode gostar

6 comentários

Maria da giia Araújo lima 1 de outubro de 2018 - 17:44

sócatequista é amo miito o que faço gosto amo conversar com minhas crianças embora elas são pequenas pois elas estão na pré mais são muito inteligente e gosta muito de falar sobre jesus, sé catequista e maravilhoso é um don de deus maravilhoso você incina é acaba apreendendo muito com eles.
sé catequista é se doar.

Resposta
Jornalismo 1 de outubro de 2018 - 17:49

Ficamos muito felizes, por se dedicar com tanto zelo ao servição do Reino.
Deus te abençoe, muito!
Esperamos você no Congresso CATEQUISTAS BRASIL.

Resposta
lucieni 26 de outubro de 2019 - 12:47

eu quero comprar a camiseta do catequista Brasil pelo site . tem como?

Obrigado

Resposta
Fábio Castro 27 de outubro de 2019 - 11:24

Sim, a camiseta está a venda. Pode falar com Luzia pelo Whatsapp 12 99640-1989

Resposta
Cléia 26 de outubro de 2019 - 14:46

Sou Catequista vocacional..A serviço do Reino de Deus!

Resposta
Maria Izabel Tiller Costa 26 de outubro de 2019 - 22:39

Muito obrigado pela homenagem ser Catequista é revelar com a propria vida o Amor de Deus

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Supomos que você esteja ok com isso, mas você pode optar por não usar os cookies, se desejar. Aceito Saiba Mais

Abrir conversa
Tem dúvidas sobre o Catequistas Brasil?
Olá, meu nome é Fabio! Como posso te ajudar?

Adblock Detectado

Desative a extensão AdBlock de seu navegador para uma melhor experiência em nosso site.