Confira sugestões de grandes ideias para aplicar nos encontros de catequese para crianças
As crianças têm facilidade para se dispersar. Contudo, tudo que acontece ao redor acaba por desviar-lhes a atenção. Abaixo sugerimos estratégias e ferramentas para que elas se envolvam mais com as atividades propostas na catequese para crianças:
Histórias
Consiste em um excelente modo de apresentar um determinado tema para a gente pequena! Devem ser dinamizadas com recursos visuais, objetos, dramatizações, ou músicas, além da participação das crianças.
Música e expressão corporal
Cantos e gestos adequados à faixa etária. Vá aumentando o repertório aos poucos e repetindo os cantos preferidos.
Brincadeiras
De acordo com o seu objetivo, várias brincadeiras infantis já conhecidas podem ser usadas ou adaptadas. Elas podem servir como um momento de descontração ao final de um encontro, como forma de integração maior entre os catequizandos ou, ainda, como reforço de um tema.
Orações e celebrações
Usar diferentes técnicas e estratégias para levar a criança à oração (desde a mais controlada até a mais espontânea). Valorizar símbolos, figuras, sons e gestos.
Trabalhos manuais
Origami, confecção de cartazes, pintura, massinha, argila, sucata, corte e colagem com os mais diversos materiais, concretizam aquilo que foi visto no encontro, servem como uma lembrança viva e podem até transformar-se em uma exposição.
Dramatizações
Os catequistas podem explorar teatro de fantoches, bibliodrama, sociodrama, teatro mudo, e os catequizandos, desde pequenas encenações a serem apresentadas apenas para o grupinho até algo mais elaborado para os pais ou a comunidade, respeitando a capacidade de cada criança.
Atividades externas
Visitas às famílias dos catequizandos para a realização de terços ou novenas, passeios recreativos (parque), culturais (museu ou teatro), religiosos (catedral) ou apostólicos (catequizando adoentado).
Vídeo
Aproveitar fitas inteiras ou trechos de filmes (religiosos ou não) para deles tirar um ensinamento. Cuidado para não serem longos demais.
Partilha
Conversar sobre a vida dos catequizandos, como é sua família, como foi sua semana, comemorar aniversários e outras datas significativas ao grupo em confraternizações no próprio espaço da Paróquia ou nas casas.
Tarefas em grupo
Atividades em duplas, ou em pequenos grupos para a resolução de tarefas-problema (um enigma, por exemplo).
Gincanas e concursos
Podem ser dinâmicas bastante simples, para serem realizadas durante um encontro, ou inseridos em um contexto maior, como na Catequese para crianças ou Paróquia, com duração de várias semanas.
Ideias como essas, você encontrará no Catequistas Brasil, teremos muitas oficinas para que possamos trocar nossas experiências como catequistas. Inscreva-se no Congresso Nacional Catequistas Brasil e participe deste grande encontro de formação!
1 comentário
Muito bom. Temos que cuidar de nossas crianças, são tesouros que Deus confiou a nós.