Home Catequeses O que significa pré-catequese?

O que significa pré-catequese?

por Redação
O que significa pré-catequese?
Compartilhe:

Aprenda a importância de trabalhar a pré-catequese na evangelização das crianças

A pré-catequese é um trabalho de iniciação cristã geralmente realizados por meio de atividades lúdicas com crianças de 4 a 7 anos. Neste processo, é essencial que a pré-catequese não seja uma repetição daquilo que a criança já vê na Pré-Escola. – Não devemos tratar de forma aprofundada e sistemática temas que serão trabalhados na Catequese de preparação à 1ª Eucaristia.

 

Catequistas Brasil Home

 

O objetivo principal desse período é levar a criança a descobrir que é amada por Deus e que este criou tudo por Amor. A descoberta de Deus Pai Criador. “O homem não pode viver sem amor. Ele é chamado a amar a Deus e ao próximo, mas para amar verdadeiramente, deve ter a certeza que Deus lhe quer bem.” (Carta do Papa às Crianças no Ano da Família).

Em resumo, é despertar nos pequenos o amor a Jesus, a sua Palavra e a sua Igreja. Sendo assim, semeie no coração da criança, através de variados recursos didáticos, o amor a Deus e ao próximo. Portanto, cultive nelas o gosto pela vida na comunidade. Crie alternativas de aproximação com as famílias, visando evangeliza-las!

Leia mais:
Você sabe a importância da Psicopedagogia Catequética?

Como fazer isso?

O trabalho na pré-catequese deve ser realizado, sobretudo, de forma ocasional, levando em consideração as características desta faixa etária. O catequista deve estar atento aos acontecimentos presentes e às “novidades” trazidas pelas crianças. Os encontros devem sempre conter cantos com gestos, histórias, dinâmicas ou brincadeiras, material visual, atividades práticas, etc. Se possível, que as crianças fiquem sentadas em roda. (As atividades planejadas devem girar em torno de um único tema que será trabalhado a cada encontro. Sendo assim, a Palavra de Deus, a vida de Jesus, sempre que possível, tudo deve ser apresentado de forma ilustrada.

Dessa forma, torna-se necessário que o catequista, além da formação doutrinal, procure conhecer: as características do desenvolvimento da criança (psicopedagogia); noções de didática e planejamento; como evangelizar através da música e de histórias; como usar atividades diversificadas de forma catequética; etc.

 

Peregrinação Paulo Gil Home

 

VENHA PARA O CATEQUISTAS BRASIL 2020!

Evento: Catequistas Brasil 2019
Local: Santuário Nacional de Aparecida, SP
Data: de 7 a 9 de fevereiro de 2020
Realização: Revista Paróquias – www.paroquias.com.br
Organização: Promocat Promotora Católicawww.promocat.com.br
Site: www.catequistasbrasil.com.br
Facebook: www.facebook.com/catequistasbrasil
Telefones: (12) 3311-0665 | (12) 99630-1989 (WhatsApp)

Você também pode gostar

1 comentário

É possível evangelizar através da internet? 5 de dezembro de 2019 - 11:56

[…] Populares Permita que a acessibilidade do catequizando portador de… O que significa pré-catequese? Vamos viver bem a Semana Santa na Catequese Elabore um projeto Pós-Crisma para trabalhar a […]

Resposta

Deixe um comentário